TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nível De Atividade Física Dos Professores De Educação Física Da Rede Municipal E Academias

Por:   •  24/3/2024  •  Monografia  •  4.291 Palavras (18 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 18

NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE MUNICIPAL E ACADEMIAS DE ARAPIRACA-AL

KARLA GRACIELLA TAVARES RAMALHO

JOSÉ CLEBSON

RESUMO

O presente estudo busca averiguar o nível de atividade física de professores de Educação Física atuantes em escolas da rede municipal e academias no município de Arapiraca-AL. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa descritiva de corte transversal. A coleta de dados foi realizada por meio do IPAQ versão curta, o qual, para fins de análise, classifica os indivíduos em “Ativo” e “Irregularmente ativo”. A amostra foi composta por 50 professores, sendo 25 profissionais que atuam nas escolas e 25 em academias, com idade entre 22 a 58 anos, de ambos sexos, sendo na rede municipal de ensino 14 homens e 11 mulheres, enquanto nas academias, 20 homens e 5 mulheres. Em relação ao nível de atividade física foram classificados como “ativos” tanto os professores das escolas (72%), tanto os de academias (84%), e “irregularmente ativos” 28% e 16%, respectivamente. Dessa forma foi possível observar que os professores e profissionais atuantes na área possuem níveis adequados de atividades físicas dentro de suas rotinas.

Palavras-chave: Atividade física. Educação física. Professores. Profissionais.

ABSTRACT

The present study seeks to ascertain the level of physical activity of physical education teachers working in municipal schools and academies in the municipality of Arapiraca-AL. This is a cross-sectional descriptive quantitative research. Data collection was performed through the IPAQ short version, which, for analysis purposes, classifies individuals into "Active" and "Irregularly active". The sample consisted of 50 teachers, 25 of whom work in schools and 25 in gyms, aged between 22 and 58 years, of both sexes, with 14 men and 11 women in the municipal school system, while in the academies 20 men and 5 women. In relation to the level of physical activity, both school teachers (72%), both academies (84%) and "irregularly active" were classified as "active" 28% and 16%, respectively. In this way it was possible to observe that teachers and professionals working in the area have adequate levels of physical activities within their routines.

Keywords: Physical activity. Physical Education. Professionals. Teachers.

INTRODUÇÃO

O professor de Educação Física nas escolas tem sua formação voltada para a área da licenciatura enquanto os profissionais das academias são formados em bacharelado. Mediante o Parecer CNE/CP no 009/2001 tinha-se uma nova concepção e a proposta de organização para a Formação de Professores da Educação Básica atingiram, substancialmente, a tradição da formação do professor e do profissional de Educação Física, na medida em que (Brasil, 2004):

“ganhou, como determina a nova legislação, terminalidade e integralidade própria em relação ao Bacharelado, constituindo-se em um projeto específico. Isso exige a definição de currículos próprios da Licenciatura que não se confundam com o Bacharelado ou com a antiga formação de professores que ficou caracterizada como modelo 3+1” (Parecer CNE/CP no 009/2001).

 Diante de um novo cenário e constantes discussões, a separação dos cursos aconteceu pela Resolução CNE/CES 07/2004 e o Parecer CNE/CES 058/2004 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Sabe-se que, no Brasil, os professores e os profissionais de Educação Física estão sujeitos às condições de trabalho intensas que, por vezes, envolvem noites mal dormidas, turnos inadequados, jornadas excessivas, baixos salários e até mesmos hábitos alimentares inadequados, que interferem diretamente em sua qualidade de vida (Espírito-Santo e Mourão, 2006).

Em tempos atuais, o sedentarismo, que traz consigo vários agravantes para sua existência, tem a falta de tempo das pessoas como uma das justificativas para não terem hábitos saudáveis, bem como também o avanço tecnológico que concede muita comodidade aos indivíduos, faz surgir o conceito da necessidade de se praticar exercícios físicos (ANTUNES et al., 2006). Sobre o conceito de atividade física, Caspersen et al. (1985), definiram como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso.

Na atualidade, é recomendado o mínimo de 30 minutos de atividade física moderada por dia cinco vezes por semana ou 3 vezes por semana 20 minutos de atividade vigorosa para manter a saúde sem maiores complicações, podendo ser realizada no tempo livre, no deslocamento ativo ou até mesmo em atividades domésticas e no trabalho (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2011). [pic 1]

METODOLOGIA

Trata-se de estudo quantitativo descritivo, com análise de corte transversal.  Por este, busca-se a resolução de problemas e a melhora de práticas através da descrição e análises de observações com propósitos diretos (THOMAS e NELSON, 2009). Os dados deste estudo foram coletados mediante autorização dos diretores das escolas e dos proprietários das academias nas quais os professores e profissionais de Educação Física atuam.

A amostra desse estudo foi composta por 50 pessoas, sendo estes 25 professores de educação física da rede municipal de ensino em regime efetivo, atuantes na educação básica, desde o ensino fundamental I e II, até o ensino médio, e 25 profissionais de academias de Arapiraca-AL. Destes, foram entrevistados ambos os sexos, não limitando a média entre eles. Desta forma, nas escolas houve a proporção de 14 homens e 11 mulheres, e, nas academias, 20 homens e 5 mulheres. A faixa etária, de modo geral, está entre 22 e 58 anos.

Os locais de trabalho para esta investigação foram escolhidos por conveniência, considerando também o consentimento das instituições em que os professores exercem sua profissão, bem como, a disponibilidade e o aceite do indivíduo para compor a amostra. É importante salientar que devido a dificuldade da entrega do questionário de alguns entrevistados, houve a necessidade de se locomover até eles em outros locais fora do ambiente de trabalho destes.

Para participar do presente estudo os professores e os profissionais tinham que ser graduados em Educação Física, estarem atuando em sala de aula ou em academias, respectivamente, com contato direto e regular com os alunos. Foram excluídos da pesquisa 10 professores e profissionais que não preencheram o questionário de forma devida, com rasuras e respostas incorretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (918.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com