TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ESPORTIVAS

Por:   •  9/5/2017  •  Seminário  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  2.589 Visualizações

Página 1 de 4

UNICSUL

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

DISCIPLINA

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ESPORTIVAS

BASQUETEBOL

Grupo

São Paulo

2017 

PARA UMA TEORIA DOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS

JULIO GARGANTA

I – Descrição das idéias do autor

Trata-se de um resumo do texto do autor que o grupo estudou.

Na visão do autor os jogos desportivos coletivos (JDC), trabalham o espírito de colaboração e cooperação para que todos os participantes dentro das suas individualidades possam chegar ao objetivo traçado que no caso é chegar a vitória, adaptando-se a novas situações e diversidades que si encontram nas atividades propostas, assim superando os obstáculos encontrados sejam eles humanos ou físicos, onde são trabalhados técnicas e tácticas para uma melhora das habilidades. Os métodos utilizados com a finalidade do ensino e aprendizagem são de uma visão qualitativa dos gestos técnicos para uma eficácia melhor nas atividades, se utilizando gestos mecanicistas para si chegar a soluções pré-estabelecidas usando tácticas no ataque e na defesa e não utilizando o ensino do jogo mais sim formas de melhorar o desempenho para si chegar à vitória.

Utilize as idéias exploradas em aula, busque textos de apoio e descreva quais as idéias principais do autor sobre o ensino dos esportes.

A partir dos princípios os jogos desportivos coletivos, o autor define regras para serem exploradas para cada técnica e táctica descrita. E para a progressão das técnicas e tácticas na prática são necessárias algumas ações individuais e coletivas, tais como, criar linhas de passe, colocação individual em espaços, e obter a desmarcação em relação aos jogadores. Assim, esta proposta de compreensão em relação aos (JDC), trás a idéia de abordagem tradicional, que sempre enfatizou a técnica e a táctica, na dimensão de pedagogia esportiva. Nessa concepção, para realizar a prática com qualidade implicava possuir fundamentos básicos da dimensão gestual. Da mesma forma, uma modalidade esportiva, como o Basquetebol, resumia-se na somatória dos fundamentos que são ações técnicas, que os jogadores realizam durante o jogo.

II – Breve descrição da modalidade

É um esporte disputado por duas equipes de cinco jogadores, em que sai vencedora aquela que, no decorrer dos 40 minutos de jogo, soma o maior número de pontos, que se conseguem encestando uma bola. O jogo de basquetebol é constituído por duas equipes, cada uma com 10 jogadores (5 titulares e 5 reservas) que têm como objetivo fazer o máximo de pontos possível durante o jogo. Ganha a equipe com mais pontos no final. Dentre os fundamentos técnicos do esporte, aqui teremos destaque para dois em específico:

- Drible: é um fundamento com a bola e é a forma pela qual o praticante se desloca pela quadra com a sua posse, sem infringir as regras do jogo. O drible é o ato de bater bola, impulsionando-a contra o solo com uma das mãos. A execução do drible pode ser descrita da seguinte maneira: a mão do drible é apoiada sobre a bola; com os dedos apontando para a frente; tronco ligeiramente inclinado à frente; pernas em afastamento ântero-posterior, sendo que à frente se coloca a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com