TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS

Por:   •  17/6/2016  •  Artigo  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 14

A GLOBALIZAÇÃO NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS: benefícios para a educação na pluralidade cultural.

Florisnoldo Carvalho de Sousa

RESUMO

Trata sobre a globalização e os benefícios para educação. Aborda a questão das identidades culturais para a construção da igualdade no espaço educacional. Aborda a definição de Globalização, Educação, cultura, hibridismo, cidadania, democracia, igualdade cultural para formação da sociedade. Considera a educação como elemento essencial para formação pessoal e cultural. Enfatiza a importância do multiculturalismo para construção da sociedade. Recomenda a utilização de ferramentas de informação para construção de igualdade mundial.

Palavras-chave:  1. Educação 2.Globalização.3. Cidadania. Democracia.5. Hibridismo

ABSTRACT

Deals with globalization and the benefits for education. It addresses the issue of cultural identities for the construction of equality in the educational space. Addresses the definition of globalization, education, culture, hybridity, citizenship, democracy, equality for cultural formation of society. Considers education as an essential element for personal and cultural background. It emphasizes the importance of multiculturalism to building society. It recommends the use of information tools for building global equality.

Keywords: 1. Education 2.Globalização.3. Citizenship. Democracia. 5. hybridity.

1 INTRODUÇÃO

Primeiramente, faz-se necessário compreendermos a definição do termo Globalização, seu desenvolvimento histórico, visto que corrobora para fundamentação deste estudo, sendo parte fundamental para a ligação de vários países e culturas.

Este se baseia nos estudos desenvolvidos na visão de Vera Lúcia Candau, devido sua competência e abordagem no campo educacional. Esta também realizou diversos estudos, e têm experiências em projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países onde há muita diversidade cultural, focaliza seus estudos no campo de ensino e aprendizagem nas mais diversificadas culturas. Têm diversas publicações sobre as relações entre educação e cultura, atuando principalmente na área de educação multi/intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos, globalização escolar, cultural e formação de educadores, entre outras contribuições.

 Sendo que através de suas teses e de outros estudiosos, desenvolveremos este trabalho bibliográfico, por entendermos a importância do método bibliográfico para construção do conhecimento, objetivando a compreensão do processo de Globalização, Multiculturalismo, Cidadania, Hibridismo e pluralidade cultural, entre outros que nesta construção possa se fazer necessário.

Utilizar-se-á o método da pesquisa bibliográfica tendo em vista a recomendação de leituras e literaturas para a fundamentação deste trabalho acadêmico.

Nesta mesma perspectiva, afirma (FONSECA, 2002, p. 32) que: A pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites”.

Sendo esta extremamente necessária para fundamentação de todo e qualquer aprendizado e construção de conhecimento.  De um modo geral, a necessidade de pesquisar surge a partir de inquietações, perguntas, dúvidas a respeito de algum assunto, a busca de respostas para inquietações, pensamentos e afirmações, podendo ser em diversos formatos, impressos ou tecnológicos.

Se partirmos para uma particularização desse conceito nos defrontaremos com tipos diferentes de pesquisa; pesquisa bibliográfica, pesquisa científica, pesquisa de opinião, entre outras que nos auxiliam para construção do conhecimento.

Para GATTI (2002) Pesquisa é:

“é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa.[...]Contudo, num sentido mais estrito, visando a criação de um corpo de conhecimentos sobre um certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características específicas. Não buscamos, com ele, qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos..” (GATTI, 2002,.p. 9,10)

Sendo assim, entende-se que através das leituras e pesquisas, o homem busca o desenvolvimento de suas ações e relações, onde o mesmo procura ferramentas para tornar este intuito cada vez mais eficaz.  

2 A GLOBALIZAÇÃO NO CAMPO EDUCACIONAL E CULTURAL 

Percebe-se que este processo de interligação mundial, acontece atualmente tendo como responsável a tão propagada Globalização, estando presente em todo o mundo. Esta ultrapassa barreiras em diferentes países, línguas e as mais diversificadas culturas objetivando uma conexão com diferentes países influenciando a sociedade nos campos da educação, culturas e a sociedade em geral.  

Segundo Candau (2002) a Globalização é: “um tema muito tratado em nossos dias por pensadores, intelectuais e analistas de diversos campos”. Trazendo diversas vantagens para o aprendizado em diferentes ramos do saber, entre estes está: um “mercado sem limites entre as nações, ideal de liberdade máxima”.

Ainda, de acordo com a autora Vera Maria Candau (2002), o fenômeno da globalização se torna essencial para construção de valores culturais e educacionais. Visto que a globalização se apresenta como um processo de “desfazer fronteiras ou barreiras” para alcançar diversas culturas.  

Neste processo de construção do conhecimento incluem-se inúmeras medidas visando à redução de gastos e tempo. O que se pode perceber na explicação de Da Matta (1996) op cit Candau, quando traz a tona o que ele chama de a “a receita da globalização”.

Uma discussão entre vários estudiosos sobre o processo de globalização se dá entre vários aspectos que marcam a construção de um mundo unificado do ponto de vista econômico e cultural.

Logo, podemos perceber a Globalização a partir de três perspectivas básicas, vejamos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com