TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brincadeira e Lúdico na Escola

Por:   •  5/8/2015  •  Monografia  •  4.582 Palavras (19 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 19

        

    "Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação humana". Carlos Drummond de Andrade

        AGRADECIMENTO

Agradeço a Deus e a meus pais  pelo dom da vida,

Ás  Manoellas de minha vida,  pois  por elas, cheguei até aqui.

Á meu esposo Ricardo Neves, por seus incentivos nos

 momentos  de desânimo   e sua interminável paciência comigo,

 aos Orientadora pelos conhecimentos transferidos .

Enfim, a todos os colegas

pelos bons momentos que

compartilhamos.

        DURANTE ESTE TRABALHO...

As dificuldades não foram poucas...

Os desafios foram muitos...

Os obstáculos, muitas vezes, pareciam intransponíveis.

Muitas vezes me  senti só, e, assim, o estive...

O desânimo quis me contagiar, porém, a garra e a tenacidade foram mais fortes, sobrepondo esse sentimento, fazendo-me seguir a caminhada, apesar da sinuosidade do caminho.

Agora, ao olhar para trás, a sensação do dever cumprido se faz presente e posso constatar que as noites de sono perdidas,   o cansaço dos encontros, os longos tempos de leitura, digitação, discussão; a ansiedade em querer fazer e a angústia de muitas vezes não o conseguir, por problemas estruturais; não foram em vão.

Aqui estou, como sobrevivente  de uma longa batalha, porém, muito mais forte e hábil, com coragem suficiente para mudar a minha  postura, apesar de todos os percalços...

                                    Dedico este trabalho primeiramente a DEUS, por ter

me  presenteado e enfeitado meu  caminho com pessoas

maravilhosas. Mais uma vez as minhas Manoellas  e minha  

família  pelo amor e incentivo.

        

OBJETO DE ESTUDO

O papel dos jogos e brincadeiras na sala de aula infantil

JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema surgiu da necessidade de abordarmos o assunto "jogos e brincadeiras infantis" não apenas como simples entretenimento, mas como atividades que possibilitam a aprendizagem de várias habilidades.

OBJETIVOS

Objetivo geral

  • Compreender a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças em fase de educação infantil.

Objetivos específicos

  • Perceber em que medida os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da

criança e se há interesse e participação dos educadores nas situações lúdicas;

  • Refletir sobre a prática em relação aos jogos e brincadeiras.

METODOLOGIA

A opção metodológica adotada foi à pesquisa quantitativa e bibliográfica de autores estudiosos, foi aplicado questionário a 10 professoras de educação infantil, tendo como objetivo saber o que as educadoras pensam a respeito do assunto e se as mesmas utilizam desses recursos no contexto escolar do dia-a-dia, entendendo que se faz necessário para a criança estar em contato com os jogos e brincadeiras.

INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeiras são uma forma de descoberta, de conhecimento, mais do que brincar eles permitem a criança imitar, trocar idéias, olhar, observar.

Na educação infantil, os jogos e brincadeiras servem para tornar a alfabetização mais prazerosa, pois a aula para a criança se torna mais significativa, os jogos da criança pequena são fundamentais para o seu desenvolvimento e para a aprendizagem, pois envolvem diversão e ao mesmo tempo uma postura de seriedade.

A brincadeira é para a criança um espaço de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo. Brincar é uma forma da criança exercitar sua imaginação,  permite às crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhecem. A brincadeira expressa a forma como uma criança reflete, organiza, desorganiza, constrói, destrói e reconstrói o seu mundo, quais são as suas preocupações, que problemas elas sentem, como elas gostariam que fossem as suas vidas. Ela expressa o que teria dificuldade de colocar em palavras.

É  importante explicar que foi utilizada a palavra jogo para referir-se ao "brincar". Vocábulo predominante da Língua Portuguesa quando se trata de atividade lúdica infantil. A palavra "jogo" se origina do vocábulo latino ludus, que significa diversão, brincadeira. O jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades.

REVISÃO DE LITERATURA

JOGOS E BRINCADEIRAS

Pedagogos e psicólogos estão de acordo de que o jogo infantil é uma atividade física e mental que favorece tanto o desenvolvimento pessoal como a sociabilidade, de forma integral e harmoniosa.

    Os jogos e brincadeiras têm grande influência no desenvolvimento cognitivo e social. Brincadeiras são da natureza da criança desde sempre, e pensando assim, educadores começam por introduzir os jogos e brincadeiras em suas aulas, pois atividades lúdicas são a essência da infância. Por isso ao abordar este tema não podemos deixar de nos referir também a criança, ao retomar a história e a evolução do homem na sociedade, vamos perceber que a criança nem sempre foi considerada como é hoje. Antigamente, era considerada miniatura do adulto. Nas classes mais altas era educada para o futuro e nas classes mais baixas o valor da criança iniciava quando ela podia ser útil ao trabalho, colaborando com a renda familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (85.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com