TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de Lutas nas Aulas de Educação Física

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

O ensino de lutas nas aulas de Educação Física

    As lutas podem ser inseridas no contexto escolar não somente como outra modalidade como as tradicionais (futsal, basquetebol, voleibol e handebol), mas também a partir de atividades que possuem elementos da luta, como por exemplo, as brincadeiras de cabo-de-guerra, braço de ferro e outras. Sendo assim, o conteúdo lutas pode contribuir para o esporte competitivo e de alto rendimento, como, no caso da escola, colaborar na formação de um indivíduo cooperativo, disciplinado e que utilize os seus ensinamentos e fundamentos de forma positiva junto da sociedade em que vive, Segundo Ruffoni (2000, p. 2):

    Ao se propor e defender uma educação física voltada para a cultura corporal, para a prática das lutas, é imprescindível que se compreenda que será somente por meio da cultura que o esporte possuirá significados. A relação corpo-educação, por intermédio da aprendizagem significa aprendizagem da cultura, dando ênfase aos sentidos dos acontecimentos e a aprendizagem da história, ressaltando assim a relevância das ações humanas. Corpo que se educa é corpo humano que aprende a fazer história, fazendo cultura.

    Fazendo parte da cultura, as lutas representam hoje um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente valiosos para Educação Física escolar que, infelizmente, ainda é pouco utilizada como recurso pedagógico. Por este motivo, muitos questionam como um aluno de graduação poderia aprender judô ou karatê em apenas seis meses e, assim, esteja apto a empregar o conhecimento adquirido no momento em que estivesse atuando em escolas. Contudo, entende-se que não se faz necessário ter sido um praticante, já que o principal objetivo desse conteúdo nas aulas são os conceitos e valores que tal prática pode oferecer aos alunos. Vale destacar ainda que o conteúdo de lutas não se resume apenas ao ensino das modalidades tidas como tradicionais (Judô, Karatê, Kung Fu, dentre outras), mas, também, a prática da luta informal, visto que existe uma gama de atividades inerentes à luta que despertam o interesse das crianças.

    É inquestionável o poder de fascinação que as lutas provocam nos alunos. Nos dias atuais, constatamos que o tema está em voga, seja em desenhos animados, em filmes ou academias. Não é difícil encontrar crianças brincando de luta nos intervalos das aulas, colecionando figurinhas dos heróis que lutam em seus desenhos animados. Os adolescentes compram revistas que se referem ao tema, livros de técnicas de luta e matriculam-se em academias para realizar a prática da luta. Portanto, por que não considerar o uso das lutas nas aulas de educação física escolar?

    Se o fenômeno lutas aparece na escola, conforme Nascimento e Almeida (2007), isso acontece pelas aberturas preconizadas por essa instituição para terceiros realizarem, em seu espaço, oficinas, voluntárias ou não, desvinculadas da disciplina de Educação Física e do projeto político-pedagógico da Escola. (NASCIMENTO & ALMEIDA, 2007)

    Segundo Santos (2009, p. 3):

    Não é função da educação física escolar a preparação exímia de lutadores. Da mesma forma, também nos cursos de formação de professores (as) de educação física o que se espera é a preparação para atuação como educador e não como um lutador profissional! Neste sentido, pensamos que a educação física escolar ao tematizar as lutas, precisa necessariamente lidar com esse conhecimento de maneira particular e diferente do que ocorre nos campos específicos dessas práticas.

    De acordo com Nascimento (2007) e Santos (2009) o conteúdo aparece na escola por intermédio de terceiros, o que não justifica a não utilização das lutas na educação física escolar, pois quando abordadas por terceiros, por vezes em forma de oficinas, esta é feita a partir de um único tipo de luta, e de forma técnica, sem planejamento escolar que vise às necessidades pedagógicas dos alunos.

    Além disso, o conteúdo é tratado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's (BRASIL, 1997) como cultura humana e deve ter ser abordado nas aulas de educação Física escolar de maneira lúdica, sendo o professor de Educação Física o profissional mais indica, uma vez que, se ensinado por terceiros, a prioridade poderá assentar-se no aspecto técnico das lutas, fugindo assim das recomendações e da essência da Educação Física escolar.

    Partindo deste entendimento, propiciada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (BRASIL, 1997), as lutas devem ser abordadas com estratégias metodológicas que não visem apenas à técnica pela técnica, mas sim que o aluno a vivencie de uma maneira que lhe proporcione prazer, respeitando suas características de crescimento, pois o organismo humano, principalmente nessa fase está em constantes transformações, que são úteis à vida e as adaptações ao mundo externo.

    Outro fator determinante na inclusão das lutas nas aulas de Educação Física escolar são os benefícios que o conteúdo pode trazer quando se diz respeito ao desenvolvimento do aluno, como aponta Ferreira (2006, p. 39-40):

    Esta prática pode trazer inúmeros benefícios ao usuário, destacando-se o desenvolvimento motor, o cognitivo e o afetivo-social. No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da idéia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, o raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com