TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Início da Modalidade Lançamento de Disco

Por:   •  7/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 7
  1. O início da modalidade Lançamento de Disco

Vamos agora conhecer a origem desse esporte, que seria nas Olimpíadas da Antiguidade, para sermos mais exatos em 708 AC. Para confirmar o fato, existem várias obras de arte como a estátua de Discóbolo, fundada em 455 AC. Pelo grego Míron. Que certamente os primeiros discos não tinham as formas dos atuais e nem o mesmo peso, pois por ter sido um esporte antigo, o disco era feito de pedras. E com o passar do tempo, a forma circular foi se adequando até os dias de hoje. Apesar de ser um esporte antigo, apenas no ano de 1896 que foi incorporado nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Posteriormente, as regras foram mudando, e temos como principal diferença desse esporte comparando na atualidade seria os movimentos, onde o corpo permanecia estático, ou seja, completamente parado, isso foi até por volta de 1900, quando os nórdicos passaram a realizar giros para fazer o arremesso. Ainda nessa época era feito com as duas mãos. Mais tarde, após a década de 20, foi estabelecida a regra do arremesso apenas com uma mão, e em 1954 foi também implantada a regra do giro obrigatório nas competições.

E também temos como destaque desse esporte, medidas e pesos diferentes para homens e mulheres, ou seja, pode ser de madeira ou outro material adequado, oco ou não que, porém deve ter as bordas arredondas e as medidas exatas.

Nas competições, o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (é assim mesmo que é chamada), que nada mais é do que uma rede
de 4m de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.

O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia. Usa o corpo, além do braço, para dar um maior impulso no momento da liberação do disco.

No atletismo, temos diversas modalidades entre elas temos o lançamento de disco, cujo objetivo é lançar o disco o mais longe possível, para tentar obter um bom resultado, o atleta tem três chances. Após todos os atletas lançarem, apenas os oito melhores lançadores terão a possibilidade de lançar mais três vezes, e assim até termos o campeão.

1.1 REGRAS DO LANÇAMENTO DE DISCO

Para o lançamento desse aparelho é usado um disco, ou seja, um prato de metal circular, que pode ter de 18 a 22 cm de diâmetro. A espessura e o peso do disco também variam de acordo com a modalidade: no lançamento masculino, o disco tem 2 kg e 45 mm de espessura, já no feminino o peso do disco é de 1 kg e a espessura de 38 mm Para executar o lançamento, o atleta segura o disco sobre os dedos e o apoia contra o antebraço. Depois, executa um único giro rápido, e solta o disco estendendo completamente o braço do lançamento. A medição é feita a partir do ponto de contato do disco com o solo e nesta modalidade é permitido o uso de cinturões de proteção cervical e material próprio nas mãos para aumentar o atrito e manter o disco posicionado, sem que este escorregue.

  1. Recordistas e Campeões

      Entre o recordista masculino em mundiais na modalidade lançamento de disco temos em destaque Jürgen Shult com a impressionante marca de 74,08 metros no mundial de Neubrandeburg na Alemanha em 06 de julho de 1986, Shult é natural da Alemanha nasceu em 11 de maio de 1960, além do recorde mundial ele também carrega em seu curriculum quatro medalhas em mundiais (Ouro, Roma 1987; Prata, Sevilha 1999; Bronze, Stuttgart 1993 e Atena 1997) e duas medalhas olímpicas (Ouro, Seul 1988; Prata, Barcelona 1992) encerrando sua participação em olimpíadas em Sydney 2000. 

      O recordista olímpico na modalidade fica por conta de Virgilijus Alekna na olímpiadas de Atenas 2004, com a marca de 69,89 metros, Alekna nascido em 13 de fevereiro de 1972 na Lituânia, além do recorde olímpico o atleta possui três medalhas (Ouro, Sydney 2000 e Atenas 2004; Bronze, Pequim 2008) e quatros medalhas em mundiais (Ouro, Paris 2003 e Helsinque 2005; Prata, Atenas 1997 e Edmonton 2001). 

      Entre as atletas do feminino o recorde mundial é da alemã Gabrieli Reinsch arremessando o disco á distância de 76,80 metros em 1988 em Neubrandenburg, enquanto o recorde olímpico é da também alemã Martina Hellmann na olímpiada de Seul com a marca de 72,30 metros Martina também é alemã assim mostrando a potência e preparo dos alemães nessa modalidade. 

       O atual campeão olímpico (Rio 2016) é o alemão Christoph Harting, até então não tinha nenhum titulo de expressão e vivia a sombra de seu irmão mais velho Robert Harting campeão olímpico em Londres, 2012 e mundial em (Berlin, 2009; Daegu, 2011; Moscou, 2013). 

      Nas olímpiadas  Rio 2016 no lado feminino a campeão foi a croata Sandra Perkovic ,que ainda na fase escolar mostrava-se amante dos esportes, praticando atletismo, basquete e voleibol, atualmente Sandra atua no lançamento de disco e no arremesso de peso. 

      Já na paraolimpíada Rio 2016 o destaque para Alessandro Rodrigo, brasileiro de 32 anos que quebrou o recorde com a marca de 43,06 metros na categoria F 11 (para cegos), levando assim a medalha de ouro, Alessandro ficou cego após contrair toxoplasmose em 2009; na classe F 56 (para cadeirantes e lesões similares) a medalha de ouro ficou com o brasileiro Claudiney Batista dos Santos quebrando também o recorde paraolímpico da categoria com a marca de 45,33 metros, Cladiney também  se destaca em outras modalidades como lançamento de dardo que lhe rendeu uma medalha de prata. 

      O recorde no âmbito nacional fica com Ronald Odair de Oliveira Julião, 31 anos, nascido em Caieiras SP, com a marca de 63,30 metros, sendo heptacampeão brasileiro na modalidade entre outros títulos nacionais, Ronald também participa do arremesso de peso onde é recordista. No feminino fica com Andressa Oliveira de Morais, lançando disco á uma distancia de 64,21 metros em Barquisimeto Venezuela, em 10, junho de 2012, Andressa é 3º sargento da marinha e faz parte do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa, já foi 1º colocada no Sul-americano sub 23, 1º colocado no sul-americano, 2º colocado no troféu Brasil. 

3. TÁTICAS DE ENSINO

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as regras que incidem sobre o lançamento de disco no Atletismo;

Reconhecer as técnicas e estratégias mais utilizadas para o lançamento de disco além de identificá-las durante o seu processo histórico.

Uma técnica usada para o arremesso em escola é utilização de materias alternativos como papelão, papel, fica adesiva, para que o aluno faça o seu próprio disco e se sinta mais confortável com o disco, não é indicada utilização de um disco profissional devido o local da aula e prevenção de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com