TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrução de Portfólio de Nutrição

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ABDIEL PAIXÃO DE SOUSA SANTOS - 8038854 

PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Nutrição e Dietética como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Giseli Cristina Galati.    

FEIRA DE SANTANA
2018

  1. O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003).

R= Compreende-se por variáveis ligadas ao comedor as questões que levam o ser humano a ser influenciado em sua escolha alimentar, esses que estão associados ao meio ambiente quanto ao comportamento do próprio ser.  Cabe citar que o comportamento alimentar engloba cinco determinantes: o biológico, sócio-cultural, antropológico, econômico e psicológico. Nesse pilar, o determinante de caráter biológico se ramifica em componentes de caráter patológico, genéticos e fisiológicos, esses que envolvem os gastos energéticos bem como as necessidades nutricionais do indivíduo para que haja o bom funcionamento do metabolismo, como também a sensibilidade gustativa, isto é, as escolhas/gostos alimentares. O determinante sociocultural por sua vez se associa as questões do convívio social, onde envolve a aceitação, preferencias e gostos alimentares dos grupos sociais, aos quais são aprendidos e influenciados pelo meio inseridos, nesse determinante existe uma forte influencia de normas de grupos voltados ao comportamento alimentar das pessoas.  Já o grupo antropológico ressalva sobre as formas de escolhas alimentares livres em que procura considerar o gosto do próprio indivíduo para realizar suas escolhas a ser consumida, em outras palavras, esse determinante se apropria do desejo e do sentimento do ser humano, levando em pauta seus valores, crenças, costumes, experiências e outros. De outro lado, o determinante econômico se constitui no poder das compras bem como na sua condição de oferta para obter os alimentos, considerando seus fatores demográficos, como a renda, localização e etc. Por último o determinante psicológico, este que envolve o pensamento advindo das próprias escolhas, em que se assemelha ao determinante sociocultural onde engloba a influência da família, de amigos, trabalho, de grupos ao qual gostaria de pertencer bem como dos alimentos que gostaria de consumir.

  1. O que as variáveis de aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar.

R= Sabe-se que os alimentos em geral possuem sua própria aparência, seu tipo de preparação, variedade bem quanto seu sabor, sendo essas características importantes para sua degustação, no entanto, tais variações podem ser atrativas quanto repulsivas na escolha dos alimentos, visto que nem sempre os alimentos vão conseguir atrair as pessoas pela sua aparência ou forma, sendo está uma ação decorrente da cultura do comedor. Ou seja, os alimentos costumam sofrer influencias em sua escolha alimentar podendo variar de região para região, cultura para cultura, uma vez que em cada local possui seus pratos típicos, em que para uns pode ser atrativos, porem para outros, não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (82.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com