TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos e brincadeiras pedagógicos de matemática no 5° ano na Escola Estadual Calunga III.

Por:   •  13/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

EXECUTADO POR: Helio Rodrigues dos Santos.

Matricula: 150027567

Jogos e brincadeiras pedagógicos de matemática no 5° ano na Escola Estadual Calunga III.

Introdução.

        A presente pesquisa tem como eixo central jogos e brincadeiras pedagógicas de matemática no 5°ano da escola estadual calunga III. Nessa perpesctiva ressaltamos que a criança ao estabelecer uma relação entre brincar e aprender pode tornar o processo de aprendizagem prazeroso, proporcionando aprendizagem significativa e enriquecedor para a criança.

        Nesse sentido e necessário que a criança encontre na unidade escolar um ambiente favorável para que promova suas brincadeiras, uma vez que brincar permite a criança a se compreender no mundo e a ter uma nova visão de mundo, experimentar sensações, fazer descobertas sobre si e o outro. Sendo assim e importante compreendermos os jogos no processo formativo da criança e a utilização dos jogos e brincadeiras pedagógicas no 5° ano do ensino fundamental.

É fundamental que se assegure à criança o tempo e os espaços para que o caráter lúdico do lazer seja vivenciado com intensidade capaz de formar a base sólida para a criatividade e a participação cultural e, sobretudo para o exercício do prazer de viver, e viver, como diz a canção... Como se fora brincadeira de roda... Marcelino (1996, p. 38)

                                

Dessa maneira, os jogos e brincadeiras pedagógicas constituem situações na qual a criança cria significados, assimila papéis sociais e compreende as relações de sociedade, despertando a criatividade, o comportamento, e a objetividade para a concretude de desejo.

Sendo assim, será realizada uma pesquisa bibliográfica e qualitativa bem como uma pesquisa de campo na Escola Estadual Calunga III, Escola escolhida por ser uma das mais antigas da comunidade e a que possui mais alunos que apresentam dificuldade na aprendizagem de matemática.

Pretendo compreender a real importância dos jogos e brincadeiras pedagógicas na matemática para na serie do 5° ano o processo de aprendizagem e a formação dos alunos, entendo se as atividades lúdicas é uma ótima ferramenta para envolver os alunos nas atividades e fugir do ensino tradicional. Dessa forma, espera-se que ao final do trabalho, fique clara a pesquisa dos jogos e brincadeiras pedagógicas na matemática, e como os professores da escola pesquisa e o compreendem para auxiliar a aprendizagem e analisando inclusive como o lúdico vem sendo trabalhado e como vem descrito no P.P.P.

Assim, esse trabalho não visa ser um manual que trará todos os jogos e brincadeiras pedagógicas de matemática, mas visa entender e pesquisar  como são utilizados pelo professor, e como  são trabalhados no 5° ano  da Escola Estadual Calunga III.

Problema.

Essa pesquisa assim se organiza tendo como tema: Jogos e brincadeiras pedagógicas de matemática no 5°ano na Escola Estadual Calunga III, delimitamos o tema a ser pesquisado como, a matemática no 5° ano pode ser aprendida a partir de jogos e brincadeiras pedagógicas? O professor em sala de aula pode mediar a matemática através de jogos e brincadeiras pedagógicas? Como estão inseridos jogos e brincadeiras na organização do trabalho pedagógico e na sala de aula? As atividades propostas pelo professor são as atividades da realidade da criança do campo?

Objetivo Geral.

        

O objetivo geral da pesquisa é: Analisar o emprego de jogos e brincadeiras pedagógicos de matemática no 5°ano na Escola Estadual Calunga III.

Objetivos Específicos.

  • Identificar a postura do professor de matemática com relação ao uso de jogos e brincadeiras pedagógicas.
  • Analisar a estratégia do professor de matemática na organização do trabalho em sala de aula.
  • Estabelecer relação entre a proposta do professor e a expectativa dos alunos diante das atividades.

Justificativa.

A preocupação em atingir um modelo ideal de educação tem sido tema de estudos durante anos, levando ao questionamento de métodos e técnicas a serem escolhidas para uma melhor eficácia no ensino aprendizagem. Muito se tem discutido sobre o papel dos jogos e brincadeiras pedagógicas na matemática, reconhecendo que através da brincadeira a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com