TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Judô Dentro Da Pratica Escolar

Por:   •  30/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Aluno: Denis Caetano Da Silva

Curso: Educação Física-licenciatura 6° Semestre

Disciplina: Projetos Em Educação Física l

Apresentação Para Elaboração Do Projeto De Pesquisa – 2

                                          O Judô Dentro Da Pratica Escolar

Judô (caminho suave, ou caminho da suavidade) arte marcial praticada como esporte de combate criada por (Jigoro Kano) em 1882 Com princípios de fortalecer o físico, a mente e o espirito, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Essa arte marcial chegou ao brasil em 1922 no período da emigração japonesa no pais.

Esse estudo aborda o judô dentro da pratica escolar com sua contribuição e importância no processo de ensino e aprendizagem, o judô por ser um esporte criado por um professor que conhecia o sistema educacional comprometido com a formação das pessoas, vem nos trazer condições de buscar esse objetivo de trabalhar experiências motoras situações de construção moral, intelectual, ética e social dos alunos.

Os parâmetros curriculares nacionais propõe que as lutas estejam contempladas no currículo escolar afim de discipliná-los e contribuir com sua formação pessoal. Propõe também que os conteúdos atitudinais se façam presentes nas aulas pois eles apresentam-se como objetivo de ensino e aprendizagem, e apontam para a necessidade do aluno vivencia-los de modo concreto no cotidiano buscando minimizar a construção de valores e atitudes por meio do currículo oculto. (BRASIL,1998, p.5, p.9, p.75).

 Um dos motivos que dificultava a pratica do judô nas escolas era exatamente o material, que não e tão acessível facilmente entre as escolas como o tatame e o Quimono para os alunos, isso gera um custo e uma barreira para o esporte nas escolas, bem como professores especializados na modalidades para ministras as aulas, hoje em dia com o avanço do judô por ser um esporte olímpico essas barreiras estão sendo quebradas.

Por ser um esporte olímpico e de grade projeção nacional com várias medalhas conseguidas por nossos atletas brasileiros em eventos internacionais, o judô vem chamando a atenção cada vez mais de pais e professores por ser um esporte com grades benefícios com relação a suas práticas.

Hoje grandes federações e ligas esportivas de judô vem se reformulando e se adaptando para levar o esporte as crianças com maior segurança, como quedas e estrangulamentos que fazem parte dos golpes do judô não são permitidos o ensino as crianças e adolescentes com menos de 16 anos por ainda não terem uma formação física adequada para a pratica de certo golpes, essa e uma das visões do judô para a saúde e o desenvolvimento das crianças por estar ainda desenvolvendo seu corpo.

Quem permite que seu filho estude judô nas escolas hoje em dia sabe que esse esporte vai primar por disciplina estudo e formação acadêmica pois boa parte dos professores que optam pela prática deste esporte tem formação necessária para o ensino da arte marcial para seu filho até porque no judô se encara uma formação acadêmica como complemento de uma educação formal onde se pode oferecer para os alunos o que a de melhor no processo educativo discernimento de várias formas de ensinar.

Algumas pessoas da sociedade por não ter um conhecimento, um esclarecimento da parte conceituada acaba vendo a arte marcial como uma coisa ruim relacionada a violência a fatos negativos, sendo que o esporte marcial trabalha muito a ética o caráter, respeito, disciplina. Trabalhando com esses quesitos conseguimos atingir alvos muito positivo para o cotidiano e a personalidade do aluno através da luta.

A luta e um dos esportes mais antigos do mundo com registro de cerca de 15 mil anos encontradas com gravuras e desenhos em cavernas na França. Já o judô criado a mais de 130 anos aparece pela primeira vez na agenda olímpica em Tóquio em caráter demonstrativo. Em 1972 o esporte entra na agenda oficial, nos jogos de Munique e 20 anos depois, em Barcelona as mulheres começaram a disputar as medalhas olímpicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com