TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS E BRINCADEIRAS: uma possibilidade de mediação entre família, escola e aprendizagem

Por:   •  16/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.653 Palavras (19 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

JOGOS E BRINCADEIRAS: uma possibilidade de mediação entre família, escola e aprendizagem

 Gilda Teles de Jesus¹

Justelina Pereira Muniz ²

Maria das Graças Xavier dos Santos³

Orientador: Rosemeire Ramos

resumo

O tema “JOGOS E BRINCADEIRAS: uma possibilidade de mediação entre família, escola e aprendizagem” advêm das demandas apresentadas ao psicopedagogo por parte do professor do grupo cinco sobre as dificuldades de aprendizagem de parte da turma, por serem crianças só pensam em brincar, além disso, a não frequência dos responsáveis no contexto escolar. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre os jogos e brincadeiras como forma de diálogo entre: criança e adultos; família e escola. Além de apresentar os jogos e as brincadeiras como uma das possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil, já que as crianças estão entrando muito cedo no Sistema Educacional. Por meio de reflexões das pesquisas já existentes, será utilizada a metodologia de referências bibliográfica, como técnica de análise das pesquisas dos autores que já pesquisaram sobre essa questão. Só assim, se poderá ter o entendimento da problemática em questão, do porquê das dificuldades de aprendizagem de algumas crianças do grupo cinco e a não participação dos seus familiares no contexto escolar. Ainda propiciar para que a família perceba a relevância do psicopedagogo como um dos intermediadores no processo de ensino e aprendizagem da criança e esse mesmo profissional fazer com que o docente reflita entorno de sua práxis pedagógica para compreensão do universo infantil. Como a vida nos pede urgência em tudo, acabamos sem tempo para entrarmos fundo no que a especialista define como labirintos desse universo. Em alguns casos, pode causar agressividade, hiperatividade, depressão e até doenças nas crianças.

palavras-chave:   jogo 1; Brincadeira 2; Família 3

¹Gilda Teles de Jesus, aluna da pós-graduação de Especialização do curso Psicopedagogia Institucional em Educação Especial. Da Faculdade Unijorge, e-mail:   gildatelespedagogia@gmail.com.

²Justelina Pereira Muniz, aluna da pós-graduação de Especialização do curso Psicopedagogia Institucional em Educação Especial. Da Faculdade Unijorge, e-mail:ju.muniz18@hotmail.com

³Maria das Graças Xavier dos Santos, aluna da pós-graduação de Especialização do curso Psicopedagogia Institucional em Educação Especial. Da Faculdade Unijorge, e-mail: gracaxavier@hotmail.com 

  1. INTRODUÇÃO

O tema “JOGOS E BRINCADEIRAS: uma possibilidade de mediação entre família, escola e aprendizagem” esse tema foi instigado pela percepção em se tratando do momento em que os membros familiares tinham para brincar com as crianças e na atualidade estão tendo menos tempo ainda e esse ato de brincar foi transferido para a escola. Em que se consiste as brincadeiras e jogos antigos que não tinha nenhuma intencionalidade, só lazer, acabavam proporcionando o desenvolvimento psicomotor e social da criança. Também esse tema vem fazer a mediação da família entre a Instituição e ás brincadeiras antiga na utilização do processo de ensino e aprendizagem das crianças na Educação Infantil.

Já se sabe que a família vem a ser o primeiro contato da criança com as noções básicas, ela irá aprender, principalmente por meio de alguns jogos e brincadeiras. Dentro dessa perspectiva, não só os adultos irão perpetuar à cultura dos jogos e das brincadeiras antigas, no momento em que passam para o novo membro também passam (inconscientemente) a responsabilidade de permanecerem vivos os jogos e as brincadeiras, consecutivamente as regras e normas, dando assim, suporte para as crianças saberem viverem em grupo, como exemplo na escola.

Na atualidade grande parte dos membros familiares no seu dia-a-dia, não encontram tempo para brincarem com os pequenos, até porque os jogos e brincadeiras antigas, por serem em sua maioria das vezes manuais. Ao mesmo tempo se observa que as mudanças dos costumes em relação as brincadeiras e jogos   estão trazendo um grande distanciamento, entre geração familiar. E que esse brincar será transportado para o universo escolar, no qual, os professores em muito dos casos não sabem aproveitar esses jogos e brincadeiras, já que estão preocupados com os conteúdos que tem que passar para as crianças.

Esse artigo vem tentar amenizar a invisibilidade que o psicopedagogo tem dentro de uma Instituição, por parte de alguns familiares sua importância no processo de aprendizado da criança. O tema “JOGOS E BRINCADEIRAS: uma possibilidade de mediação entre a família e a escola” tentara dar subsídios para romper essa barreira entre família, escolar e os jogos e ás brincadeiras, por meio de um diálogo, dialético entre família e a escola, utilizando como ferramenta os seus relatos dos jogos e das brincadeiras antigas para as crianças.

O tema “JOGOS E BRINCADEIRAS: uma possibilidade de mediação entre família, escola e aprendizagem” tem por objetivo discorrer sobre os jogos e brincadeiras como forma de bate-papo entre: criança e adultos; família e escola. Além de apresentar os jogos e as brincadeiras como uma das possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil. Sobre a conversa entre a criança e seu membro familiar, será dado ferramentas (entrevistar o membro familiar) para propiciar esse diálogo entre criança e adultos, instigando o relembrar da infância das brincadeiras e dos jogos antigos, pois nesta especificidade do ser criança que é também no lúdico que vem ser um instrumento que permitirá a inserção da criança na cultura e através do qual poderás permear suas vivencias internas (família) com a realidade externa (escola). E um facilitador para a interação com o meio, em que tange a Educação Infantil da criança com seus pares, embora seja, muito pouco explorado pelos familiares e até mesmo pelo professor.

O método escolhido foi por meio de análise de referências bibliográficas, com autores que já trabalharam sobre jogos e brincadeiras. Sendo assim, a finalidade deste artigo é mostrar que há possibilidades com os jogos e as brincadeiras, tanto no contexto escolar como elo de aprendizagem e na família, como forma de interação entre membros familiares, além de trazer a família ara o contexto escolar, mostrar o papel do psicopedagogo na escola.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - A IMPORTANCIA DOS ESTUDO SOBRE A IMPORTANICA DO PSICOPEDAGOGO

Escrever sobre “JOGOS E BRINCADEIRAS: uma possibilidade de mediação entre família, escola e aprendizagem” será importante lembrar que esse assunto já foi tratado por diversos pesquisadores, mas que dentro da ciência contemporânea instiga sempre questões que se faz necessário refletir. Será imprescindível trazer nesse momento o sujeito que faz o elo entre as categorias do título que vem a ser a criança. Sendo assim. Em se tratando de criança em cada época ou cultura irá existir uma conceituação, como está questão vai ser pertinente em 2006 no texto “A INFÂNCIA NA ESCOLA E NA VIDA: uma relação fundamental” da autora Anelise Monteiro do Nascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (257.5 Kb)   docx (231.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com