TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento e Desenvolvimento

Por:   •  8/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

CENTRO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO[pic 1]

DOCENTE: Dra. JOSIANE MEDINA PAPST 

 

 

TRABALHO – 3º BIMESTRE 

 

 

Objetivos das atividades: Esse trabalho visa estimular o pensamento crítico e a reflexão dos estudantes quanto às informações livremente disponíveis na internet. Busca possibilitar a discussão sobre a característica das diferentes fontes de informação e o uso de dados nas pesquisas acadêmicas. A partir da visão sobre as mudanças no padrão de crescimento e desenvolvimento ao longo dos anos, espera-se compreender a interpretação de gráficos de crescimento e o seu uso na apresentação das informações para outros. Além disso, distinguir entre a extensão de crescimento e a taxa de mudança de crescimento, tomando nota de diversos marcos referenciais de crescimento destacados por curvas de velocidade.

 

ATIVIDADE 1: BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE E

DESENVOLVIMENTO HUMANO NA INTERNET

 

A internet pode ser uma fonte valiosa de pesquisa, em que muitos publicitários e organizações fornecem informações que qualquer pessoa pode acessar. É importante, no entanto, ter em mente que há algumas regras na internet, pois qualquer um pode afirmar qualquer coisa (com base, ou não, em uma pesquisa, uma opinião ou outra fonte). Você como um consumidor informado, que busca as melhores fontes de informação, deve examinar os web sites cuidadosamente e determinar a utilidade e a precisão das informações contidas neles, da mesma maneira que faria em uma pesquisa em uma biblioteca física. Nesta atividade de aprendizagem, você tentará determinar os pressupostos teóricos e os alicerces de vários web sites. Para isto, tenha atenção às orientações abaixo para realizar a sua atividade.

 

  1. Utilizando qualquer navegador de internet que você escolher digite o termo “desenvolvimento humano” em um site de pesquisa (p. ex., Yahoo, Google). Verifique, quantas ocorrências existem? Algum dos web sites o surpreende em algum aspecto? De que forma, por quê? Quais as diferenças nas características das informações entre eles?

   Quando utilizado o termo “Desenvolvimento Humano” no site popular Google é possível obter milhares de resultados, precisamente citando 4.750.000, de acordo com informação fornecida pelo site.

   Não que haja alguma surpresa, o interessante deste termo é que mesmo pesquisando ele em um site de busca que não é voltado totalmente para o meio acadêmico, ele nos traz em sua primeira página alguns artigos, e o site da PNUD (Programa das Nações unidas para o Desenvolvimento).

   Se podemos citar um site que se destaca, seria o do PNUD, por oferecer informações importantes sobre o desenvolvimento humano, e estar sempre atualizado em relação ao assunto. Há sim, a questão de não possuir material acadêmico, como artigos ou pesquisas científicas aqui, porém é o site que melhor apresenta a ideia de desenvolvimento de maneira simples.

   Observando os 10 primeiros links citados pelo Google, observamos artigos relacionados ao termo e o termo resumido de maneiras simples, facilitando o entendimento para pessoas leigas.

  1. Repita sua pesquisa na internet adicionando o termo infância a desenvolvimento humano e depois crescimento. A partir da lista de resultados, examine pelo menos 4 tipos de web sites (p. ex., acadêmicos, informativo duvidoso, dicionário ou enciclopédia, médicos ou saúde geral). Identifique alguns sites incomuns ou particularmente interessantes. Se você tivesse filhos e estivesse procurando informações, aprenderia com esses web sites, o quê?

   A partir da procura do termo Infância e Desenvolvimento humano foi possível analisar através principalmente de Blogs a ideia de ensino na infância ou seja, o processo educacional para o desenvolvimento de uma criança. Sim, é possível aprender, os blogs que foram analisados apresentavam embasamento em livros e artigos científicos, há logicamente, quando relacionado a educação, todo um processo cultural embutido dentro de cada grupo familiar, que os leva a fazer determinadas escolhas em como ensinar ou educar seus filhos, porém é possível sim que esses sites mencionados auxiliam o Pai ou a Mãe a abrir as mentes para novas ideias. Citamos aqui como ideias, as questões referentes ao processo de ensino, como é possível observar, notamos que o processo de dialogo entre pais e filhos tem crescido no ambiente familiar, sendo um excelente meio de educação quando bem empregado.

   O segundo termo “Crescimento e desenvolvimento humano” nos traz pesquisas mais complexas, este fato é observado pela grande maioria de artigos que é aparecem nos primeiros links.

   Quando olhado do ponto de vista acadêmico, não há sites incomuns, mas caso o olhar seja de alguém que não possua tanto conhecimento sobre artigos científicos, podemos destacar as pesquisas apresentadas no SCIELO e na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte..

   Como já citado anteriormente, aqui também há um conhecimento que pode ser adquirido ao pesquisar este termo no Google, podemos citar como exemplo a distinção que é feita entre o crescimento e desenvolvimento, dos pontos de vista biológico e social.

ATIVIDADE 2: PESQUISA SOBRE TENDÊNCIAS SECULARES NA

INTERNET

 

Uma tendência secular é uma mudança em um marco referencial do desenvolvimento em gerações sucessivas, geralmente devido à influência de fatores extrínsecos. Alguns pesquisadores criaram uma hipótese de tendências seculares atuais relativas à maturidade precoce, a uma altura maior e um peso corporal maior. Realize uma pesquisa na internet para localizar informações sobre essas possíveis tendências seculares. Classifique suas informações como: (a) pesquisa objetiva conduzida com um grande número de participantes, (b) informações populares sobre um único caso, (c) uma hipótese de um autor ou (d) uma opinião. Considerando a informação de forma geral, você encontra evidências plausíveis de que uma tendência secular exista para algum desses três marcos referenciais do desenvolvimento? Dê suporte as suas conclusões com exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (429.5 Kb)   docx (251.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com