TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da Natação Para o Desenvolvimento da Criança e seus Benefícios

Por:   •  27/8/2019  •  Artigo  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Importância da natação para o desenvolvimento da criança e seus benefícios.

Não é ilusório acreditar que a alegria pode estra presente no processo de ensino aprendizagem. Para isto, basta quebrar rotinas, criar, inovar. Porém o ensino da natação tem se caracterizado pela sistematização, das chamadas sequências pedagógicas, composta por conteúdos pré–determinados para aquisição das técnicas de natação.
        Os conteúdos são compostos na maioria das vezes por fragmentos de gestos técnicos sem levar em conta a faixa etária, interesse e a motivação dos alunos.
        A criança por características próprias busca as atividades lúdicas, estas geram manifestações positivas no comportamento infantil, assim privilegiam a participação e compreensão. De forma lúdica as crianças resolvem conflitos com mais facilidade. Então faz-se necessário, que as aulas de natação sejam momentos de alegria, porém devem ter seu valor educativo.
        A natação é um dos desportos mais praticados no mundo, sendo realizado desde o ventre da   mãe, por isso a relação das crianças com a água, diferenciando-se dos demais desportos.
        A natação aplicada de maneira lúdica aplica várias possibilidades para que os seus praticantes    desenvolvam habilidades motoras. Isto porque dentro da água é possível vivenciar situações desafiadoras que desenvolvam melhor capacidade física e habilidades motoras. A natação é importante para o desenvolvimento motor por auxiliar a melhora da capacidade física, ajudando a desenvolver os membros superiores e inferiores, agilidade, equilíbrio e lateralidade, é não apenas o desenvolvimento físico, mas também para a formação de personalidade e inteligência.  Também as emoções são ligadas ao desempenho das atividades no meio aquático e estas podem influenciar positiva e negativamente no desempenho de seu praticante, cabe nesse sentido ao professor explorar habilidades de convívio que contemple emoções de alegria e altruísmo.
        A natação é o único exercício indicado, para todas as idades e é um esporte completo no nível fisiológico, provoca melhoria da força, pois trabalha todos os grupos musculares, aumentando a flexibilidade e melhora o condicionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório. Crianças que praticam a natação em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização (MOREIRA,2009).
        A natação favorece estímulos psicomotores importantes, como obter uma ampliação do repertorio motor além de auxiliar na maturação e desenvolver capacidades motoras, afetivas e cognitivas, há mais facilidade em realizar os movimentos porque não há impacto nas articulações e tendões, recuperando e prevenindo doenças, nos aspectos psicológicos há uma elevação da auto estima.
        A diversidade de movimentos na água faz com que ás crianças explorem seu corpo e o espaço a sua volta. A natação é a atividade mais completa, pois tem uma quantidade menor de restrições é e um esporte de grande valor para o desenvolvimento físico da criança, se tratando de construção do esquema corporal e no desenvolvimento motor tem grande participação no desenvolvimento do amadurecimento corporal.
        Não é mais só um lazer a natação para as crianças, na fase pré-escolar desenvolvem melhor é mais rápido, tem resultados satisfatórios na educação, saúde e lazer. A pratica da natação ajuda a prevenção de crianças obesas, para uma vida saudável através de habilidades simples, que são feitas apenas dentro da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com