TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Física Escolar

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

1.INTRODUÇÃO ..............................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO ...................................................................................4

3.CONCLUSÃO ................................................................................................8

4.REFERÊNCIAS .............................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

                 As lutas são conteúdos de Educação Física escolar, porém são vistas com preconceito, pois muitas pessoas acham que luta é briga. Na realidade não é, lutas são feitas em espaços coordenados com regras e respeito ao adversário. As lutas são conteúdos importantíssimos, acreditamos que as lutas devem servir como instrumento de auxílio pedagógico ao profissional de educação física; o ato de lutar deve ser incluído dentro do contexto histórico-sócio-cultural do homem, pois o ser humano luta desde a pré-história pela sua sobrevivência. Esta prática pode trazer inúmeros benefícios ao usuário, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da ideia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação. Trabalhamos também a parte da cultura, qual a origem que determinada luta possui.

                 Vimos também a importância das escolas oferecerem os matérias necessários para que nós professores possamos realizar um trabalho que o aluno possa participar e desenvolver suas aptidões.

  1. DESENVOLVIMENTO

BOXE

                 O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. São quatro as principais capacidades físicas. RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE, VELOCIDADE e FORÇA. Suas técnicas e táticas são: Direto (golpe rápido lançado com a mão) Gancho (Este golpe é lançado em arco) Uppercut: (Este golpe é lançado para cima, com qualquer uma das mãos) Esquiva em agachamento: ( Este movimento pretende evitar o golpe do adversário através da flexão das pernas) Esquiva lateral (ou deslize): a esquiva lateral é uma manobra executada com as pernas e anca do pugilista que defende para trocar a posição da sua cabeça) entre outros.

O boxe no âmbito escolar tem a importância de desenvolver os movimentos dos membros superiores juntamente com o tronco e tem que ser apreendido de uma forma lúdica onde os alunos que estão em pleno desenvolvimento corporal e psicológico devem acarretar que os golpes ofensivos e defensivos nesta arte, são uma forma de adquirir conhecimento e experiência tanto física quanto emocional, onde o lutar se torna totalmente diferente do brigar.

JUDÔ

                 O judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 1964. Ausente na edição seguinte, Cidade do México 1968, a modalidade retornou quatro anos depois, sendo disputada até os dias atuais. Existem três capacidades motoras de condicionamento que formam o tripé de sustentação do processo de treinamento do judô: a força, a velocidade e a resistência, sendo a flexibilidade utilizada mais como coadjuvante e profilática numa fase básica de treinamento. Seu treinamento técnico e tático constitui em vários aspectos alguns deles são: tipo de pegada, arremesso, projeção em pé, táticas de pernas, técnica de braço entre outras.

O Judô quando desenvolvido no âmbito escolar, trás consigo uma máxima eficiência aplicando um mínimo de esforço desenvolvendo com os alunos a elevação e perfeição do espirito e do corpo  adquirindo harmonia e ordem entre si.

GRECO ROMANA OU LUTA LIVRE

                 A luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos modernos desde 1896, mas a luta livre e a greco-romana têm entrado em declínio nos últimos anos. Muitas escolas e faculdades retiraram o esporte do currículo, e a técnica corre o risco de ser eliminada dos Jogos Olímpicos devido à modificações em sua estrutura. Entretanto, esta tem características de um estilo e técnicas únicas em relevância a outras lutas onde o  estilo greco- romano os atletas somente deverão utilizar os membros  superiores e o tronco para defender e atacar; a Luta livre feminina parecida ao estilo livre masculino é permitido utilizar os membros inferiores para defender e atacar e a luta livre mantendo a permissão se acrescenta que se um dos atletas abrir uma vantagem de dez pontos, ele é declarado vencedor por superioridade técnica. Seus movimentos tem a habilidade de controlar e manipular as mãos e os braços do oponente, trabalhando a força, coordenação, agilidade, flexibilidade dos membros e a  contração muscular  existente ao desenvolver os movimentos. É interessante trabalhar  esta no âmbito  escolar com uma atividade lúdica dando oportunidade aos alunos para que compreendam o desenvolvimento e em sequência junto ao corpo do oponente.

TAEKWONDO

                 Pode ser definido como uma Arte Marcial e um moderno Esporte Olímpico de combate. É claro que, na sua essência, o Taekwondo é muito mais que isso. O Taekwondo faz parte do modo de vida e da cultura do povo Coreano desde a sua origem à mais de dois mil anos. Algumas de suas capacidades motoras são reação, ritmo, equilíbrio, mudança, orientação entre outros. Seu treinamento tático e técnico consiste em combinações de chutes, saltos, ataques de mão, defesa com as mãos e movimentos especiais. Sendo trabalhado no âmbito escolar de uma forma adequada,  trás em seu processo de ensino e aprendizagem grande complexidade na gama de movimentos, podendo proporcionar  melhorias na coordenação motora dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (192.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com