TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futebol e Cultura

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

FUTEBOL E CULTURA: FORMAS DE MANIFESTAÇÕES DA CULTURA FUTEBOLISTICA DA DUPLA GRE-NAL NO RIO GRANDE DO SUL

RESUMO

O futebol pode ser visto como integrante importante da cultura brasileira e do Rio Grande do Sul. Objetivo: reunir informações a cerca das formas de manifestações da cultura futebolística da dupla GRE-NAL, trazendo informações sobre a história do clássico, música, literatura, blogs e o fanatismo do torcedor e suas coleções. Métodos: Pesquisou-se nas bases de dados do “Google” e do “Google Acadêmico” com palavras-chave que remetam os assuntos dos tópicos abordados. Resultados: Foram encontrados diversos blogs que falam sobre a dupla GRE-NAL, assim como literaturas e músicas para todas as idades. Além disso, houve um breve relato da história dos clubes e do clássico. Conclusão: O futebol é uma forma de aproximar e unir multidões com um amor em comum, e que o fanatismo do torcedor não tem limites.

Palavras-Chave: Grêmio, Internacional, Fanatismo, Manifestação Cultural.

INTRODUÇÃO

O futebol é um dos esportes mais populares em nosso país nos dias de hoje (1). Mas o futebol já é praticado há muitas décadas, e há registros da prática no Brasil desde meados do século 19, sendo praticado por marinheiros no litoral brasileiro, porém o registro oficial se dá em 1874, no Rio de Janeiro (2).

Segundo Rossi & Júnior (2), o futebol brasileiro nasceu de sua mais legítima expressão: “dois times improvisados, na beira da praia, time com camisa de um lado, time sem camisa do outro, linhas riscadas na areia, gols delimitados por pedaço de qualquer coisa e alguns goles de cerveja na cabeça. Uma pelada legítima sem dono, sem juiz e sem cartola”. Em 19 de Julho de 1900 (Dia Nacional do Futebol) foi fundado o Sport Clube Rio Grande, na cidade de Rio Grande, sendo o futebol gaúcho o mais antigo do país (1).

O futebol pode ser visto como integrante importante da cultura brasileira e do Rio Grande do Sul (3). Um estudo realizado por Balczareki (4), a relação indivíduo, sociedade e futebol, merece destaque pela identidade construída pelos torcedores através da relação que estes mantêm com seu clube, criando vínculos e identificações. Um dos maiores exemplos citados no trabalho é justamente o clássico GRE-NAL, disputado entre o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e o Sport Club Internacional. “A disputa entre gremistas e colorados poderá ser desinteressante do ponto de vista do embate propriamente dito, mas sempre será densa quando vislumbrada a partir da perspectiva da tradição” (4).

Neste sentido, o objetivo do nosso trabalho foi reunir informações a cerca das formas de manifestações da cultura futebolística da dupla GRE-NAL, trazendo informações sobre a história do clássico, música, literatura, blogs e o fanatismo do torcedor e suas coleções.

MÉTODOS

Realizou-se uma pesquisa na base de dados do “Google” e do “Google Acadêmico”, buscando artigos e informações em sites a partir da combinação dos descritores “Futebol Gaúcho”, “Futebol e Cultura”, “História GRE-NAL”. “Literatura GRE-NAL”, “Música e Futebol”, “Grêmio Blog”, “Inter Blog”, “CD Grêmio”, “CD Inter”, “Livros Grêmio”, “Livros Inter”, “Música Grêmio”, “Música Inter”. Além de ser realizada uma entrevista de maneira informal com Alexandro Gomes, criador do Blog Central do futebol Gaúcho.

A escolha do foco da pesquisa em: Música, Literatura, Blogs e Colecionáveis (Fanatismo do torcedor) se deu a partir da leitura do caderno especial da Revista Abril.com (5), onde há essa mesma divisão.

RESULTADOS

A FUNDAÇÃO DOS CLUBES E A ORIGEM DO TERMO GRE-NAL

Balczareki (4), relata a história utilizando o livro de David Coimbra et al de 2009, intitulado “A história dos grenais”:

“O primeiro clube a surgir no Rio Grande do Sul foi o Sport Club Rio Grande, realizando uma partida de apresentação na capital gaúcha, Porto Alegre, no feriado de sete de setembro de 1903. Porém antes mesmo desta partida, 31 rapazes já se reuniam em torno de uma bola trazida pelo paulista Candido Dias, sendo a primeira bola de futebol apresentada à Porto Alegre. Este grupo ficou tão entusiasmado que uma semana depois, mais precisamente no dia 15 de setembro de 1903 reuniram-se e escreveram a ata de fundação do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, sendo seu primeiro presidente Carlos Luiz Boher. (...) Nesse mesmo ano o clube adquiriu seu primeiro campo, a Baixada dos Moinhos de Vento, sendo utilizado por 50 anos até a construção do estádio Olímpico em 1954.

A origem do Sport Club Internacional está vinculada a família Poppe, paulistas residentes no Rio Grande do Sul desde 1901. A família tentou se associar em dois dos clubes da capital, porém, não foram aceitos, afinal naquele tempo os clubes não eram abertos, e a família Poppe não era conhecida dos sócios daqueles clubes. Sendo assim, a família resolveu criar um clube deles e para eles, nascendo assim em 04 de Abril de 1909, o Sport Club Internacional, tendo como seu primeiro presidente Graciliano Ortiz. Seu primeiro campo de futebol em 1909 foi o Ilhota, em Março de 1931 surge o estádio dos Eucaliptos e 38 anos mais tarde o atual estádio Beira-Rio inaugurado em 1969.

A rivalidade GRE-NAL se deu inicio em 18 de Julho de 1909, quando aconteceu o primeiro jogo entre os dois clubes, tendo um extraordinário resultado de 10x0 para o Grêmio. O Internacional obteve sua primeira vitória sobre o rival apenas em 1915, com um resultado de 4x1.”

O termo GRE-NAL surge pela junção dos nomes dos dois clubes “GRÊmio” e “InternacioNAL”. Segundo Balczareki (4), o termo surgiu através de um jornalista que estava cansado de escrever por extenso os longos nomes dos dois clubes, e resolveu facilitar a escrita do clássico, se tornando mundialmente conhecido e eleito como o “maior clássico do Brasil”.

BLOGS GRE-NAL

De técnico de futebol, todo brasileiro tem um pouco e isso não se nega. Não basta apenas criticar e discutir assuntos sobre os jogos, esquemas táticos, escolhas do treinador, com os amigos ou conhecidos, hoje em dia, encontramos uma facilidade em expor nossas ideias devido ao acesso á internet e falar sobre o futebol não seria muito diferente. Com o passar do tempo, os blogs futebolísticos vieram com força e com todas as informações que a internet favorece, pode-se divulgar assuntos a nível regional ou até nacional. Os blogs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com