TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Reflexiva Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental.

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Mateus Oliveira de Souza

RGM: 17878578

Tutor: Dr. Edenilson P. da Silva Junior

Disciplina: Praticas de Ensino na Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental.

Atividades Reflexivas - Unidade II

Tema: Descobrindo o Corpo

Objetivos Gerais e de Aprendizado: Levar à criança a conhecer os limites do seu próprio corpo através dos movimentos, promovendo o autoconhecimento, o autocontrole e desenvolvendo as habilidades motoras.

Desenvolvimento: As atividades serão trabalhadas na quadra da escola em forma de brincadeiras e também exercícios que estimule o corpo como:

Amarelinha: Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado do lado oposto à palavra 'Céu' e atire uma pedra (por exemplo) na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só.

Cobrinha: O professor colocará uma corda no chão fazendo curvas e ziguezagues e os alunos de um em um deverá pisar apenas em cima da corda fazendo todo o caminho da corda sem colocar os pés totalmente fora da corda.

Bola por cima, bola por baixo: O professor irá dividir a turma e fará duas colunas em fila indiana. Ele dará um sinal de partida com um instrumento sonoro e então o primeiro aluno de cada fileira passará a bola por cima da cabeça com as duas mãos, ate chegar ao ultimo da fileira, quando o ultimo integrante do grupo pegar a bola ele deverá correr ate a frente da fileira e repetir o processo passando a bola por cima da cabeça.

Dança das Cadeiras: faça uma roda de cadeiras e outra de alunos, sempre com uma cadeira a menos, coloque uma musica, quando ela a música parar todos devem sentar, quem não conseguir se sentar é eliminado, com isso retira-se uma cadeira, ganha quem sentar na ultima cadeira.

Recursos Metodológicos: foram utilizados uma pedra e um giz, uma corda, uma bola, um instrumento sonoro, cadeiras e um aparelho de som para a música.

Descrição dos Procedimentos Didáticos: O planejamento da aula foi estruturado visando um maior interesse do aluno para facilitar a aquisição de conhecimento, por tanto fora escolhido atividades que engloba vários tipos de exercícios, cada qual com uma função específica como por exemplo, a atividade “Cobrinha” que trabalha a coordenação motora e o equilíbrio.

Processo de Avaliação: Na avaliação será observado o desempenho e interesse de cada criança, e se cumpriram ou não os objetivos acima listados.

Referências:

  • https://phomenta.com.br/papel-brincadeiras-desenvolvimento-infantil/?gclid=Cj0KCQjw6sHzBRCbARIsAF8FMpXyzvbks5QJ98EEDys8r97saJcOrQ6hOSMlzwCNo9eAr8C9ZyB67rAaArlyEALw_wcB
  • http://escolas.se.df.gov.br/gefid/geefes/215-fernandospin
  • https://blogeducacaofisica.com.br/12-atividades-na-educacao-infantil/
  • https://minhabiblioteca.com.br/como-fazer-um-bom-planejamento-de-aula/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com