TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa de Capoeira

Por:   •  2/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Acadêmico: Marana Mara Paula Cordeiro

R.A. 200274165

Curso: Bacharelado em Educação Física

Disciplina: Capoeira

Valor da atividade: 3,0

Prazo: 16/09/2022

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
  5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  7. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento a Proposta; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  8. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos!

A capoeira para o público infantil é uma excelente ferramenta para desenvolver o aspecto psicomotor, cognitivo e social. Diante disso, a sessão de treinamento deve ter uma característica lúdica, onde a criança possa desenvolver as técnicas de acordo com sua fase do desenvolvimento motor, estimule a imaginação e interaja com os demais colegas. Para isso, uma sessão é composta basicamente por três etapas, sendo eles, parte inicial, desenvolvimento e parte final. Na parte inicial, contém ações como saudação, juramento, apresentação dos objetivos, alongamento e aquecimento. No desenvolvimento, contempla atividades como treinamento das técnicas, defesa, ataque, contra-ataque e roda de capoeira e na parte final, pode haver um relaxamento, recados e feedback do aproveitamento da aula. Como se trata de crianças, a introdução de brincadeiras que estimule o objetivo principal da sessão é fundamental.

Nessa atividade MAPA você deverá:

Elaborar uma sessão de treinamento para crianças de 11 a 14 anos, todos iniciantes na capoeira, com o propósito de melhorar o desenvolvimento motor, desenvolver o aspecto cognitivo, social e aprender a movimentação básica. Para isso, você deverá escolher DOIS dos movimentos apresentados: Meia Lua de Frente, Queixada, Armada, Meia Lua de Compasso, Martelo, Chapa, Benção, Ponteira. Lembre-se: a sua sessão de treino deve ser baseada nos movimentos escolhidos.

Sessão de treino - 1

DADOS DA TURMA: Treino para crianças de 11 a 14 anos, todas iniciantes na capoeira.

Local: Quadra

Horário: 18:00 às 19:00

Quantidade de participantes: 10 alunos

OBJETIVO GERAL DA AULA

Objetivo é trabalhar mais o equilíbrio e os desenvolvimentos motores por completo, e trabalhar também a agilidade.

Movimento a ser trabalhado (selecione dois).

(   ) Meia Lua de Frente;

( X ) Queixada;

(   ) Armada;
( X ) Meia Lua de Compasso;
(   ) Martelo;
(   ) Chapa;
(   ) Benção;
(   ) Ponteira.

PARTE INICAL DO TREINO (Apresentar como iniciará a sessão descrevendo as atividades que serão realizadas ( exemplo: alongamento, aquecimento com atividades lúdicas)

Tempo de duração: 10 min

Atividades: Vamos dar inicio com um AQUECIMENTO correndo em volta da quadra, durante 05 min, e depois vamos acrescentar polichinelos, chutes no ar, e saltito, por 05 min.

PARTE PRINCIPAL DA AULA (Apresentar 4 atividades que desenvolvam o objetivo proposto. Lembre-se que cada movimento escolhido deve ter duas atividades apresentadas)

Tempo de duração: 12 min

Atividade 1: Na primeira atividade vamos iniciar com o movimento queixada, vamos separar os alunos por duplas colocando um ao lado do outro e cada dupla vai desenvolver aos movimentos, estando-se em base em uma das pernas e suspendendo a outra contra o oponente em forma de giro, de dentro para fora, visando especialmente seu queixo, a perna é deslocada e esticada e a parte que toca o adversário é a parte lateral externa do pé. Quando uma dupla finalizar o movimento a outra dupla entra.

Tempo de duração: 11 min

Atividade 2: Na segunda atividade os alunos irão formar duplas, e gingar um contra o outro, as duplas vão começar gingando, e no comando do mestre um aluno ira executar o movimento com a perna direita esticada visando o queixo do outro, e o outro aluno ira se esquivar para se defender. As duplas vão repetir esses movimentos, e vão intercalar as pernas direita e esquerda, e trocando de dupla para atacar e defender.

Tempo de duração: 11 min

Atividade 3: Na nossa terceira atividade vamos fazer um circulo onde todos irão bater palmas e o mestre vai ficar no meio tocando e andando com o atabaque, todos os alunos deveram ficar atentos ao comando do mestre, pois quando o mestre parar de tocar ele vai escolher um aluno para fazer o movimento de meia-lua de compasso, agachando sobre a perna da frente, e com a outra perna livre, faz o movimento de rotação, varrendo na horizontal ou diagonal, quando inicia o movimento de rotação, as duas mãos vão ao solo para ter melhor equilíbrio, o adversário é atingindo pelo calcanhar. Todos deverão fazer, somente quando o mestre chamar, então deveram ficar bastante atentos ter bastante agilidade na hora do movimento.

Tempo de duração: 11 min

Atividade 4: Os alunos vão fazer um circulo, e o mestre vai ficar no meio segurando uma raquete, um de cada vez vai executar o movimento de meia-lua de compasso, com objetivo de atingir a raquete, enquanto os outros vão batendo palmas e cantando.

Tempo de duração: 45min no total

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com