TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÍSICA DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  3/4/2015  •  Monografia  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

FAP 351 - FÍSICA DO MEIO AMBIENTE

TRABALHO 2

Análise Crítica dos artigos:

  1. Ausências de manchas solares intriga cientistas
  2. Menor atividade solar desde 1913
  3. Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012

                                                                                Nome: Mariana Isidorio

                                                                        Nº USP: 5385771

             Professor(a): Maria Regina

  1. TEMA

O tema dos artigos propostos trata-se da observação da atividade de nossa estrela central. As discussões fazem referência ao ciclo solar, que se completa a cada período de 11 anos, e às variações do comportamento de seus movimentos, daí caracterizados pelas mudanças na configuração de seu campo magnético.

  1. PARÂMETROS E MÉTODOS DE MEDIDA

As grandezas relevantes referentes à abordagem do tema são:

  • Período do ciclo solar. Medida feita por observação das mudanças na configuração de seu campo magnético utilizando o tempo anual como unidade de medida.
  • Número e média de manchas solares. Medida realizada através de observação empírica.
  • Energia emitida pelo Sol. Medida realizada através por satélites com radiômetro. Neste caso, utiliza-se W/m² como unidade de medida.
  • Temperatura do planeta (clima da Terra) expressa em ºC.
  1. DADOS

Os seguintes dados são fornecidos nos textos:

  • Período do ciclo solar: 11 anos

  • Número de manchas solares: No artigo “Ausências de manchas solares intrigam cientistas” é falado em média diária de manchas solares em 2008: 2,8/dia, 1913: 1,4/dia, 1987: 1,57/dia. No artigo “Menor atividade solar desde 1913” é dito em 311 dias sem manchas solares no ano de 1913 e 266 dias sem manchas solares no ano de 2008.
  • Aumento do número de manchas: Energia emitida é ligeiramente mais elevada, cerca de 1 W/m².
  • Crescimento de quantidade de Energia solar recebida pela Terra no ponto de maior atividade do ciclo: 0,1%

      4) RELAÇÕES

No artigo “Ausências de manchas solares intriga cientistas” há a relação entre o número de manchas solares e a energia emitida pelo Sol. No texto o autor diz que quando há maior número de manchas a energia emitida é ligeiramente mais elevada.

No  artigo “Menor atividade solar desde 1913” há relação entre as grandezas período de duração do ciclo solar e temperatura quando afirma que um estudo publicado por Eigil Friis-Christensen em 1991, na revista Science provou que as durações dos ciclos solares têm direta relação com o clima da Terra. Ciclos curtos estariam associados a aquecimento e logos, a resfriamento planetário.

No artigo “Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012?” há também a relação entre a Temperatura do planeta e as manchas solares, quando o autor afirma existe uma vinculação entre alguns fenômenos, sugerindo que o clima da Terra é governado por variações na atividade solar. Essa mesma relação também é verificada quando a pesquisadora do Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie, Adriana Siva Valio, afirma que no século 18, o Sol não apresentou manchas por 7 décadas e o mundo ficou mais frio e os canais de Veneza congelaram.

  1. ARGUMENTO

No artigo “Ausências de manchas solares intriga cientistas” a mensagem que o autor passa é bem parecida com a mensagem sugerida pelo artigo “Menor atividade solar desde 1913”, a de que, desde 1913, os cientistas não haviam registrado atividade solar tão modesta. Nos dois artigos é demonstrada uma grande preocupação com tal relato. No terceiro artigo, “Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012?”, o autor denota uma preocupação com a futura condição do comportamento solar no que diz respeito à possível bombardeio radioativo vindo de nossa estrela central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com