TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

SABLINA KALINE CARVALHO DE SOUZA

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

SABLINA KALINE CARVALHO DE SOUZA

AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 3

2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS 3

2.1.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL 3

2.1.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PORGRESSIVISTA 4

2.1.3 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA 5

2.1.4 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA 5

2.2 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS 6

2.2.1 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA 6

2.2.2 TENDÊNCIA PROGESSISTA LIBERTÁRIA 6

2.2.3 TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A classificação das Tendências Pedagógicas foi um tema abordado por José Carlos Libâneo na década de 70 e partir desse momento evidenciou-se as duas correntes pedagógicas na teoria escolar. Tendo cada uma dessas tendências seus contextos históricos específicos.

A prática educacional é uma prática pedagógica por excelência, mas ela não se restringe apenas a isso, pois também ela é influenciada por condicionantes sociopolíticos e econômicos, como as leis, a economia, os ideais de justiça, o cenário social.

E com essa relação surge o conceito Tendência, pois a cada momento histórico, a cada momento sociopolítico, a cada momento econômico, tem-se uma determinada manifestação educacional. E dentro dessas tendências, têm-se as Tendências Liberais e Tendências Progressistas, ambas reconhecidas por Libâneo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS

Nessa corrente pedagógica, a escola é tida como instituição que prepara o indivíduo para desempenhar seu papel na sociedade, dentro das aptidões individuais de cada um. Priorizando assim, uma sociedade dividida em classes, justificando o modelo hierárquico do Capitalismo.

As Tendências Liberais trazem em seu discurso a ideia de igualdade de oportunidades, enfatizando a necessidade individual de crescimento, porém desconsidera completamente o fator das desigualdades de condições.

Esta corrente pedagógica se divide em quatro tendências, a Liberal Tradicional, a Liberal Renovada Progressivista, a Liberal Renovada Não-Diretiva e a Liberal Tecnicista.

2.1.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL

Nessa tendência, o objetivo é disciplinar o indivíduo, preparando-o moral e intelectualmente, para que ele assumir seu papel social. Esse ‘preparar’, na verdade tem o intuito de fazer com que o indivíduo se adaptasse à sociedade burguesa, valores tais, que vinham de cima para baixo. Onde a burguesia conquistava seu poder como o povo, concentrando renda, concentrando poderes a assim passando a ser a classe dominante.

Possuindo uma estrutura mecânica e bem organizada, tendo a pessoa do professor como aquele que detém e transmite o conhecimento, a autoridade máxima, sendo uma autoridade, não pelos conteúdos que domina e sim, autoridade no sentido do autoritarismo. Tendo o aluno como mero receptor, com a função apenas de memorizar os conteúdos e devolvê-los as nas avaliações.

Os conteúdos giravam em torno dos conhecimentos, que são acumulados e repassados como verdades absolutas, por meio de exposição e sob a análise crítica do professor.

A avaliação no modelo tradicional se dá por meio de avalições constantes, através de testes, provas, trabalhos, que vão culminar em resultados positivos ou negativos. Uma prática classificatória, voltada para a exclusão, pois o aluno que não absorver tais conteúdos será reprovado, abrindo caminhos para a evasão escolar, multirrepetência e o fracasso escolar.

2.1.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PORGRESSIVISTA

No modelo progressivista, surge uma abordagem da psicologia educacional e mesmo ainda com ideias preliminares, começou a se tirar o foco do professor, tentando estabelecer uma relação mais proximal. A escola tem a preocupação de retratar a vida no ambiente escolar, para que assim o aluno possa melhor se adaptar a sociedade.

Os conteúdos são estabelecidos através de interesses, necessidades experiências dos alunos, através de tentativas experimentais, pesquisas, descobertas e soluções de problemas, com o professor tendo a função de auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo dos mesmos.

O aprender, nessa tendência é uma autoaprendizagem e o ambiente é apenas estimulador. Sua aplicação é reduzida, mas ainda adotada em algumas escolas particulares.

2.1.3 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA

Na Tendência Renovada Não-Diretiva ainda há uma preocupação com o indivíduo, aqui o professor assume o papel de facilitador, sendo visto como um especialista em relações humanas, mas ainda com a visão da educação centrada no aluno individualmente.

Também conhecida como Escola Nova, essa tendência enfatiza a formação de atitudes, tendo uma maior preocupação com os problemas psicológicos que os de ordem pedagógicas e sociais, buscando assim o autodesenvolvimento e a realização pessoal.

A transmissão dos conteúdos é secundária, focando-se no processo do aprendizado em si, com cada indivíduo buscando por si mesmo os conhecimentos, através de métodos usuais são dispensáveis, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com