TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lesões Esportivas

Por:   •  16/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

O que são lesões esportivas?

  São lesões produzidas por esportes ou exercícios. São uma consequência de métodos de treinamento incorretos, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais que outras e fragilidade dos músculos, tendões e ligamentos. Desgaste crônico é a causa de muitas dessas lesões, resultantes de movimentos repetitivos que prejudicam os tecidos vulneráveis. 

Métodos incorretos de treinamento são a causa principal de lesões nos músculos e articulações. Em muitos casos, as pessoas não se recuperam adequadamente após um período de treinamento ou não interrompem os exercícios após os primeiros sinais de dor. Lesões crônicas podem ser evitadas estabelecendo um intervalo de, no mínimo, dois dias entre sessões de treinamento intenso, ou alternando o esforço entre as diferentes partes do corpo. 

Geralmente, os mecanismos de lesões nos esportes podem ser divididos em

  • Excesso de uso
  • Trauma brusco
  • Fraturas e luxações
  • Estiramentos e entorses agudos dos tecidos moles

A maioria das lesões (p. ex., fraturas, luxações, contusões dos tecidos moles, trauma brusco, entorses e estiramentos) não é única dos atletas e pode ocorrer em atividades rotineiras ou acidentes. No entanto, os atletas podem precisar aprender como modificar técnicas falhas que predispõem a lesões ou podem resistir a separar um período de descanso para se recuperarem de uma lesão do esporte (superando a dor).

Uso excessivo

O uso excessivo é uma das causas mais comuns de lesão atlética e é o efeito cumulativo do estresse excessivo e repetitivo das estruturas anatômicas. Pode traumatizar músculos, tendões, cartilagem, ligamentos, bolsas, fáscia e osso em qualquer combinação. O risco de lesão por excesso de uso depende de interações complexas entre fatores individuais e extrínsecos. Fatores individuais incluem fraqueza muscular e inflexibilidade, frouxidão articular, lesão prévia, mau alinhamento ósseo e assimetria dos membros. Fatores extrínsecos incluem erros de treinamento (p. ex., exercício sem tempo suficiente de recuperação, excesso de carga, construção de um grupo de músculos sem treinamento do grupo oposto e uso extensivo dos mesmos padrões de movimento), condições ambientais (p. ex., corrida excessiva em trilhas ou estradas cheias – que estressa os músculos assimetricamente) e equipamentos de treinamento característicos (p. ex., movimentos incomuns ou não usuais, como em treinador elíptico). Corredores, na maioria das vezes, sofrem lesão após aumento muito rápido da intensidade ou da duração do exercício. Nadadores podem ser menos propensos a lesões de excesso, pois boiar tem efeitos protetores, embora ainda estejam em risco, particularmente com relação aos ombros, onde a maioria dos movimentos ocorre.

Trauma brusco

Trauma atlético brusco causa lesões como contusões dos tecidos moles, concussões e fraturas. Os mecanismos de lesão envolvem normalmente colisões de alto impacto com outros atletas ou objetos (p. ex., sofrer uma falta no futebol ou ser prensado contra aparadores no hóquei), quedas e golpes diretos (p. ex., em boxe e artes marciais).

Estiramentos e entorses

Entorses são lesões nos ligamentos e estiramentos são lesões nos músculos. Eles tipicamente ocorrem com força súbita e total, mais comum durante acorrida, particularmente com mudanças repentinas de direção (p. ex., desviando e evitando competidores no futebol). Essas lesões também são comuns no treinamento de força, quando a pessoa deixa cair o peso rapidamente, em vez de movê-lo lenta e suavemente com tensão constante controlada.

Sinais e sintomas

A lesão sempre causa dor, que varia de leve a grave. Os sinais podem estar ausentes ou incluir qualquer combinação de edema dos tecidos moles, eritema, calor, pontos de sensibilidade, equimose e perda da mobilidade.

Diagnóstico

O diagnóstico deve incluir histórico total e exame físico. O histórico deve focar no mecanismo da lesão, estresse físico da atividade, lesões anteriores, tempo do início da dor, extensão e duração durante e depois da atividade. Teste de diagnóstico (p. ex., radiografia, tomografia computadorizada [TC], ressonância nuclear magnética [RNM], cintilografia óssea, eletromiografia) e encaminhamento a um especialista podem ser necessários.

Tratamento

  • Repouso, gelo, compressão, elevação (RGCE)
  • Analgésicos
  • Treinamento cruzado
  • Retorno gradual à atividade

RGCE

O tratamento imediato para a maioria das lesões esportivas agudas é repouso, gelo, compressão e elevação (RGCE).

Repouso previne lesão posterior e ajuda a reduzir o edema.

Gelo (ou uma bolsa comercial) causa vasoconstrição e reduz edema de tecidos moles, inflamação e dor, não devendo, portanto, ser aplicado diretamente na pele, mas envolvido em plástico ou toalha e deixado no local por no máximo 20 min por vez. Bandagem elástica pode ser usada em volta do pacote plástico bem fechado contendo gelo, para mantê-lo no lugar.

Envolver uma extremidade lesionada com bandagem elástica para compressão reduz edema e dor. A bandagem, porém, não deve ser usada muito firmemente, pois pode causar edema na extremidade distal.

A área lesionada deve ser elevada acima do nível do coração para que a gravidade facilite a drenagem do líquido, reduzindo edema e dor. Idealmente, o líquido deve drenar por uma via descendente a partir da área lesionada para o coração (p. ex., em uma lesão na mão, o cotovelo e a mão devem ficar elevados). Gelo e elevação devem ser usados periodicamente nas primeiras 24h após lesão aguda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com