TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATLETISMO E SUA LIGAÇÃO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  30/11/2020  •  Artigo  •  3.005 Palavras (13 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO INTEGRADOR I

O ATLETISMO E SUA LIGAÇÃO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

ALUNOS:

Beatriz Ribeiro de Carvalho

Gabrielli Velozo Ambrosio

Larissa da Silva Salvador

Luiz Lode Netto

ORIENTAÇÃO:

Profª Adriana Nascimento Elias

Ribeirão Preto

2020

SUMÁRIO

1. Introdução ........................................................................ pág 3

2. História do Atletismo ........................................................ pág 4

3. Esportes do Atletismo ...................................................... pág 5

3.1. Corridas ......................................................................... pág 6

3.2. Marcha Atlética .............................................................. pág 7

3.3. Saltos ............................................................................. pág 7

3.3. Lançamentos e arremesso ............................................ pág 7

4. Participação do Brasil nos Jogos Olímpicos ..................... pág 8

5. Considerações Finais ....................................................... pág 11

6. Referências ...................................................................... pág 12

INTRODUÇÃO

  A Educação Física é vista hoje como agente de saúde, estética, melhoria da condição atlética, recuperação física, dentre outras funções, mas nem sempre se pensou assim. Desde a pré-história a Educação Física vem sendo influenciada pela sociedade. Nessa época as atividades físicas ficaram restritas a defender-se e atacar. A luta pela sobrevivência levou a movimentos naturais. Para desenvolver estudos sobre a época, os pesquisadores se baseavam em todos os tipos de objetos, como pedras trabalhadas ou rudimentares, fósseis de animais e de humanos, pinturas rupestres, monumentos e, um pouco mais tarde, objetos e monumentos de bronze e ferro, câmaras mortuárias, estradas, dentre outros.

Todos os exercícios físicos, qualquer que seja sua forma de realização, possuem suas raízes, de forma hipotética ou verdadeira nas mais primitivas civilizações. Pode-se afirmar que todos os tipos de exercícios físicos são provenientes de quatro grandes causas humanas: luta pela existência, ritos e cultos, preparação guerreira e jogos e práticas atléticas.

Considerado o esporte-base, por testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria. Ele saltava, corria, lançava, ou seja, desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades é necessário à prática de outras modalidades esportivas.

1.  História do Atletismo

  A história da educação física e os primeiros esportes são ligados a relação de sobrevivência e o desenvolvimento humano na antiguidade, onde na caça, reprodução e defesa utilizavam-se da força física, sem relação com o lazer ou competitividade, mas sim, sobrevivência.

  O primeiro esporte nasce junto com o homem com a necessidade de caçar, onde lançavam coisas como lanças para pesca, corriam e saltavam para fugir de predadores e sobreviver. Tudo isso contribuiu para que o atletismo fosse um dos primeiros esportes nascidos com o intuito de preparação física, pois sua prática envolvia movimentos naturais do ser humano, como correr, lançar e saltar, atividades essenciais para as Olimpíadas posteriormente. Nos dias atuais, no meio Olímpico há uma frase em que é dito que “Os jogos Olímpicos podem acontecer somente com o atletismo, nunca sem ele!”.

  A primeira competição esportiva que se há evidências é uma prova de corrida de aproximadamente 200m nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia Antiga, onde surgiram as Olimpíadas. Tinham como objetivo homenagear Zeus, buscar harmonia entre as cidades-estados, visto como um evento de valorização da saúde e corpo saudável, acontecendo como hoje, de quatro em quatro anos. Na época, os vencedores da competição eram tratados como “semideuses”.

Posteriormente, em 393 d.C., dominados pelo Império Romano, os gregos foram proibidos de praticarem qualquer manifestação que exaltasse o politeísmo, pois os jogos Olímpicos eram celebrados e não disputados, com isso, acabaram-se as Olimpíadas por questões religiosas.

  A prática esportiva sempre esteve presente na humanidade, adequada a visão e necessidades de cada época, e, no Império Romano não foi diferente. As atividades físicas da época tomaram um caráter militar, onde soldados deviam sempre estar bem preparados para preservar e conquistar cada vez mais territórios. Durante o Império também foram construídos anfiteatros, o mais famoso sendo o Coliseu, com capacidade para 100.000 pessoas. Lá aconteciam práticas esportivas com a visão do entretenimento para os espectadores, mas para os praticantes nem tanto, já que as atividades eram: lutas de gladiadores, veação (homens contra animais), condenações às feras (homens castigados que morriam despedaçados pelas feras), naumaquia (guerras entre barcos cheios de escravos armados) e todas terminavam com o oponente morto ou próximo da morte. No caso da naumaquia vencia o que terminasse com o maior números de escravos vivos e os vencedores obtinham a liberdade.

Os imperadores tinham uma visão da Educação Física como instrumento para adestrar, realizavam estes tipos de espetáculos na época com propósito de agradar o povo, e assim, se manter no poder.

  Mais de mil anos depois, após a queda do Império Romano, voltou a serem realizados os jogos olímpicos modernos em 1896 em Atenas, que, diferentemente da antiguidade onde aconteciam apenas na cidade de Olímpia e somente homens que falavam o idioma grego podiam participar (mulheres não eram permitidas), agora eram sorteadas as cidades que sediariam a competição, passando a ter disputas entre nações, mantendo-se a tradição de ser realizado de quatro em quatro anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com