TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Futsal

Por:   •  16/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Uniasselvi – Campus Rondonópolis

Acadêmica: Laura Santos Da Silva

Roteiro de Observação – Bacharelado em Educação Física

Estágio III – Escolinha de Futsal anexo a Escola Municipal Evânia Rodriguês CAIC

 1. Caracterização da unidade concedente (empresa, clube, academia, hotel, etc..)

a) Organização: A Escolinha de Futsal encontra – se localizada na rua Belém nº 974, Jardim Tropical, tem seu horário de funcionamento no período vespertino e noturno de terça á sexta das dezessete horas as dezenove horas. A escolinha oferece atividade de futsal, nela frequenta cerca de 50 alunos, com idade de cinco anos a treze anos, ambos os sexos.  

 b) Infraestrutura: A escolinha é anexa a quadra da Escola Municipal Evânia Rodriguês – CAIC, um ambiente fresco, quadra coberta, possui sala para guarda os materiais, bebedouro, banheiros, materias de boa qualidade, coletes médios e pequenos, cones, bolas para cada categorias, os responsáveis podem está assistindo as aulas na arquibancada e esperando término da mesma, e possui um grande espaço de estacionamento.

 2 Caracterização dos profissionais que atuam no local

Possui dois profissionais formados ambos tem pós graduação, não obtém nenhum estágiario, para atuar como estágiario tem que esta cursando o curso de educação física. Em outras áreas não possui nenhum funcionário. Os profissionais tem uma carga horária de oito horas semanais, ambos mora perto do local de trabalho, sempre estão participando de cursos e eventos na área da educação física.

 3 Caracterização do(a) profissional regente

a) Aspectos gerais: Os profissionais são formados, atuam mais de oito anos na área, no local atual tem dois anos atuando, sempre atualizando, fazendo cursos, participando de eventos, buscando em livros, artigos e etc. Possui um convívio excelente com os alunos e pais dos mesmos.

 b) Planejamento: É semanalmente, as aulas são elaboradas de acordo com a turma, sempre havendo igualdade para todos. Quando ocorre algum imprevisto com o espaço, fazem adaptações para os alunos não perderam aula. Os profissionais chegam sempre alguns minutos antes do início da aula e sempre havendo participação dos alunos e professor (a) com os mesmos.

4 Caracterização da turma/horário em que realizará a regência:

a) Aspectos gerais: Em torno de cinqüenta alunos de 5 a 13 anos, ambos os sexos.  

b) Aspectos pedagógicos: Planejamento de acordo com a turma.

c) Aspectos comportamentais: Os alunos têm um ótimo comportamento entre eles, nas aulas obtém participação nas atividades desenvolvidas, na hora da explicação das atividades é o momento que precisa mais te atenção dos alunos, para não executar a mesma errada. Tanto os alunos e os professores preservando seus matérias didáticos.

 ___________________________

Elaina Janaína Nunes De Almeida

Cref: 002463G/MT

1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 

 

Biomecânica: articulação do quadril, articulação do joelho e articulação do tornozelo

Chute no futsal e suas articulações.

A articulação do quadril é a mais estável do corpo, mas também a mais móvel. Além de transmitir grandes forças entre o tronco e o solo, é um importante componente do sistema locomotor. É a articulação mais difícil de ser luxada do corpo humano. Ambas nos memros inferiores.

A articulação do joelho não possui uma grande estabilidade do ponto de vista ósseo, dependendo somente dos outros dois componentes (ligamentos e músculos), para preservá-la de lesões durante os movimentos. O fortalecimento dos músculos que cruzam esta articulação é necessário para aumentar o grau de estabilidade e diminuir o risco de lesões ligamentares.  

A articulação do tornozelo é uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça, realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar, envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial e lateral da fíbula e o corpo do tálus.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O futsal foi criado na cidade de Mondevidéu (Uruguai) no ano de 1933, criador foi professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Pode dizer que o esporte é muito praticado em todo Brasil, principalmente nas aulas de educação física nas escolas de todo país, sendo jogado por duas equipes cada uma com 5 jogadores e dois árbitros, cronometrista e o anotador.

A pratica do futsal exige muito dos membros inferiores dos seus praticantes forcando os quadril, joelho, tornozelo e pé, um esporte constante em mudança de direção, aceleração, desaceleração, por esses motivos os praticantes de futsal ocasiona bastante lesões em algumas articulações, ligamentos, músculos ou ossos.  

Em um jogo de futsal,em alguns momentos o objetivo do chute não é o de acertar a bola a mais forte possível; mas sim o deslocamento da bola de uma variável crucial, particularmente com a maturidade do jogador. O objetivo do chute será o que definirá a parte angular do movimento (GARRETT, 2003).

Na execução do chute no futsal a articulação do joelho ocorre uma extensão brusca  e rápida do joelho realizada pelo músculo do quadríceps e seguido de uma flexão do quadril e acompanhada de contração dos músculos abdominais. O membro apoiado está com o quadril (glúteo máximo e isquiotibiais) e o joelho( quadríceps) em extensão. A articulucação do joelho é a de maior contribuição na velocidade final do chute, quando esta execulta a extensão plena.

Os moviemtos do quadril são realizados por uma única articulação, a coxofemoral, a cabeça do fêmur articula –se com o acetábulo do osso ilíaco.

Em flexão plantar, a articulação do tornozelo do membro dominante se mantém até que o pé toque a bola, em posição neutra fica o membro de apoio.

Biomecânica examina o corpo humano e seus movimentos, melhorando no atleta esse fundamento que é o mais executado dentro do esporte, desempenho das atividades, aperfeiçoando técnica de realização das atividades do dia a dia, preveni lesões e auxilia na reabilitação.

No entanto esse trabalho mostra um plano de intervenção para treinamento de futsal concentrado na articulação do quadril, joelho e tornozelo para melhor entender a biomecânica dos exercícios de chute no futsal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (285.3 Kb)   docx (783.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com