TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação a iniciação e a história

Por:   •  17/4/2017  •  Artigo  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

Podemos afirmar que desde a Pré-História a utilização do meio líquido se fazia necessária para a sobrevivência do indivíduo. Eles utilizam da movimentação dentro da água, para a busca de alimentos. Quando se viam em condições de perigo, realizavam o deslocamento dentro da água como fuga. Os fenícios também utilizavam do meio aquático como estratégia de guerra, para as conquistas territoriais. Na Grécia e Roma antiga, o nado servia como forma de treinamento dos soldados. Para o filósofo grego Platão, em seu conceito, os que não sabiam nadar, não podiam ser considerados educados.

  1. A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

Tanto a natação quanto a hidroginástica auxiliam muito na melhora da saúde e qualidade de vida do indivíduo, seja no aspecto físico, motor, cognitivo, social e afetivo.

Podemos citar que no aspecto físico, auxilia e desenvolve a flexibilidade, resistência muscular, o equilíbrio, a força e a coordenação.

No aspecto motor, facilita o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades motoras, como caminhar, correr, saltar, arremessar, apanhar, deslizar, girar, balançar, elevar-se, inclinar-se, alongar-se.

No aspecto cognitivo, podemos citar a ativação da análise e entendimento, desenvolve a memória e o intelecto.

No aspecto social, podemos citar uma melhora na interação e contato com outras pessoas.

No aspecto afetivo, podemos citar uma melhora no relacionamento com outras pessoas, aumentando os laços de amizade. Além disso promove um equilíbrio emocional, aumentando a autoconfiança.

  1. Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

Considero importante a divisão do aprendizado da natação em unidades para que possamos desenvolver a técnica de nado de forma mais clara e eficaz.

Na minha visão, devemos dividir o aprendizado partindo da concepção sintética, que aponta como forma de transmissão dos ensinamentos mais eficiente, a estruturação do todo para as partes. Portanto, no meu ponto de vista, as sequências pedagógicas mais propícias à iniciação dos alunos na natação são: adaptação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar.

Adaptação ao meio líquido – fase mais importante do aprendizado, pois será o primeiro contato do aluno com o meio líquido e a base para as demais unidades de ensino.

Flutuação onde o aluno desenvolve a capacidade de manter o corpo , parcialmente na superfície da água.

Respiração – essencial para um bom desenvolvimento da prática da natação em relação ao conforto dentro da água. Necessário estar adaptado aos processos anteriores para a evolução nesta fase.

Propulsão – Capacidade de locomoção, propriamente dita.

Mergulho Elementar – As diversas formas de entrada na água.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORGES, A. F.; LIMONGELLI, A. M. A. Atividades Aquáticas. Batatais: Claretiano, 2014.
LOTUFO, João Nogueira. Ensinando a nadar.7.ed.,São Paulo, Cia. Brasil, s.d.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com