TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica ritmica e expressiva

Por:   •  9/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  2.503 Visualizações

Página 1 de 6

TITULO DO PROJETO

“INSERCAO DE GINASTICAS E A DE ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS NO AMBITO ESCOLAR”

ENTREGA DO PRJETO

12° SEMANA

Tema:  Ginastica e Atividade Rítmica e Expressiva dentro do Folclore Brasileiro

Introdução:

Desde o princípio na história do homem a ginástica se faz presente na vida das pessoas, nos tempos contemporâneos todos os tipos de jogos, lutas, corridas, movimentos obrigatórios para a sobrevivência e preparação de soldados era caracterizado como um movimento ginastico,  hoje a ginastica é dividida em modalidade competitiva e não competitiva, uma atividade que exige forca, equilíbrio e flexibilidade, as modalidades não competitivas são as mais fáceis de adaptações para o âmbito escolar, o que não impede que os alunos vivenciem as modalidades competitivas, a ginastica atua nos seguintes campos: condicionamento físico, competição, fisioterapêuticas, conscientização corporal e demonstração,

 Dentro da ginastica temos modalidades que são realizadas com ritmos e musicalização, todo movimento corporal aí é realizado dentro do espaço e tempo da música, a montagem da coreografia será a busca de gestos que fazem o corpo se expressar dentro do ritmo, será necessário muita criatividade e espontaneidade do praticante, todo este trabalho é feito dentro das atividade rítmicas e expressivas.

O folclore brasileiro vivencia estas atividades rítmicas e expressivas, as danças típicas de cada estado é uma destas atividades, além do praticante exercer movimentos que auxiliam na construção da coordenação motora, estas atividades proporcionam saúde corporal, atividade em grupo, equilíbrio pessoal e a continuidade da cultura do nosso povo, cultura está com uma vasta riqueza de conhecimento na construção de uma nação.

Objetivo: o projeto de ginastica e atividade rítmica e expressiva dentro do folclore brasileiro no âmbito escolar vai proporcionar aos alunos adquirir conhecimento teórico e prático do folclore brasileiro, com cantigas, brincadeiras e danças cantadas, que fazem parte deste contexto histórico, os alunos poderão expressar seu lado criativo e espontâneo, utilizando recursos de outras disciplinas para conhecimento teórico do conteúdo programado do projeto, deixando toda a pratica do conteúdo para a disciplina de educação física. A escola estará dando aos seus alunos a oportunidade de vivenciar momentos de diversão na busca de um aprendizagem, o que não acontece muito no âmbito escolar deixando este, um lugar obrigatório e não prazeroso.

O projeto será desenvolvido na Escola Estadual Camilo Chaves entre os dias 15 de junho ao dia 25 de junho de 2015, com público alvo os alunos do ensino infantil ( 1° ao 4° ano).

Será necessário 5 etapas para a realização do projeto:

1° etapa- parte teórica das danças folclóricas de cada estado-  será necessário a participação das disciplinas de história e geografia para a introdução do conteúdo, onde cada disciplina terá 2 aulas para realização teórica do projeto.

2° etapa- apresentação de grupos com dança folclórica – os alunos assistiram a grupos de dança que representam a história do brasil, ( fank, capoeira, hip- rop, dança de rua, catira, frevo) maior quantidade possível de apresentação para que haja maior interação dos alunos com a teoria vivenciada na primeira etapa. Será necessário um período matutino ou vespertino todo para apresentação dos grupos.

3° etapa- vivenciar danças, brincadeiras e cantigas folclóricas- será necessário 5 aulas de educação física para que os alunos vivenciem na pratica danças, brincadeiras e cantigas, onde o professor ira ensinar uma dança de quadrilha para que os alunos apresentem aos pais e convidados no final do projeto.

4° etapa- organização do local da apresentação do evento- os alunos juntamente com escola deverá realizar enfeites juninos e folclóricos e montar toda uma estrutura para o evento.

5° etapa- apresentação dos alunos para toda escola e convidados da quadrilha- todos os alunos em grupo, realizaram uma dança de quadrilha caracterizado e coreografado pelo professor.

Metodologia: as disciplinas de história irá desenvolver na primeira aula conteúdos relacionados as práticas que cada estado brasileiro vivencia, suas danças, comidas típicas, professor poderá realizar esta aula através da teoria em livros, jornais, deverá realizar uma pesquisa

Segunda aula o professor apresentará vídeos para que assistem as danças típicas de cada estado e depois deverá realizar uma discussão em grupo para maior aprendizagem do estudado.

Na disciplina de geografia o professor devera realizar na primeira aula o levantamento da teoria de quantos estado o brasil possui e quais são eles,

Na segunda aula ele utilizara vídeos e fotos para que os alunos possam ter maior visão dos estados brasileiros. Seja fotos da bacia hídrica, população, um bairro etc.

Na disciplina de educação física o professor deverá realizar na primeira aula atividades de brincadeiras e cantigas famosas.

Na segunda aula o professor deverá mostrar um vídeo de dança de quadrilha e mostrar a coreografia que montou para a dança de quadrilha que eles deverão realizar.

Na terceira, quarta e quinta aula será para o professor ensinar a coreografia da quadrilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com