TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração e Inclusão Social

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PRISCILA ALVES FERREIRA-1168705

TRABALHO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina Educação Física para Grupos Especiais e Adaptada como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Antonio Eduardo Ribeiro.

Curitiba

2018

  1. Em sua resposta deverá conter: a característica de cada tipo de atendimento (paradigma da integração e inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico eram ou são atendidas em cada um deles.

R) O principio da integração aborda um processo que tende a integrar o aluno a escola, mas o que vemos que ao invés da escola adequar ao aluno, o aluno é que deve se adequar-se a escola.

A integração não da importância para a diferença, o aluno com deficiência é tratado como qualquer outro, sem nenhuma importância quanto as diferenças vivente no processo de aprendizado.

A integração escolar na educação especial se consagrou a preparar alunos que vinham de escolas especiais, para serem integrados na escola regular, recebendo então atendimento em salas de modalidades especializadas. Essa pratica ainda pode-se ver em muitas escolas, mas tem sido bastante repreendido, pois o aluno especial é obrigado a se adaptar ao colégio regular. Esse é um modelo de integração que determina o desenvolvimento do aluno com deficiência preparando ele para ser integrado na turma comum. Como só iam para o ensino regular os alunos que conseguiam acompanhar todas as atividades, as maiorias desses alunos continuavam nas classes e escolas especiais, por não proporcionar condições de passarem para uma turma regular.

As classes especiais que deveriam ser sala para ajudar os alunos a conseguirem ir ao ensino regular acabavam sendo um depósito de alunos com dificuldades de aprendizagem, pois não conseguiam se adaptar ao ensino regular pela sua exigência.

Outra grande dificuldade na proposta de integração era a falta de comunicação entre o professor da turma que o aluno deficiente freqüentava com o professor que lhe dava suporte especializado, ao invés de trabalharem juntos, o professor da turma de ensino regular fazia aulas normais sem fazer qualquer adaptação em sua pratica para facilitar o aprendizado do aluno especial, na maioria das vezes nem muita atenção era dada a esses alunos especiais. Esse modelo é a realidade observada em muitas escolas, integração representa apenas a presença física do aluno com deficiência na turma de ensino regular.

O paradigma de educação inclusiva tem a consciência da desigualdade humana, trabalhando dentro das escolas condições de oferecer aos alunos especiais uma necessidade educacional de recurso na sala de aula regular.

A educação inclusiva é definida como a prática de inclusão de todos independentes da deficiência, cultura, raça, origem socioeconômico, em sala de aula esses alunos devem ser atendidos da mesma forma, com respeito e aceitação da diferença.

Ao contrario da integração, esse modelo em vez do aluno se adaptar a escola, é a escola que deve se adequar e atender todos os alunos sejam eles normais ou aqueles que apresentam alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem.

O método de inclusão não é incompatível com a integração, mas apresenta uma forma diferente mais completa e sistemática, o método de integração é deixado para trás, uma vez o objetivo é incluir um aluno ou um grupo de alunos que são excluídos por serem portadoras de alguma deficiência, por isso que o método de inclusão é a de não deixar ninguém excluído do ensino regular. A inclusão indica um método de educação que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturada para atender qualquer dificuldade desses alunos. A inclusão propõe mudanças perspectiva na educação, pois não ajuda apenas os alunos que apresentam necessidades especiais na sala, mas ajuda a todos, sejam eles professores, alunos ou até mesmo todas as pessoas que estão ligadas diretamente com esses alunos.

A inclusão é uma proposta de luta das pessoas com deficiência e seus familiares na busca de respeito e direito na sociedade, buscando a inclusão e não a exclusão desses deficientes nas escolas, garantindo o acesso e permanência no ensino regular.

Com tudo para obtermos uma sociedade que de fato seja inclusiva, é necessário varias mudanças de atitude, entender que no sentido de educação uma pessoa que tenha deficiência ou qualquer outra condição atípica, seja tratada normalmente sem exclusão, determinando assim as suas capacidades e oportunidades educacionais e sociais.  

  1. Após fazer a descrição de cada paradigma você deverá relatar um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões, sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e de saúde.

Dê um exemplo especificando cada um deles, isto é, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acontecendo. (Lembre-se: você deverá fazer estas descrições para cada paradigma, portanto serão duas descrições a serem feitas. Uma para Paradigma histórico-social da Integração e outra para Paradigma histórico-social da Inclusão).

R) As paraolimpíadas é um exemplo de esporte tanto de integração quanto de inclusão para os portadores de necessidades especiais. São jogos equivalentes das olimpíadas tradicionais, mas são adaptadas para os atletas com deficiências físicas e sensoriais (cegueira, paralisia cerebral e amputações) e deficientes mentais. As adaptações são feitas no tempo, equipamentos, pistas e quadras adequadas para as necessidades físicas do atleta. Esses esportes podem ser: natação, futebol, esgrima, tiro ao arco, tênis de mesa, tênis, vela, levantamento de peso, atletismo e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com