TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo do Pião

Por:   •  14/1/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

                                        [pic 1]

[pic 2]

                 

                   

Professor: António Pereira

Aluno/a: Beatriz Lemos

Nª do Processo:15011

Índice:

1-Introdução;

2-Historia do jogo;

3-Historia do jogo em Portugal;

4-O material necessário;

5-Como se joga;

6-Como se ganha;

7-As regras;

8- As competências;

9- Os vídeos;

10-Conclusão;

11-Referencias bibliográficas;

                                          Introdução:

Ola a todos neste trabalho vou falar um o pouco do meu trabalho final que é o jogo do pião no âmbito do módulo o jogo da disciplina atividades de natureza e lazer que foi proposto pelo professor António Pereira.

O nome do jogo que escolhi foi o pião porque escolhi este jogo que é tradicional, muito lúdico e interessante de se jogar com amigos e familiares também.

Este jogo serve para as crianças se divertir não só também para ficarem a saber do jogo em si como se joga e onde surgiu o jogo e também para melhorarem a sua coordenação motora, a sua memória e desenvolverem a sua força e lidarem coma as regras.

Ao longo deste trabalho vou falar um pouco de todo tal como o nome dele, onde surgiu o país a cultura dele onde é mais falado, os materiais necessários para se jogar ao pião os objetivos dele como se ganha se ele é lúdico as regras dele a suas capacidades e competências exigidas no jogo.

                             

                           História do Jogo do Pião:

A origem do pião é incerta ainda que se tenha conhecimento de sua existência desde o ano 4000 a.C., já que foram encontrados alguns exemplares, elaborados com argila, nas margens do rio Eufrates. Há vestígios de piões em pinturas antigas e em alguns textos literários que citam o brinquedo/jogo. É citado também nos textos de Catão, o Velhopolítico e historiador romano. Além disso, o pião aparece nos escritos de Virgílio, destacando-se em sua obra Eneida  (século I a.C.)

Da mesma forma, se tem encontrado piões pertencentes à civilização romana. No Museu Britânico, é conservado o pião mais antigo do mundo, encontrado em Tebas e datado de 1250 a.C..

Platão o pião servia como metáfora do movimento e Aristófanes se confessava aficionado pelo objeto.  O poeta romano Ovídio também menciona o pião em seus poemas. Aulo Pérsio Flaco (34 - 62), outro poeta romano, dizia que "em sua infância teve mais afeição ao pião do que aos estudos".  Durante umas escavações realizadas em Troia foram encontrados alguns piões feitos de barro e outros exemplares têm sido desenterrados em Pompeia.

                       A história do Jogo do Pião em Portugal:

As tradições de jogo do pião e ainda mesmo em jogos de adivinhação, são bastante semelhantes nos dois países lusófonos, como demonstram os estudos dos portugueses Jaime Lopes Dias (Etnografia da Beira, VI, 166-167); Augusto César Pires de Lima (Jogos e Canções Infantis, 26-27) e Rocha-Mandahil que, na "Revista Lusitana" (vol. XXVI, Porto, 1927) registrou ter o Arcebispo de Braga e irmão bastardo de Dom João V, Dom Jorge (1703-1756) jogado de modo entusiasmado o pião; e do brasileiro Aluísio de Almeida (in: Revista do Arquivo Municipal, CVIII, São Paulo, 1946) – como regista o folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo.

                     

                      O material necessário para jogar o pião:

O material necessário para se jogar ao pião é um pião/cordel/ círculo desenhado no chão para se jogar o pião.

[pic 3]

                             Como se joga o jogo do pião:

  • O pião joga-se da seguinte forma: antes de se atirar o pião deve-se enrolar bem o cordel a sua volta sem folga.
  • O cordel segura-se com a mão pela extremidade solta.
  • Quando se desenrola com o impulso da mão puxa-se o cordel para trás para o fazer girar.
  • Quando o pião é lançado com muita intensidade diz-se que a jogada é “escacha”.
  • Para se jogar á roda ou (raia grande) marca-se no chão um círculo grande de jogo que poderá ter cerca de metro meio.
  • O objetivo dos jogadores é projetarem o seu pião ao círculo conseguindo tirar os piões dos outros jogadores para fora do círculo.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

                       Como se ganha o jogo do pião:

O jogo do pião ganhasse tendo vários piões dentro do círculo o jogador que vai lançar o pião para o círculo se lançar um dos piões e tirar um dos outros que estão la e quem tiver o pião a girar mais tempo com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (343.8 Kb)   docx (221.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com