TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da brincadeira na escola

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

Nossas crianças de hoje em dia, já nascem com a tecnologia em mãos, e muitas brincadeiras culturais foram esquecidas, e a grande maioria das crianças não conhecem tais brincadeiras.

Portanto, as aulas de educação física podem e devem fazer com que essas brincadeiras ressurjam levando as crianças a desenvolverem habilidades motoras, com o professor sendo fundamental nessa etapa.

Os jogos e brincadeiras são de extrema importância na educação infantil, sendo fundamental para o desenvolvimento tanto físico e motor, quanto cultural, além de sua compreensão ser facilitada.

Velasco (1996), afirma que na antiguidade as crianças brincavam e participavam das festividades, lazer e jogos dos adultos, mas ao mesmo tempo tinham também um espaço reservado para que elas realizassem suas próprias atividades. O que incluía nestas atividades o que hoje chamamos de brincadeiras populares, pois naquela época a brincadeira era considerada um elemento cultural, do riso e do folclore.

Hoje em dia, tais brincadeiras como amarelinha, cantigas de roda, jogo de pedrinhas e etc., ainda se faz presente, porém com poucos adeptos, em um mundo tomado por jogos eletrônicos.

Existem em nossa sociedade três diferentes maneiras de expressões, os jogos, as brincadeiras e o lúdico.

A brincadeira “não acaba” até que haja interesse por parte das crianças, e segue sempre se desenvolvendo com regras ou não impostas pelas crianças e ou educador, é uma atividade lúdica, onde a criança aprende brincando. Já o jogo busca sempre um vencedor, há mais competição, com o final já pré-determinado, só não sabendo o resultado final, mas sabendo que um sairá vencedor ao final do tempo estipulado, e as regras dificilmente são mudadas.

Os professores passaram muito tempo aplicando apenas um método de ensino, e hoje se preocupam em querer saber qual o melhor para o desenvolvimento da criança aplicando, em muitos casos, métodos ineficazes. Se a criança gosta de brincar, porque não ensinar brincando? Com certeza é um método muito eficiente.

Através de brincadeiras as crianças exploram os objetos que estão em sua volta, melhora agilidade, experimenta seus sentidos e desenvolvem pensamentos.

O brincar faz parte de todas as crianças, portanto não podemos tirar o brincar da Educação Física, pois muitas crianças não têm vivencias em casa, seja por ser filho único, ou por ter jogos eletrônicos em casa, também pelo fato da sociedade “abandonar” essas brincadeiras e com a crescente urbanização com muitos automóveis e sem espaços na rua os pais prefere que seus filhos fiquem “seguros” dentro de casa jogando.

As aulas de Educação Física Escolar, portanto, deverá ser o lugar que promova às crianças o espaço necessário para que elas possam brincar correr, pular, explorar todas as suas habilidades e conhecer mais sobre sua cultura, e a melhor forma de chegar a estes objetivos é através das brincadeiras populares e tradicionais.

Rodas e brincadeiras cantadas são atividades que as crianças cantam e brincam ao mesmo tempo, melhorando significantemente a coordenação, ritmo, percepção, atenção e etc.

Um dos desígnios mais importantes de um professor de educação é manter ou melhorar a qualidade física de seus alunos, entretanto não há necessidade de realizar exercícios repetitivos como correr em volta de uma quadra, isso seria tedioso para as crianças, uma das maneiras mais eficazes e prazerosas para desenvolver as potencialidades físicas das crianças seria através de brincadeiras, danças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com