TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean piaget

Por:   •  13/8/2015  •  Dissertação  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Psicologia da Educação    

Tarefa: Atividade da 13°semana

Nome: Carla Regina da Silva

RA: 1161443

Turma: DGEF1402SPOJ

Parecer do Tutor:

 INTRODUÇÃO: A teoria de Jean Piaget se aplica através de quesitos tais como ensino, conhecimento e aprendizagem.

 O desenvolvimento consiste em quatro estágios cognitivos do desenvolvimento evolutivo, além de sequências do crescimento humano que vão desde o nascimento até a vida adulta.  

A criança, em cada estágio, desenvolve um novo modo de operar, sendo variável de indivíduo para indivíduo, obedecendo a um desenvolvimento corporal que consiste nos estágios:

• SENSÓRIO MOTOR: que compreende a idade de 0 a 2 anos, quando a criança procura conquistar o domínio de seus movimentos e conhecer os aparatos físicos que a cercam. Aqui ela se desenvolve e começa a ter conhecimentos através da percepção e da ação do deslocamento do seu corpo. Nessa fase é muito importante o estímulo verbal, pois a linguagem se dá através da repetição de sílabas;

• PRÉ-OPERACIONAL: que compreende a idade de 2 a 7 anos, quando a criança é egocêntrica. Ela não consegue colocar-se no lugar do outro, confunde o real e o irreal, desenvolve a capacidade simbólica e é capaz de distinguir a imagem de seu significado;

• OPERACIONAL CONCRETO: que compreende a idade de 7 a 11 anos. Nesse período a criança começa a realizar operações mentalmente. Seu pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e ela torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram em sua experiência. O pensamento torna-se menos egocêntrico. O real e o imaginário já não se misturam em sua percepção e seu pensamento torna-se operatório, pois passa a ser reversível;

 • OPERACIONAL FORMAL: esse é o período no qual a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Nessa fase ela alcança seu nível mais elevado de desenvolvimento e torna-se apta a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.

CONCLUSÃO: Assim, um educador deve observar cada aluno e tentar identificar suas dificuldades, procurando incentivá-lo, instrui-lo e assistenciá-lo no que for preciso, pois cada um possui sua individualidade e seu tempo de maturação.

Não existe uma regra a ser seguida, uma vez que há um período próprio de cada um para que se desenvolvam os quesitos de cada fase. Além disso, há o fator da hereditariedade, que pode fazer com que alguns recebam mais ou menos estímulos verbais, fazendo com que seu desenvolvimento seja mais rápido ou mais lento.

Diante disso, o professor deve interferir através do aprendizado, impulsionando o desenvolvimento de seus alunos com práticas recreativas e desportivas, exercendo assim uma melhor atividade profissional.

Referência: CAMPOS,J.A.P.P.;etal.PsicologiadaEducação.Batatais:Claretiano,2013.Unidade 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (256.9 Kb)   docx (164.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com