TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginásticas e Atividades Rítmicas Expressivas

Por:   •  27/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 2

Ginásticas e Atividades Rítmicas Expressivas

EMEIF (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental)

Córrego do Cedro (Brejetuba)

A escola surgiu na cabeceira do Córrego do Cedro por volta dos anos 60, a escola funcionou nessa comunidade ate 1975. Em 1980 foi construída outra escola pelo poder publico.

Pedagoga: Gertrudes Rosa de Souza Cabral

Professores: Monica Charpinel, Valeria Griffo, Nelis Maria Caetano, Sivone Kieffer.

Total de 110 alunos.

Não tem professor de educação física.

Local de atividades: pátio, e parquinho.

Acontecem festas dos dias das mães e dos pais, da família e formatura.

A escola tem um papel importante no desenvolvimento do aluno onde desenvolve e trabalha a cultura corporal dentro da instituição, com o objetivo de incentivar o aluno a ter bom desempenho em sala de aula, participando das atividades e proporcionando o conhecimento prático da ginastica.

O trabalho na instituição e feito por professores do ensino infantil, por não ter um educador físico, as atividades motoras fazem parte do cotidiano escolar dedicado ao ensino infantil, o movimento, brincadeiras e jogos tradicionais da cultura corporal auxiliam nas atividades escolares tais como, no inicio dos trabalhos tem dança, coreografia e musica. Temos a ginastica natural e artística, com essas duas atividades as crianças desenvolvem suas primeiras noções de movimento corporal e motor. A introdução das atividades tem que ser de acordo com a capacidade de cada aluno.

O aluno na Cultura Corporal do movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das ginásticas, em benefício de sua qualidade de vida e consequentemente contribuindo com o desenvolvimento do individuo nas demais disciplinas, porque, o aluno possui uma prática de atividade física saudável, poderá contribuir para o desenvolvimento moral, social e cultural através da interação, o que permite o mesmo reconhecer-se no meio, possibilitando ao aluno desenvolver valores como respeito mútuo, confiança e muitas outras características fundamentais para o desenvolvimento integral do individuo.

Plano de Aula:

Titulo: Ginastica, atividade rítmicas e expressivas.

Publico: Aluno do 1° serie do ensino infantil.

 Atividade ministrada com um grupo de alunos da 1°serie com uma media de 15 alunos, com atividades em que todos conseguem participar tal como uma dança e uma apresentação expressada de acordo com suas imaginações.

 Objetivo: Desenvolver a coordenação, a expressividade e mostrando suas características e diferença.

Material: Aparelho sonoro, fitas coloridas e bolas.

Aquecimento: Alongamento dos baços, ombros, pescoço e pernas.

Desenvolvimento: Um grupo de alunos sentados assistindo apresentação do outro grupo, usando fitas e bolas. A coreografia é da imaginação de cada um.

Um descanso com um alongamento do corpo.

Considerações finais

Ao final da aula podemos observar o empenho e a satisfação dos alunos para o desenvolvimento de suas respectivas apresentações, onde todos participaram com algumas limitações porem aprendendo um pouco mais da cultura corporal, aprimorando a coordenação motora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com