TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo fazer uma abordagem a respeito do ensino de lutas nas aulas de Educação Física destacando pontos importantes a serem questionados, como por exemplo, a ausência desse conteúdo nas aulas do ensino fundamental, a contribuição das lutas para a formação social do indivíduo e as competências do professor diante dessas aulas. Através desse estudo ficou clara a ideia que por muitas vezes a ausência desse conteúdo nas aulas de educação física acontece em razão do preconceito existente em relação a essas práticas, porém, já foi comprovado que as lutas têm forte papel na aplicação de princípios como o respeito e a disciplina. Justifica-se a escolha do tema em razão de considerar importante fazer uma abordagem a respeito das lutas nas aulas de Educação Física, pois a maioria dos professores não aplica esse conteúdo considerando que existem diversos fatores restritivos para a prática na escola. Sendo assim, foram consultadas obras de autores como LANÇANOVA (2007), OLIVEIRA (2013), e SANTOS (2011).

Palavras-chave: Lutas, Educação Física, Escola.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 TEMA DO PROJETO 7

1.2 JUSTIFICATIVA 7

1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 7

1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 7

1.5 OBJETIVOS 8

2 REVISÃO DE LITERATURA 8

3 METODOLOGIA 11

4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Alguns autores afirmam que a origem das lutas acompanha a origem humana, uma vez que desde os tempos mais remotos o ser humano já executava golpes em prol de sua própria defesa. De acordo com SANTOS e OLIVEIRA (2011) as lutas sempre “fizeram parte do homem, dentro de toda ação de defesa, contra uma fera ou um inimigo, ou de ataque, como a caça ou o combate na guerra, utilizando o corpo ou armas”.

No decorrer da história da humanidade as lutas tiveram grandes avanços, hoje existindo cerca de mais de cem modalidades no mundo inteiro, tendo fins profissionais e educativos. No decorrer desse estudo vamos abordar sobre os fins educativos, contemplando as aulas de Educação Física escolar.

Sabemos que infelizmente as lutas têm sido pouco, ou não utilizadas nas aulas de Educação Física escolar e tais fatos se atribuem a várias razões, entre elas a ausência de materiais adequados na maioria das escolas, e a relação com a incitação a violência. É nesse contexto que cabe ao professor desenvolver metodologias que consigam abordar o tema, já que a ausência desse conteúdo contribui negativamente para a formação do individuo diante da sociedade. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs):

As lutas são consideradas um conteúdo indiscutivelmente importante, por preparar o aluno para conviver em sociedade e assim aprender lutar corporalmente e intelectualmente de maneira correta, sendo um cidadão crítico e solidário nos momentos propícios a esta ação. Dessa forma, a cultura humana inserida no âmbito escolar, em particular nas aulas de Educação Física, seria também transmitida através delas, por meio da evolução histórica. (BRASIL, MEC, 1997, p. 23).

Para DAOLIO (2004) a Educação Física como disciplina escolar tem o objetivo de desenvolver a cultura, entendido como garantir ao aluno a apreensão de conteúdos culturais relacionados à dimensão corporal: jogo, ginástica, esporte, dança, luta. Para CASTRO et. al. (2017) as lutas fazem parte dos conceitos de cultura corporal e representam um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos para ser trabalhado na Educação Física escolar, além de proporcionar o trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano em um aspecto mais ampliado. Para FILHO et. al. (2014):

A prática das lutas apresenta valores que ajudam no desenvolvimento do cidadão, nas expressões corporais, nos movimentos, nas capacidades físicas envolvidas em sua prática, na moral e respeito entre os participantes, na promoção da saúde entre outros; sua realização se encaixa dentro dos conteúdos da educação física escolar. (Filho, et, al, 2014, p. 1)

Entende-se que ao aplicar as lutas nas aulas de Educação Física estamos preparando os nossos alunos para as situações presentes no dia a dia, tanto como estimular a prática de atividades físicas, a formação moral do aluno e a preservação cultural e social que se fazem presentes no universo das Lutas. De acordo com LANÇANOVA (2007) as lutas representam uma das manifestações do movimento humano que possuem mais expressividade, trabalhando o corpo e a mente de forma conjunta, tendo como base o respeito ao outro e o aperfeiçoamento, apresentando como meta a autodefesa.

SILVA (2015) destaca que a maioria dos alunos não tem oportunidade de vivenciar outras práticas de atividades físicas fora do ambiente escolar, ficando reféns das modalidades hegemônicas aplicadas pelo professor de Educação Física. Nesse contexto, é fundamental que o professor procure dar a oportunidade de seus alunos vivenciarem novas práticas a fim de contribuir no seu processo de formação.

As lutas possuem um amplo conjunto de conhecimentos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do aluno. Quando trabalhado todo seu potencial pedagógico são excelentes ferramentas no processo de inclusão de daqueles que não possuem interesse pela prática de esportes, por se tratar de uma atividade diferente que facilmente é aceita. Gonçalves Junior (2004) comenta ser comum nas aulas de Educação Física a predominância do esporte como conteúdo por vezes exclusivo, o que acaba por reduzir o universo da cultura corporal.

Segundo FERREIRA (2006) as lutas fazem sucesso em todas as faixas etárias, na escola principalmente, sendo uma excelente ferramenta a trabalhar aspectos como a agressividade, como também todos os fatores psicomotores. Portanto, o ensino de lutas deve promover um resgate a respeito do contexto histórico da humanidade e fazer uma abordagem as práticas de atividades físicas, apresentando um novo conceito e sugestão de iniciativa para as aulas de Educação Física escolar.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com