TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Ginásticos nos Tempos Modernos e Contemporâneos

Por:   •  4/8/2015  •  Monografia  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  1.580 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Ginasticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Tarefa: Atividade Portfólio Ciclo 1

Nome: Rosangela da Silva

RA: 1167727

Turma: DGF1501VIL1Q

Parecer do Tutor:

Métodos Ginásticos nos Tempos Modernos e Contemporâneos

Introdução

Este trabalho tem como objetivo compreender os conceitos, as áreas, os tipos e os elementos que fazem parte do universo da ginástica, conhecer o vasto universo da ginástica, que compreende todas as suas manifestações gímnicas da atualidade, verificar o desempenho no estudo desse ciclo, estabelecer relações possíveis entre essas práticas no âmbito escolar, especialmente nas aulas de Educação Física.

A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. A Ginástica como a prática do exercício físico “vem da Pré-história, afirma-se na Antiguidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”.

Da Antiguidade de salto à Idade Contemporânea, houve a necessidade de se criar escolas que formassem educadores de Ginásticas, já que estas estavam sendo inseridas largamente nas escolas. Surge então, pela Europa, escolas e institutos voltados a formação desses educadores. Haja vista, que as formas comuns de exercício físico nesse período eram os jogos populares, as danças folclóricas e regionais e o atletismo. Para alguns autores, a origem da atual Ginástica data do início do século XIX, quando surgiram quatro grandes escolas: A Escola Inglesa, a Escola Alemã, a Escola Sueca e a Escola Francesa, sendo a primeira mais relacionada aos jogos, atividades atléticas e ao esporte. Havia ainda outros métodos como: Método Natural Escolar Austríaco que era uma ginástica natural com aplicação de higiene, devido a triste situação das populações enfraquecidas por uma guerra longa e desastrosa onde exigia uma regeneração total; O Método natural de Herbert que repudiava inteiramente os exercícios analíticos (flexionamentos), usando somente os exercícios naturais como: marchar, correr, quadrupedar, trepar, saltar, equilibrar, transportar, nadar e defender-se; O Método calistênico, formado por um conjunto de exercícios com movimentos rápidos, ritmados e com paradas bruscas, que se executavam ao som da música. Eram praticados com aparelhos leves ou à mão livre, visando grandes massas musculares com o objetivo de manter boa atitude, permitindo perfeito funcionamento das grandes funções e órgãos; O Método dinamarquês, este método classificou seus exercícios em geradores de força para o aumento da potência muscular, geradores de flexibilidade para melhorar as condições funcionais, dando mais mobilidade, mais estabilidade, e mais vitalidade aos componentes anatômicos das articulações e geradores de destreza, a fim de melhorar a velocidade, habilidade e coragem; O Método Johanes Lindhard, baseado em exercícios de ordem, comportamento e marcha, corretivos, de equilíbrio e Marchas, corridas, saltos, volteios, jogos, atletismo e agilidade; O Método Mitchell e Mason, que classificaram os exercícios em lúdicos e não lúdicos; O Método Mc Curdy e Larson, que dividiram todos os exercícios em dois grandes grupos : ativos e passivos; O Método Dr. Bicudo de Castro (Escola Brasileira) que classificou os exercícios em 5 grupos: Miogênicos, Astrogênico, Neurogênicos, Pneumogênicos, e exercícios de desgastes, que provocavam uma queima exagerada dos lipídios do organismo. Atividades intensas repetidas em grande número de vezes; O Método de Educação Física Desportiva Generalizada e os Novos Aeróbios.

Já a ginástica moderna regimentada pela federação internacional de ginastica incorpora seis modalidades distintas com uma delas divida em duas ramificações de importância igual, gerando assim um total de sete, de acordo com a visão da federação, que deu ainda a cada uma delas um específico código de pontos uma entre as demais, não competitiva, reúne no concreto o conceito da ginástica em si:

Ginástica acrobática: Essa modalidade tem por objetivo o trabalho em grupo e a cooperação. Confiar no parceiro é habilidade imperativa para o trabalho em equipes, que consiste em beleza, dinâmica, força, equilíbrio, destreza, coordenação e flexibilidade.

Ginástica aeróbica: Foi desenvolvida para o treinamento de astronautas. Esta disciplina requer do ginasta um elevado nível de força, agilidade, flexibilidade, coordenação.

Ginástica artística: Esta é a mais antiga praticada desde a Grécia antiga criada para diferenciar as técnicas e os movimentos criados das práticas militares.

Ginástica geral: Esta não é competitiva pode ser praticada por todos, independente da idade, porte ou aptidão física.

Ginástica rítmica: Surgiu também na idade média, consiste em liberdade, voo e espaço. Inumeros mortais e piruetas são executadas a oito metros de altura e requerem precisão técnica e preciso controle do corpo.

Modalidades não competitivas: contorcionismo, ginástica cerebral, ginástica laboral, ginástica localizada e de academia, ginástica natural, corretiva, de compensação e de conservação e hidroginástica.

Como pudemos ver a ginástica foi evoluindo junto com a educação física; Pode-se dizer que as escolas cumpriram o seu objetivo de se tornar parte da sociedade, os métodos influenciaram muito nos conceitos ginásticos, que depois foram trabalhados nas modalidades da ginástica, e atualmente, a ginástica tem cinco campos de atuação unidos no conceito, mas separados pelos fins: de condicionamento físico, de competições, fisioterapêuticas, de demonstração e de conscientização corporal.

Bibliografia

TOLEDO, E.; DESIDERIO, A. Ginástica geral. Batatais: Claretiano, 2013. Unidades 1, 2 e 3

AYOUB, E. Educação física escolar: compromissos e desafios. Revista Mortus Corporias. Rio de Janeiro, v.10, n.01, p. 106-117, Maio, 2003. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, Ltda, 1977. BREGOLATO, R. A. Cultura corporal da ginástica. Col. Educação Física Escolar: no princípio da totalidade e na concepção histórico-crítica, vol.2. São Paulo: Ícone Editora, 2002. CARREIRO E. e VENÂNCIO L. Ginástica. In: DARIDO S. C. E RANGEL I. C. A (Coord) Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p.227-243, 2004. DARIDO S. C. e SANCHEZ NETO L. S. O Contexto da Educação Física na Escola. In: DARIDO S. C. E RANGEL I. C. A (Coord) _____: Guanabara Koogan, p.01-24, 2004. LE GOFF, J. História e memória. 2ª ed. Campinas: Unicamp, 1992. MARROU, H.I. História da educação na antiguidade, São Paulo: Editora Herder, 1966. MENEGHETTI, L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (259.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com