TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da educação

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Educação Física ; Turma: EFN01S4
Disciplina: História da Educação ; Docente: Ana Célia da Silva
Discente:
Diogo Santos Oliva ;  Matrícula: 16240480

Resumo capitulo 2

Antiguidade oriental: a educação tradicionalista

As primeiras civilizações surgiram no norte da África e na Ásia. Mandarins na China, magos na Mesopotâmia, escribas no Egito e brâmanes na Índia, monopolizaram a escrita em meio á população analfabeta. As sociedades tinham um forte teor religioso, o que as tornavam complexas, fazendo com que a educação exigisse a criação da escola.

Com a criação de segmentos pivilegiados, a população mais pobre não tinha direitos políticos e nem acesso ao saber da classe dominante. O ensino era diferente entre as classes sociais , a grande massa foi excluída da escola e restringida á educação familiar informal. O conhecimento da escrita foi bastante restrito devido ao seu caráter sagrado e esotérico.

O Egito é a civilização oriental mais antiga. Eles tinham conhecimento de Geometria (para irrigar as terras), Astronomia (confecção do calendário solar), Medicina (identificação de doenças), Botânica, Zoologia, Mineralogia e Geografia (foram utilizadas para fazer uma grande lista de plantas e animais).

As escolas eram em templos e em algumas casas, muitas vezes ao ar livre, e eram frequentadas por pouco mais de vinte alunos cada uma. O ensino era através da repetição, tendo os alunos, que ler em voz alta para que a memorização fosse facilitada.

Na Mesopotâmia, o templo era o lugar aonde eram ensinados a escrever, contar, medir e uma introdução á Literatura, Matemática, Geometria , Astronomia e Astrologia.

Os sacerdotes tinham uma vida diferenciada, pois se dedicavam à religião e à cultura, e eram conhecedores da técnica da leitura e da escrita.

Os mesopotâmios construiram bíbliotecas, desenvolveram a Astronomia (fizeram um calendario lunar) e conheciam diversas drogas medicinais.

Na Índia, a tradição hindu permanece até os dias de hoje, através de duas religiões, o Hinduismo e o Budismo. A população era divida em castas fechadas: os brâmanes (sacerdotes), os xátrias (guerreiros), os vaicias (agricultores), os sudras (artesãos) e os párias (servos).

A educação na Índia dava prioridade aos brâmanes, que eram encaminhados por mestres para aprenderem os textos sagrados dos Vedas e dos Upanishads. As outras castas recebiam uma educação elementar, com exceção dos sudras e dos párias, que não pertencem a nenhuma casta.

A China manteve até hoje suas culturas e a sua educação, que reproduz um caráter observador, voltado para a sabedoria contida nos livros clássicos. A educação que visava á alfabetização era muito difícil e demorada devido ao caráter complexo da escrita chinesa, tudo era ensinado com técnicas de memorização.

Os hebreus foram os primeiros a adotar o monoteísmo (crença em um só Deus). Eles se destacavam na Literatura, uma das coisas que provam isso é o antigo testamento, que é a primeira parte da Bíblia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com