TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia e teoria da educação física

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade no Portfolio

Nome:

Claretiano Centro Universitário Rio Claro

2016

Atividade no Portfolio

Trabalho apresentado a Disciplina de História e teoria da Educação Física  , Profa. Dra. Ana Martha De Almeida Limongelli, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

Claretiano Centro Universitário Rio Claro

2016

  1. Na Pré-História, quais eram as manifestações de atividades físicas predominantes? Por quê? (máximo de 8 linhas).

Na pré-história os homens viviam como nômades, e necessitavam fazer grandes deslocamentos para a coleta de raízes e plantas, e para a caça e pesca, as atividades predominantes dessa época eram as longas caminhadas em busca de comida e abrigo, nadavam para caçar e fugir de predadores, assim como corriam e saltavam e até mesmo lutavam, devido a alguns grupos começarem a fixar moradia, pois os grupos ainda nômades invadiam esses locais.

  1. Na Idade Antiga, que evento aconteceu na Grécia que influencia até hoje a área de Educação Física? Cite uma influência disso para a Educação Física dentro da escola. Cite uma influência disto para a Educação Física fora da escola. (máximo de 8 linhas).

Na idade antiga, grandes filósofos acreditavam que a atividade física, era de grande importância para a formação do homem. Nessa época também surgem os jogos olímpicos, onde somente os gregos podiam participar, os jogos ocorriam na cidade de Olímpia, e todas as cidades estados gregas mandavam seus atletas, para disputar os jogos. Uma influência daquela época são os jogos olímpicos atuais. Assim como na escola a formação do ser humano integral.

  1. Por que se pode afirmar que a Idade Média foi um período de trevas para a Educação Física? (máximo de 8 linhas).

Na idade média foi decretado o fim das atividades pagãs, assim com ela a arte de cultuar o corpo, os jogos olímpicos e os esportes da época, sobrevivendo apenas algumas atividades equestres para fins militares, utilizadas na preparação dos cavaleiros, privilegio das classes nobres. Um meio de manifestação atlética e esportiva, foram os jogos equestres que aconteciam quando um nobre desafiava outro. Se o desafio era aceito então era marcado hora e local para que os jogos acontecessem.

  1. No Renascimento, o que aconteceu com as manifestações de atividade física? Por quê? (máximo de 8 linhas).

No renascimento houve o ressurgimento das atividades físicas baseadas no conceito da idade antiga, de que o exercício físico torna o homem saudável e intelectual. Com isso houve a decadência do feudalismo, ajudando no ressurgimento dos esportes e cultos ao corpo.

  1. Na Idade Moderna, quais eram as manifestações predominantes de atividade física? Por quê? (máximo de 8 linhas).

Na idade modernas, as manifestações predominantes dessa época eram as ginasticas, e dos métodos europeus, pois a pratica de atividade física trazia benefícios para a saúde, fortalecimento físico e interação social.

  1. Como ocorreu a inclusão da Educação Física no Brasil? Cite duas influências que ela sofreu ao longo de sua história até os anos de 1980 (máximo de 8 linhas).

A inclusão da educação física no Brasil ocorreu no século 19 com a migração de europeus ao Brasil para a consolidação do capitalismo no país. O método de ginastica alemão, foi o primeiro a influenciar a educação física no Brasil, sendo substituído posteriormente pelos métodos Suecos e Frances, que com o tempo perderam espaço para os esportes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com