TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  17/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIAVAN

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Modelo de plano de aula

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

UNIDADE ESCOLAR: E.E.B Cruz e Sousa

SUPERVISOR(A) DE CAMPO: Paulo Sérgio da Costa

ESTAGIÁRIO(A) DOCENTE: Bárbara Wollinger Mafra

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA

SÉRIE/TURMA: 6º 02

TURNO: Matutino    Nº DE ALUNOS: 28

DATA: 04/09/2019

HORÁRIO (início e final):  07:45 – 08:30

CONTEÚDO DA AULA:

Voleibol: atividades recreativas.

OBJETIVOS (Geral e específicos):

Objetivo geral: desenvolver a modalidade voleibol.

Objetivos específicos: trabalhar o esporte voleibol, por meio de atividades recreativas que possibilitem conhecer o nível de vivência e domínio dos alunos com relação ao manuseio da bola e gestos motores de forma mais geral da modalidade em si.

METODOLOGIA DA AULA:

Abordagem crítico-emancipatória junto com o pensamento do autor Brun, na perspectiva de trazer a promoção da saúde aos alunos por meio das modalidades, e, tendo em vista, um dos tipos de esportes que é expresso por este autor, sendo um deles o esporte educação que foi escolhido para trabalhar.

AVALIAÇÃO:

Avaliação não-formal, por meio da observação direta dos indivíduos, com o objetivo de verificar seu desenvolvimento, habilidades e dificuldades com relação à seu domínio e conhecimento do voleibol através dos gestos e habilidades que as atividades proporcionam.

CRITÉRIOS:

Desenvoltura de seus domínios e cultura corporal de movimento à respeito do esporte.

RECURSOS:

2 bolas de voleibol;

8 cones grandes.

INTRODUÇÃO: (Tempo: 5 minutos)

1ª atividade: Bola ao centro: Antes de começar a brincadeira, enumere as crianças, de um, até quantos tiverem. Para fixar bem o número, diga-o em voz alta para cada um deles. Dispostos em um círculo, alguém deve ir para o centro, jogar a bola para cima e gritar o número de um colega. A criança que corresponde aquele número deve movimentar-se para pegar a bola. Caso ela consiga, irá para o centro. Caso contrário, volta para seu lugar.

DESENVOLVIMENTO:         (Tempo: 35 minutos)

2ª atividade: Em duas filas uma distante da outra, terão dispostas à sua frente quatro cones formando um quadrado, onde correrão em volta dos cones com a seguinte ordem: deslocamento frontal – deslocamento lateral – deslocamento posterior – deslocamento lateral.

Depois, poderá fazer as seguintes variações:

  1. Mesma disposição da atividade 2, mas agora correndo e batendo palmas ao mesmo tempo;
  2. Mesma disposição da atividade 2, mas agora correndo segurando uma bola em mãos. Chegando no cone 3, vira em direção à fila disposta e arremessa a bola por cima da cabeça com as duas mãos para o primeiro amigo da fila;
  3. Mesma disposição da atividade 2, mas agora correndo segurando uma bola em mãos. Chegando no cone 3, vira em direção à fila disposta e arremessa a bola por cima da cabeça com as duas mãos para o primeiro amigo da fila, faz o deslocamento frontal até o cone 4, recebe a bola novamente pelo amigo da primeira fila e devolve arremessando a bola por baixo com uma mão só para o primeiro amigo da fila;

3ª atividade: Bobinho: turma dividida em dois grupos e dispostas na quadra na formação de um círculo. Cada grupo terá três pessoas dentro desse círculo que serão os bobinhos, tentando pegar ou tocar a bola que ficará sendo arremessada pelos seus amigos que estão dispostos no círculo. Se algum aluno eleito o bobinho, tocar ou pegar a bola troca de função com o aluno que errou o passe;

4ª atividade: 3 cortes: turma dividida em dois grupos e dispostas na quadra na formação de um círculo. Deverão realizar o fundamento toque entre si, mas após o segundo toque, a pessoa que irá receber a bola deverá fazer a cortada, tentando, dessa forma, tocar a bola em alguém. Quer for tocado pela bola sem antes tocar no chão será eliminado do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com