TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Lazer

Por:   •  15/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2        ATIVIDADES        6

2.1. AtividadeA–Conhecendo a realidade da empresa        6

2.2. Atividade BElaborando uma aula de ginástica laboral        7

2.3. Atividade C- Elaborando uma dinâmica para a empresa        12

2.4. Atividade DPalestra sobre Lazer        13

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

VALIDAÇÃO DO ESTÁGIO        17

REFERÊNCIAS        18

APÊNDICES        19

  1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho trata se de um relatório de Estágio Curricular Obrigatório III Atividade Física na Empresa e Lazer, do 8° Semestre do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Pitágoras UNOPAR Polo Siqueira Campos- PR.

O estágio foi caracterizado pela faculdade para desenvolver o aluno e inserir essa formação para as futuras possibilidades do mercado de trabalho onde o mesmo terá oportunidade de incorporar a teoria junto com a prática nas áreas que o mesmo poderá atuar futuramente a fim de formar um profissional qualificado e capacitado dentro da área da Educação Física.

A influência da Ginástica laboral (Atividade física na Empresa e Lazer) para a saúde dos trabalhadores da empresa é de muita importância para eles. A atividade física tem sido referência na cautela e tratamento de diversas doenças que afligem grande parte dos funcionários nas pequenas e grandes empresas.

Desse modo, certifica se que as empresas que investem em programas de qualidade de vida, como a GL, (atividade que engloba exercícios de alongamento relaxamento mobilizações articulares e atividades lúdicas acompanhadas de sonorização específica), diminuem e previnem problemas ocupacionais através desses exercícios característicos que são realizados no próprio local de trabalho passam a contar com trabalhadores saudáveis dispostos e motivados para a realização de suas atividades cotidiana, apresentando assim maior produtividade e rendimento.

A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário pois é leve e de curta duração. O seu objetivo é promover adaptações fisiológicas físicas e psíquicas por meio de exercícios. Observe alguns exemplos abaixo.

Trabalhar a reeducação postural; alivia o estresse ponto, diminui sedentarismo; Aumenta o ânimo para o trabalho; promove a saúde de uma maior consciência corporal; aumenta a integração social; melhora o desempenho profissional; diminui tensões acumuladas no trabalho ponte, previne lesões e doenças por traumas cumulativos como as LER (lesões por esforços repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteo musculares relacionados ao trabalho); diminui a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para exercícios.

A ginástica laboral pode trazer inúmeros benefícios à saúde dos trabalhadores a prática da GL melhora a condição física e psicológica dos mesmos favorecendo a integração, quando praticada em grupo, dos trabalhadores, melhorando a participação e produção em equipe corrigindo vícios posturais, melhorando a disposição dentro do trabalho e reduzindo o estresse e tensões em geral.Para as empresas que adotam esta prática existe uma diminuição na falta de funcionários por motivos de doença redução de gastos com serviços médicos, assim gerando uma maior produtividade dos empregados.

A percepção de dor é uma ferramenta que faz parte das avaliações da presença ou não de dor nos trabalhadores (MENDES; LEITE, 2012). saber das dores e desconfortos dos funcionários faz com que o profissional de educação física foque mais nestas áreas que podem estar enfraquecidas, e assim consiga desenvolver um trabalho mais eficaz.

  1. ATIVIDADES

    2.1. Atividade A: Conhecendo a Realidade da Empresa

QUESTIONÁRIO DE TOPOGRAFIA E INTENSIDADE DA DOR

Este questionário faz parte da avaliação da presença ou não de dores dos trabalhadores dessa empresa:

Nome do trabalhador:__________________________________.

Sexo: ( ) Masculino            ( ) Feminino

  1. Você sente dor em alguma parte do seu corpo?

(  ) Sim            (   ) Não

  1. Se você respondeu que “sim” marque a região do seu corpo em que você sente dor. Atribui uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) a região dolorida, de acordo com a intensidade de dor apresentada a seguir:[pic 9]

  1. Efeitos e mudanças após a aplicação da GL.

Marque (sim) e (não) para as perguntas a seguir:

Quanto aos efeitos de mudanças descobertas em você após a aplicação da GL você notou que:

Elevou a sua auto-estima no seu trabalho? (  ) SIM  (  )NÃO

Diminuiu o seu cansaço?(  ) SIM  (  )NÃO

Após o início da GLvocê começou a realizar algum exercício físico?(  ) SIM  (  )NÃO

Você tem mais disposição e ânimo no trabalho?(  ) SIM  (  )NÃO

Melhorou a postura corporal?(  ) SIM  (  )NÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (283.7 Kb)   docx (279.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com