TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino da Prática

Por:   •  9/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Analice Nonnemacher Dall Alba

Com a evolução da Educação Física, a ginástica se especializou de acordo com as finalidades cm que é praticado ou então correspondência com os movimentos que a compõe. Neste contexto a proposta de ensinar ginástica aos alunos implica em uma concepção ampliada sobre o conhecimento teórico e as práticas. Essa relação chega a constituir-se em um dilema ficando a prática e o conhecimento teórico colocados como fossem polos que se excluem. No entanto são indissociáveis em uma aprendizagem e em uma trajetória necessária de ser percorrida para a apropriação do conhecimento.

Cabe então ao professor de Educação Física, em razão da indissociabilidade entre o pensamento e a ação, o empenho em um exercício sobre o fazer-pensar em relação a ginástica enquanto movimento corporal, que não deve ser utilizada apenas para aquecimento corporal, ou seja, como preparação prévia do organismo antes das, modalidades esportivas ou até de qualquer atividade motora, mas como tema relevante a ser ensinado como conteúdo estruturante da ginástica preocupando-nos com a prática concreta que busque contribuir para um saber-fazer do aluno.

É responsabilidade do professor que ministra aulas de Educação Física nos diferentes níveis de ensino ensinar que é ginástica e suas diferentes classificações, finalidades e objetivos, a melhora que acarreta no desempenho em tarefas motoras, seu tempo de duração e outros aspectos relacionados ao tema, ensinar quais as atividades e quais exercícios devem ser utilizados, bem como orientar a melhor forma de execução dos movimentos enfocados, aliados aos hábitos permanentes da prática das atividades motoras, tendo em vista uma vida ativa e saudável.

Buscar uma Educação Física estimulante, prazerosa, criativa, lúdica e expressiva através de uma cultura corporal do movimento é um elemento fundamental para levar o aluno tanto nas concepções teóricas quanto práticas, proporcionam o desenvolvimento crítico do aluno. É preciso que a Educação Física contextualize as práticas corporais, as relacionando com os interesses políticos, sociais e culturais que as formam,

Entender que cada auno possui etapas diferentes de aprendizagem, com possibilidades e desafios, capacidades e habilidades diversas, com formas de aprendizagem diferentes, garantindo a pluralidade do conhecimento, é nesse contexto que a Ginástica, como conteúdo de Educação Física ganha um papel de destaque.

A Ginástica vai promover consciência corporal e o controle dos movimentos físicos em relação a qualquer estilo de prática corporal. Nela o aluno é levado a desenvolver uma combinação de movimentos e vivenciar diversas situações, interagindo ou não com aparelhos. Essas vivências acabam por estimular o desenvolvimento de capacidades físicas e motoras importantes para os movimentos físicos, tanto no dia a dia, no esporte e na saúde. Além disso estimula o desenvolvimento de atitudes positivas, como o senso de responsabilidade, respeito, autoestima, paciência e disciplina.

Referências Bibliográficas

ACHOUR JUNIOR, A. Flexibilidade: teoria e prática. Londrina: Atividade Física e Saúde, 1998.

GALLARDO, J.S.P Ginástica Geral: duas visões de um fenômeno. Campinas, 1996.

GONZAÇES, F.J, DARIDO, S.C; Oliveira, A.A.B (orgs). Ginástica, dança e atividades circenses. Maringá: Eduem, 201. V3 (Práticas Corporais e a Organização do Conhecimento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com