TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Em Educação Física

Por:   •  8/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO EDUCAÇAO FÍSICA

        

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        10

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        12

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

6        PLANOS DE AULA        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

Diante do novo cenário gerado pelo coronavirus a sociedade precisou passar por diversas adaptações e o setor de ensino principalmente. Com o advento das aulas remotas e o distanciamento social tornou-se inviável a realização do estagio curricular de forma convencional, sendo necessário se recorrer ao plano adaptado de estagio.

Sabe-se que o Estágio compreende um campo de conhecimento e espaço de formação docente que deverá ter como eixo a pesquisa da prática pedagógica, envolvendo a organização e gestão de processos educativos escolares e não escolares, estabelecendo estreita ligação entre teoria e prática e entre as áreas do conhecimento, ampliando a compreensão do campo de atuação e intervindo na prática educativa.

Nesse sentido, o presente relatório tem o objetivo de apresentar uma compilação das informações referentes ao estágio I em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, compreendo  o relato das leituras obrigatórias, perguntas e resposta acerca dos artigos apresentados sobre o Projeto Político Pedagógico – PPP, abordagem dos Temas Transversais Contemporâneos na BNCC, a atuação do professor bem como sua relação com a equipe administrativa e pedagógica; metodologias ativas com uso de tecnologia digitais, alem de planos de aula.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é importante que a criança tenha o maior número possível de experiências no âmbito da cultura corporal do movimento, experimentando diversas  formas  de  se  movimentar,  de  compreender  a  estrutura  corporal  e  ter  a  oportunidade  de  se  desenvolver corporalmente através dessas experiências ao longo de sua vida. É nessa fase que a criança necessita trabalhar de forma específica aspectos do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social.

O artigo evidencia que na escola a criança deverá experimentar as possibilidades disponíveis de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras. Nesse sentido, é fundamental que o professor de educação física seja capaz de orientar atividades especificas a fim de proporcionar o alcance dos objetivos de aprendizagem, promovendo assim a socialização do educando com os demais.

O artigo ressalta que a importância do professor de Educação Física no contexto da Educação Infantil se atrela a atuação direcionada e pedagogicamente desenvolvido para a especificidade das crianças de 0 a 5 anos, de forma lúdica e espontânea, onde as crianças tenham liberdade de expressão e desenvolvimento de habilidades diversas.

As autoras realizaram a pesquisa através de observação participante, análise de documentos e entrevistas com a equipe docente.

As autoras relatam que na educação infantil, a Educação Física vem sendo  foco  de  diversas discussões sobre a importância de se ter um professor específico nessa área de conhecimento, desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9.394/96 (BRASIL, 1996). De acordo com a LDB (Art.26, § 3o.): “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos” (BRASIL, 1996).

Vale salientar que Identificada como fase muito importante da vida, o período que vai da infância à adolescência compreende o momento em que se concentra o período em que o indivíduo se desenvolve suas propriedades psicológicas e motoras. De acordo com Xavier (2018), trata-se do período em que a criança está mais receptiva aos estímulos externos e se desenvolvimento motor ocorre rapidamente. Essa fase abrange descobertas do mundo, gostos, sabores e experiências que produzirão impactos pra toda construção de sua identidade enquanto ser social, inclusive desenvolver habilidades que demandarão consequências tanto positivas quanto negativas para a vida do indivíduo.

Os autores concluem que se faz importante oportunizar a ludicidade nas aulas de EF, a afetividade na EI e a relevância da construção de um trabalho coletivo para a realização de uma prática pedagógica que considere a integralidade da criança de 0 a 5 anos.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

  1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Resposta:

O Projeto Político Pedagógico é documento de suma importância para a instituição, pois trata-se de um instrumento balizador para a atuação da instituição de ensino e, por consequência.  O PPP expressa a prática pedagógica de uma escola ou universidade e de seus cursos, dando direção à gestão e às atividades educacionais. O mesmo norteia as bases de ações da Escola, contendo diretrizes, compromissos da gestão, bem como demais aspectos pertinentes a realidade escolar. Cabe salientar que o PPP possui sua importância comprovada  o bom desenvolvimento das diretrizes de educação e dever ser construído de forma democrática e participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com