TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Panorama do Turismo Internacional

Por:   •  20/8/2022  •  Dissertação  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Panorama do Turismo Internacional:

b) Os números contidos nas páginas da presente edição do Anuário representam os efeitos da pandemia de COVID-19 no setor de turismo, momento em que o mundo enfrenta uma pandemia de grandes proporções e que paralisou o turismo internacional em várias nações, inclusive no Brasil. O que os dados gerais do turismo mundial indicam em termos de quantidade de chegadas de visitantes internacionais, receita cambial e países receptores? (1,5): Segundo cálculos feitos pela United Nations World Tourism Organization (UNWTO), os fluxos internacionais de turistas obtiveram ter uma queda de 22% no ano de 2020, 20% a 30% as receitas geradas no setor.

Panorama do Turismo no Rio de Janeiro (RJ):

c) Conforme Anuário Estatístico da Embratur (2006), o Rio de Janeiro (RJ) manteve o posto de cidade mais visitada quando o motivo da viagem é lazer. Já São Paulo (SP) foi a cidade mais procurada do Brasil para viagens de negócios e eventos. E em 2020, correram mudanças nos destinos mais visitados no Brasil segundo a motivação (lazer e negócios e eventos)? Justifique sua resposta utilizando os dados da Anuário Estatístico. (1,0)

d) O panorama do turismo internacional indicava o turismo como uma das mais importantes atividades econômicas mundiais, muito resiliente às crises nos últimos 10 anos (2009 – 2019). Em 2020, porém, a atividade turística foi afetada por uma crise pandêmica, como nunca antes vista, o que ameaçou profundamente o setor, com capacidade, inclusive, de reconfigurá-lo. Com base nessa realidade, em sua opinião, qual a perspectiva (o cenário que se apresenta) para o turismo no Brasil e no mundo no pós-pandemia? A atividade continuará a ter sua importância nas economias? Teremos um “novo turismo”? Justifique sua resposta utilizando dados da aula 01 e/ou dos materiais complementares. (1,0)

No Brasil, é responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB): o turismo. Sendo assim acredito que o setor não perderia importância, acredito ainda na expansão do setor com o surgimento de atividades criativas e atrativas para o turismo.

II. Discussão dos conteúdos

a) Na Aula 02 “A importância do Turismo no ensino e na pesquisa, e seu inter-relacionamento com outras ciências”, vimos que um estudioso do turismo não pode deixar de levar em consideração questões ambientais, sociais, culturais, legais, econômicas, entre outras. Dentre as áreas do conhecimento citadas para a compreensão do turismo, escolha as 3 (três) que você considera serem as principais e explique de que forma elas contribuem para o turismo. Justifique sua resposta. (3,0) Antropologia ciências ajudam na compreensão das viagens do ponto de vista das comunidades receptoras, com análise dos efeitos decorrentes desse relacionamento sobre a cultura local. A Estatística estuda e analisa os resultados numéricos de pessoas que viajam a turismo por todo o mundo, enquanto a Econometria utiliza os métodos estatísticos e as funções matemáticas aplicadas à economia para traduzir em números os objetos de estudo. Economia essa área contribui na verificação e na análise da importância do turismo local e mundial, através do estudo dos efeitos e dos resultados da movimentação e dos gastos dos turistas que podem contribuir para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com