TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica Rítmica na infância e adolescência: Características e necessidades nutricionais

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

Ginástica Rítmica na infância e adolescência: Características e necessidades nutricionais

                        Renata Furlan, Alessandra Nascimento e Paula Corrêa

GR é um esporte de alta dificuldade técnica, em que o alto nível de desempenho é alcançado em idade muito jovem.

A GR envolve movimentos do corpo e dança e variados tipos e dificuldades, realizados em harmonia com a música e combinados com o manejo de aparelhos próprios.

Esporte que desenvolve graça e beleza e movimentos criativos, sendo o mais assistido juntamente com a Ginástica Artística

História da GR

1952        Fundada em Viena a LIGM;

1962        Ginástica Moderna, em reconhecimento pela FIG;

1963        1º campeonato mundial de GM na Hungria;

1975        Ginástica Rítmica com característica competitiva;

1984        GR faz a 1ª aparição olímpica em Los Angeles;

1996        Prova de grupo com 5 ginastas nos jogos olímpicos;

No Brasil denominações diferentes

1º Ginástica Moderna; 2º Ginástica Rítmica Moderna;

3º Ginástic, a Feminina Moderna;

4º Ginástica Ritma Desportiva (pela FIG),

Enfim, GR.

Fundamentos do Esporte

A GR envolve movimentos do corpo e dança e variados tipos e dificuldades, realizados em harmonia com a música e combinados com o manejo de aparelhos próprios.

O alto nível de desempenho feminino é alcançado ainda muito jovem e o ginasta deve possuir as seguintes habilidades: força, energia, flexibilidade, agilidade, destreza e resistência, além de treino, sensibilidade, adaptação rápida e sensibilidade em grupo.

Os elementos corporais são acompanhados por estímulos musicais e são a base dos exercícios e também obrigatórios, são: Balancear, ondular, flexibilidade, equilibrar, andar, lançar, etc.

Atividade Física, treinamento e competição

A prática regular dos exercícios físicos na infância é importante em função de favorecer o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento da coordenação motora, lazer, convívio social e conseguentemente uma melhora na auto-estima e confiança.

Enquanto o exercício físico moderado estimula o crescimento, o treinamento físico extenuante é capaz de atenuar o crescimento físico. A nutrição conjugada a fatores harmoniais e genéticos promove a proliferação da cartilagem de crescimento e o alongamento linear dos ossos. Pesquisadores investigam se algumas práticas esportivas como o ballet, corridas de longa duração, ginastas entre outros poderiam comprometer o crescimento longitudinal e/ou a densidade mineral óssea, em função do grande volume de treinamento das exigências de baixo peso corporal e do controle alimentar (2004).

Há muita especulação, mas pouco se sabe sobre a participação de crianças em esportes competitivos, porém a freguencia que as crianças e 6 a 12 anos são forçadas a praticar esporte é inversamente relacionada com o nível de atividade física na idade adulta.

Perfi antropométrico, crescimento e desenvolvimento

IMC, dobras cultâneas, equações de Slaughter contribui de forma importante para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

Composição corporal de ginastas rítmicas

Estudo realizado com 255 ginastas, com média de idade de 13 anos, demonstrou que eram altas e mais magras que não atletas (IMC +_ 16 kg/m² e gorura relativa 16%.

Menarca tardia, porém predisposição genética preservada com treino de 29,14 h/semana.

        

Nutrição e GR

A alimentação adequada e balanceada é fundamental, principalmente aos atletas, para a manutenção da saúde e ótimo para o desempenho esportivo. Dessa forma a necessidade calórica deve ser estimada baseada na ingestão alimentar diária, índice de crescimento e atividade física.

Influências negativas podem prejudicar o estado nutricional.

O tipo de esportes, a participação em competições, a freguência e durações dos treinos são alguns pontos que devem ser considerados para o cálculo de calorias gastas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com