TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas Avaliações

Por:   •  10/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução à avaliação moderna

O trabalho contínuo de avaliação tem sido por muito tempo um ponto fundamental dos programas de graduação em estudos sobre esporte e exercícios ( EEE) .  

Este capítulo fornece uma visão geral do estudo da avaliação, organizada em três seções principais.   A primeira introduz a terminologia que constitui a linguagem na área da avaliação.  A segunda seção esclarece os processos de avaliações por respostas a questões-padrão de artigos de jornais-quem, o que , por que , quando e como . A última seção examina os princípios éticos e legais que guiam os profissionais no uso da avaliação.

A Linguagem da Avaliação      

Aprender a linguagem própria da avaliação não é tão difícil como aprender um idioma estrangeiro, mas é um desafio.  

A bateria de aptidão física adulta Y’s Way to fitness (1) inclui uma série de testes para se avaliarem os quatros aspectos principais da aptidão física relacionada com a saúde.  

Teste e Termos Relacionados    

O que a palavra teste representa em sua mente? Para muitos estudantes e professores ela traz à tona uma dor no estômago e a imagem de páginas repletas de questões ( muitas vezes obscuras!) às quais se espera que alguém responda .

Em se tratando de esportes e exercícios, o teste vai muito além da caneta e do papel.  Exame é um sinônimo de teste.

Um usuário de teste é alguém que se utiliza dos resultados obtidos para tomar decisões.  

Uma bateria é um conjunto de testes relacionados, administrados dentro de um intervalo de tempo específico, a fim de obter informações sobre um atributo multidimensional.

Uma escala de avaliação é um tipo de teste que fornece uma estimativa subjetiva de um atributo, baseada em observação e/ou auto-avaliação; ela fornece os graus do atributo que está sendo examinado.

Uma lista de verificação é uma escala de avaliação dicotômica utilizada para auxiliar a observação.  

Um inventário é um instrumento de avaliação utilizado para obter informações sobre um atributo afetivo de um examinado; as respostas do examinado não são julgadas como corretas ou incorretas.    

Medida e Avaliação  

Medida é o processo de administrar um teste.  A medida estabelece a precisão dos dados obtidos.

Medida é o processo de se determinarem sistematicamente valores numéricos para um atributo de interesse.  

Avaliação é o processo de descrever subjetivamente, de forma qualitativa ou quantitativa, um atributo de interesse. Também pode se referir coletivamente tanto para medida como para avaliação.        

Interpretação

 Interpretação é o processo de julgamento dos resultados de uma medida e/ou avaliação.

Avaliação referenciada a normas requer uma interpretação dos resultados dos examinados por meio de comparação com os resultados de examinados semelhantes.  

Avaliação referenciada a critérios requer a interpretação do resultado de um examinado por meio da comparação com um padrão predeterminado , definido por um comportamento .  

Avaliação referenciada a si próprio requer uma interpretação do resultado de um examinado por meio da comparação com o resultado dele em outra aplicação do mesmo instrumento de avaliação.

Testes de laboratório e avaliações de campo      

Muitos instrumentos de desempenho são tão sofisticados e/ou caros que raramente são aplicados, a não ser em laboratórios universitários, clínicas médicas e hospitais .  

Testes de laboratório são aqueles que requerem equipamento e treinamento especializados dos examinadores e/ou dos avaliadores; também podem consumir muito tempo porque apenas um examinado é testado de cada vez.

Avaliações de campo são aquelas que não requerem equipamentos excessivamente caros ou treinamento muito especializado do administrador ou avaliador.

Avaliações formais e informais

As avaliações podem ser formais, caracterizadas por cuidadosa preparação, cronometragem e marcação precisa dos resultados e padronização.

 

Quem, O Que, Por Que, Quando e Como

Esta seção responde às questões quem, o que, por que, quando e como com relação à prática da avaliação em EEE.  

Quem Utiliza Avaliação?

A avaliação é uma prática universal, algo em que todas as pessoas se empenham formal ou informalmente. Profissionais em EEE não são exceção. Literalmente, todos nós utilizamos avaliação em nossos trabalhos, mas com objetivos e em ambientes diversos.    

O Que é Avaliado?

 

A educação física existe como disciplina acadêmica há mais de um século . Durante este tempo, os pesquisadores e praticantes têm desenvolvido ferramentas e procedimentos em avaliação para quase todos os fenômenos que nos interessam.    

Por Que Avaliar?    

Há muitas razões para se avaliar. A maioria dos comportamentos humanos intencionais que vinculam escolhas consistem de um processo de quatro passos: (a) estabelecer um critério, (b) realizar uma avaliação, (c) fazer interpretações com os dados da avaliação e (d) escolher entre as possíveis formas de ação.

Quando Avaliar?  

A qualquer momento! As avaliações podem ser conduzidas uma única vez, diária, mensal , anualmente ou até mesmo em unidades de tempo maiores.

Avaliações somativas são aquelas conduzidas ao término (soma) de um programa identificado.

Uma distinção importante existe entre avaliação somativa e formativa. Esses termos têm a ver com a época do teste.

Os especialistas tanto em avaliação como em aprendizagem, contudo, encorajam o uso de avaliações formativas .  

Como é feita a avaliação?    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com