TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL

Por:   •  30/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

GOVERNO DA PARAÍBA

SECRETARIA DE ESTADO DA PARAÍBA

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR CELESTIN MALZAC

TEMA GERADOR: O ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL.

SUB-TEMA: POTENCIALIZAR OS SABERES LINGUÍSTICOS E MATEMÁTICOS DO EDUCANDO PARA O IDEPB/2017 ATRAVÉS DO ESTUDO DO TURISMO SUSTENTÁVEL.

AÇÚCAR E EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UM ALERTA SOBRE OS RISCOS DO CONSUMO EXCESSIVO DE AÇÚCAR.

JÉSSICA BARBOSA

JOÃO PESSOA - PARAÍBA

2017


JÉSSICA BARBOSA

AÇÚCAR E EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UM ALERTA SOBRE OS RISCOS DO CONSUMO EXCESSIVO DE AÇUCAR.

Projeto referente à Disciplina Educação Física no Ensino Fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Celestin Malzac.

JOÃO PESSOA - PARAÍBA

2017

Sumário

1.Introdução        6

2. Objetivos        7

2.1. Objetivo geral        7

2.1. Objetivos específicos        7

2.Justificativa        7

3.Problemática        9

4. Hipótese        9

5. Material e métodos        9

6. Cronograma        11

7. Referências        11


  1. Introdução

Durante o processo de formação do aluno, como ser atuante da sociedade na qual está inserido, é importante que a escola ofereça uma educação de qualidade que ensine não apenas conteúdos específicos das matérias, mas também ensine seu alunado a desenvolver o pensamento crítico, mudando dessa forma a sociedade em que vive.

A educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis a necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como poder de participação, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. (LIBÂNIO, 2012, p.132).

No Ensino Fundamental II, o ensino de Educação Física de forma interdisciplinar proporciona aos estudantes a percepção de como o ser humano é um agente transformador.

Permitindo assim, aos estudantes abrirem seus horizontes sobre a compreensão da importância da qualidade de vida humana, valorizando-a e possibilitando uma relação de harmonia entre presente e o futuro. Ao mesmo tempo em que, durante as aulas, são possíveis contextualizações entre os conteúdos e a realidade dos alunos, reelaborando conceitos, compartilhado experiências, multiplicando informações, sintetizando as questões de relevância social, ou seja, bem estar, que na vivência escolar, está ligada a educação na promoção de saúde e prevenção de doenças. O que nos leva a um conteúdo muito importante em Educação física, à alimentação saudável que está muito associado ao interesse escolar e consequentemente saúde pública.

Conforme Brasil (2007) houve um crescimento expressivo no consumo de açúcar no Brasil nos últimos 60 anos, aumentando muito sua produção, impulsionado pelo crescimento da população e mudanças no padrão de hábitos alimentares.

Assim, o açúcar passa a fazer parte da rotina alimentar de forma danosa a saúde, principalmente devido ao consumo abusivo. Uma das camadas mais atingidas pelo elevado consumo ativo ou passivo (consciente ou inconsciente) de açúcar é o jovem.  A reflexão, análise e conduta ao alerta dos malefícios que poderão acarretar a saúde devido a esta prática alimentar são, portanto, essencial (DALMOLIN et al., 2012, p. 2135).

Diante do exposto é proposto, através da metodologia de projeto o estimulo a reflexão sobre as causas do aumento no consumo de açúcar e suas danosas conseqüências no público jovem, através de atividades sobre alimentação e nutrição de forma transversal e interdisciplinar, auxiliando assim, nossaberes linguísticos e matemáticos do aluno, interligados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB). Além de, incentivar os alunos a adequarem suas posturas e hábitos a um viver mais saudável, sensibilizando assim os mesmos sobre os riscos de uma dieta não balanceada. Favorecendo assim o processo ensino-aprendizagem, capacitando-os a ser multiplicadores de uma educação alimentar.

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral

  • Discutir a temática do açúcar na educação alimentar, no Ensino de Educação Física em uma escola da rede estadual de João Pessoa-PB.

2.1. Objetivos específicos

  • Ampliar a compreensão da substância sacarose (açúcar), seus atributos químicos e consequências de seu uso contínuo e excessivo a saúde e prevenção de doenças;
  • Adaptar atividades de práticas alimentares, de forma pedagógica, à realidade escolar;
  • Sensibilizar os estudantes sobre os riscos de uma dieta não balanceada;

  1. Justificativa

O desafio de remeter o saber científico ao alcance de um público escolar em escala sem precedentes deve ser visto de forma séria, principalmente diante da ampla difusão dos conhecimentos e procedimentos científicos na vida cotidiana das pessoas.

Conforme Dalmolin (2012), existe um abuso do consumo de produtos industrializados ricos em açúcar pelos jovens em sua rotina diária. A praticidade de uso, sabor agradável, enfoque da mídia atrelado aos interesses econômicos da indústria e finalmente pela falta de informação, orientação e abordagem sobre o tema alimentar. Torna-se clara na hora do intervalo e como consequência, ausência de conhecimento sobre os valores nutricionais dos alimentos por eles consumidos todos os dias. O que é bastante preocupante já que geralmente eles têm ou deveriam ter algum contato ou experiência informativa, com a mesma na educação familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com