TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensao Arterial Sistêmica

Por:   •  29/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

1.2.1.2 A Colônia Santa Izabel

Foi pelas mãos do engenheiro sanitarista Lincoln Continentino, que o projeto da Colônia de Lázaros Santa Izabel (1931-32), perto de Belo Horizonte ganhou realização.

A implantação da Colônia Santa Izabel é resolvida dentro de uma área de cerca de 120 alqueires, um amplo vale situado no município de Santa Quitéria14. Localizada a uma distância de 45 quilômetros da capital do estado, considerada suficiente pelo autor 15 , na direção da rodovia Belo Horizonte - São Paulo, tem como limite natural ao sul o rio Paraopeba. A Estrada de Ferro Central do Brasil se responsabilizaria pela construção de uma estação situada a cerca de 4,5 quilômetros da Colônia, a “Parada Carlos Chagas”, no km 594 da linha férrea. Cabe ressaltar que a via férrea, apesar da distância da estação, constituía o principal meio de acesso à colônia.

Considerada modelo na época, a Colônia Santa Izabel foi pensada como uma estrutura complexa, composta de setores destinados aos pacientes casados, solteiros, e para os que tinham condição de pagar pelo aluguel / construção (habitações isoladas); pavilhões para os indigentes, separados para cada sexo; pavilhões para serviço clínico coletivo com

Entretanto, a colônia está localizada “no município de Santa Quitéria, dentro de uma área de cerca de cento e vinte alqueires geométricos a 45 Km da Capital do Estado, na direção da estrada de rodagem Belo Horizonte – São Paulo, entre as localidades de Brumadinho e Sarzedo”24 , Funarbe p.27

A Colônia Santa Izabel está localizada entre as coordenadas 20º00’0” – 20º02’30” de latitude sul e 44º15’00” 44º12’30” de longitude oeste.

Para ele os leprosários serem distantes da cidade, se justificava não pelo fato de que a distância fosse um fator determinante para a propagação da doença, mas para que o completo isolamento social ao qual os doentes eram submetidos dentro das instituições funcionassem.

Afinal se a Colônia fosse inserida próximo a centros urbanos como Belo Horizonte, como consequência, o número de fugas multiplicaria constantemente. Logo, “a Colônia Santa Izabel é implantada distante de qualquer vila ou cidade, com um único acesso controlado dia e noite e totalmente cercada com arame farpado. O convívio com os familiares e a vida na sociedade passaram a ser apenas um sonho distante” (FUNARBE, 1998, p. 27).

Segundo Lana (

Tratava-se praticamente de um ‘campo de concentração’ da saúde, mantido pelo Estado, onde os portadores do contagioso bacilo deveriam ficar isolados preservando a integridade física de toda uma população “não contaminada”.

A concepção de isolamento deixou de considerar que o doente tinha laços familiares e relações com a comunidade onde mora. Outro elemento de análise que se faz necessário é que a política oficial de caça ao doente criou um sentimento ... na sociedade em relação ao hanseniasmo, que o considerou por muito tempo,como um marginal a ser denunciado ao serviço de vigilância sanitária para ser caçado e confinado nas colônias. Esta situação se estendia também aos familiares.”35 assis (FUNARBE p. 33

Sua concepção geral revela, através da organização do espaço, o caráter de uma “instituição disciplinar” 21, onde se pretende controlar o tempo, vigiar e registrar continuamente o indivíduo e sua conduta. A disciplina, nesse caso, institui-se em instrumento de poder, que se exerce na distribuição dos indivíduos “em um espaço individualizado, classificatório, combinatório. Isola em um espaço fechado, esquadrinhado, hierarquizado”.22 Nas duas entradas da Colônia, guaritas e correntes demarcavam a fronteira entre o território controlado dos doentes e o mundo externo (LANA, 1997: 76).

Pode se dizer que, tal política de implantação a levou ao isolamento e a segregação social, pelo estigma da hanseníase, fatos estes que refletiram grandemente na articulação entre regional e município, visto isto ocorrer só nos tempos recentes.

No ano de 1936, o Governo do Estado e a União planejam o que caracterizam como um “organismo profilático” para o combate à doença, e, através da Lei nº 209 de outubro de 1937, é criado o Serviço de Defesa contra a Lepra, posteriormente transformado em Divisão de Lepra pelo Decreto Lei nº 1.751, de 03 / 06 / 19465 .

        

REFERENCIAS

APM - Revista do Arquivo Público Mineiro. “Carta de Sesmaria passada ao Cap. Joseph Roiz’ Betim”. Ouro Preto. Imprensa Oficial de Minas Gerais, ano III, 1898, p. 30-31

ASSIS, Terezinha. A história da construção de Betim: espaço geográfico construído por gente. Betim: Prefeitura Municipal de Betim, MG, 1996. 142 p.

ASSIS, Terezinha. A História da Construção de Betim. SEGRAC, 1997

BETIM. PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM, MG. Formação Histórica. Disponível em: <http://www.betim.mg.gov.br/prefeitura_de_betim/falando_ de_betim/o_municipio/formacao_historica/39037%3B39312%3B07091202%3B0%3B0.asp>. Acesso em: setembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: <bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_doenca_cronica.pdf> Acesso em: agosto de 2020.

CAMPAGNOLI, Myrna. Hipertensão arterial é a principal causa de mortes por doenças cardíacas no Brasil. Curitiba, 2019. Disponível em: <https://paranashop.com.br/2019/04/hipertensao-arterial-e-a-principal-causa-de-mortes-por-doencas-cardiacas-no-brasil/>. Acesso em: agosto de 2020.

CARVAJAL, Yoania Lopez. Projeto de Intervenção para melhorar o controle dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica do programa da saúde da família São Sebastião, no município de Jequitai, Minas Gerais. 2018. 34fls. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família, Universidade Federal de Minas Gerias. Profª Dra. Paula Cambraia De Mendonça Vianna. Montes Claros, Minas Gerais, 2018. Disponível em:

CARVALHO, Talita.  Hipertensão é a doença que mais mata no Brasil. In: CONASEMS.  Brasília, 2019. Disponível em: <https://www.conasems.org.br/ hipertensao-e-a-doenca-que-mais-mata-no-brasil/>. Acesso em: novembro de 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com