TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iniciação Esportiva na Educação Infantil

Por:   •  30/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

CURSO EDUCAÇÃO FISICA LICENCIATURA

ERLLEN MENDES DA SILVA

MARILENE DA SILVA BASTOS

TATIANE DA SILVA

A INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO INFANTIL

São Paulo

2016

ERLLEN MENDES DA SILVA

MARILENE DA SILVA BASTOS

TATIANE DA SILVA

A INICIAÇÃO ESPORTIVA NO ENSINO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à

Universidade Nove de Julho – Uninove, como

exigência parcial para obtenção do título

em licenciatura de Educação Física

São Paulo

2016

Sumário

  1. Introdução
  2. Problema
  3. Objetivo
  4. Justificativa
  5. Metodologia
  6. Referências Bibliográficas

1.Introdução:         

A criança é um ser em constante desenvolvimento físico, motor e cognitivo, na fase inicial da vida escolar a mesma passa por diversas mudanças tais como (percepção, atenção, memoria, raciocínio e sua personalidade) Devido a tais mudanças o professor e a escola têm uma grande participação contribuindo para sua formação. A educação física de forma adequada nas escolas é hoje um assunto bastante discutido, ainda mais quando é voltado para o ensino infantil.

Para fazer a diferença e tornar os alunos mais, independentes, criativos, críticos e conscientes os conteúdos a serem ministrado pelo profissional de educação física precisam ter uma complexidade crescente a cada serie acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. (BASEI 2008).

O foco deste trabalho serão as crianças no esporte, ou seja, a iniciação delas nesse contexto, seja este a escola, o projeto social ou a escolinha de esportes. A iniciação esportiva contém em si características importantes para o desenrolar da vida infantil no mundo esportivo e para compreender esse momento considera-se importante conhecer sua conceituação e abrangência do termo iniciação esportiva.

Neste processo de iniciação a postura do profissional da Educação Física é fundamental, uma vez que irá direcionar todo o processo de aprendizagem. Korsakas (2002) aponta para o fato de que o esporte não possui em si nenhuma virtude mágica, e como qualquer outra atividade pode ser utilizado para várias finalidades, dependendo da intencionalidade com que ele é ensinado e praticado. O esporte não é por si só saudável ou educativo, ele é aquilo que se fizer dele.

2. Problemática:

Qual a importância da iniciação esportiva no ensino infantil?

3. Objetivo:

É importante observar que a criança é um ser em constante desenvolvimento, o brincar é a forma que a criança utiliza para expor suas ideias. Na iniciação esportiva o professor de educação física tem uma proximidade direta com o praticante, e além de exercer o papel de educador ele também desempenha o papel de agente renovador e transformador da comunidade na qual está inserido, podendo promover uma reflexão crítica e da ação (MEDINA, 1990).

Nosso objetivo é contribuir com a formação educativa e com o desenvolvimento psicomor das crianças, oferecendo meios para a continua pratica esportiva regular. Promover atividades que auxiliem a formação física, afetiva e social e cultura dos jovens. Desenvolver atividades que estimulem a convivência em grupos e acima de tudo uma vida mais saudável.

4. Justificativa:

Aproximadamente aos 6 anos de idade já se encontra 90% a 95% do desenvolvimento físico do cérebro, a coordenação motora e as habilidades desportivas múltiplas devem ser estimuladas neste período ao máximo, por meio de jogos e brincadeiras, exatamente pelo fato do cérebro estar pronto a receber um gama inimaginável de informações.

          As atividades de caráter psicológico e físico variadas, são o estímulo para produzirem caminhos mentais, e serem armazenadas as informações no cérebro. Estas informações serão exigidas no futuro em situações complexas do jogo facilitando a aprendizagem e caracterizando a prontidão motora esportiva. Devemos lembrar que as atividades para as crianças são completamente diversificadas e diferentes os objetivos, quando relacionadas às atividades físicas para os adultos, que comumente são atividades voltadas para a para a performance.  A condição física a ser atingida está em momento ótimo, mas com óbvios limites de rendimento máximo; limite o qual não deverá ser exigido em treino, as atividades físicas devem possuir objetivo lúdico, educacional e não competitivo.

Outro detalhe importante desta fase do crescimento infantil, relaciona-se à não uniformidade do crescimento corporal, observa-se um amadurecimento na seguinte ordem: pés e mãos, pernas e antebraços e por último coxas e braços. Os jogos e brincadeiras desenvolvidos pelo professor, devem seguir o princípio da maturação física da criança.
O metabolismo das crianças é muito elevado e em torno de 20% a 30% maior que do adulto gerando a necessidade de maior ingestão e balanceamento de nutrientes alimentares, assim como da regularidade na oferta de alimentos. As necessidades proteicas também são elevadas 2.5 gramas de proteína por kg de peso corporal dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com