TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Por:   •  20/11/2023  •  Dissertação  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

MAPA SUB – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Acadêmico: Bruno Barbosa de Sousa

R.A. 21156184-5

Curso: Educação física-Bacharel

 Disciplina: Iniciação Esportiva

Valor da atividade: 5,0

Prazo: até 22/06/22

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA.
  3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
  5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
  7. Critérios de avaliação: Utilização deste arquivo; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  8. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos!

[pic 3]

A Unidade de Treino (UT) representa a sessão de treino ou aula prevista no microciclo. Sua elaboração é essencial para que o desenvolvimento das atividades ocorra de forma eficiente e satisfatória, atingindo o objetivo proposto dentro do seu planejamento ou periodização. Nesse contexto, Gonzáles et al. (2017) propõe que a aula ou UT deve ser estruturada em três grandes blocos: a roda inicial, as vivências e a roda final. A roda inicial e a roda final são os momentos de conversa entre professor/treinador e aluno/atleta. Já as vivências se referem à aplicação das atividades propostas.

Fontes: GONZÁLEZ, F. J. et al. Esportes de Invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol e ultimate frisbee. Maringá: Eduem, 2017.

RESENDE, R.; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá: UniCesumar, 2022.

A partir dessas informações, nesta atividade MAPA, você deverá elaborar UMA Unidade de Treino ou Aula, conforme a estrutura citada acima descrita por Gonzáles et al. (2017), para uma modalidade esportiva à sua escolha, porém que tenha como característica ser um esporte de REDE/QUADRA (individual ou coletivo).

Você deverá considerar que seus alunos(as)/atletas possuem entre 7 e 12 anos de idade e que desejam INICIAR na modalidade.

Orientações importantes:

  • Para entender melhor cada etapa da estrutura da UT ou aula, acesse as páginas 141–144 do livro da disciplina.
  • Leia as informações apresentadas na Unidade 1 do livro da disciplina sobre a classificação dos esportes para escolher a modalidade.
  • Utilize o exemplo do plano de aula ou UT da página 146 do livro da disciplina como base para descrever e elaborar as atividades.
  • As Aulas Conceituais e Ao Vivo são essenciais para que você entenda os conteúdos solicitados na atividade. Não deixe de assistir!!
  • Na pasta Material da Disciplina há um livro (Manual de Práticas para Iniciação Esportiva - Programa Segundo tempo) com exemplos de atividades para diversas modalidades esportivas que você pode utilizar para montar sua aula/treino.
  • Referencie todos os materiais que utilizar para elaborar suas respostas (mesmo que tenha sido somente o livro da disciplina). Na Sala do Café á arquivos para auxiliá-lo(a) nas citações ou referências.

UT - UNIDADE DE TREINO/AULA

Modalidade esportiva: Voleibol

Faixa etária (idade) dos alunos/atletas: 12 ANOS

Problema tático: Realização do toque

Objetivo(s): Buscar posicionar o corpo da melhor forma para executar o toque; identificar e aplicar em situações-problema os princípios técnicos e táticos do voleibol; compreender a dinâmica tática da modalidade;

Roda Inicial:

Apresentar o fundamento passe para os alunos, explicando as regras dos três toques dando ênfase na tentativa de execução e não no gesto técnico. Buscar priorizar a questão do companheirismo para que o desenvolvimento do jogo ocorra de forma eficiente, deixando claro que é necessária a comunicação entre os integrantes da equipe.

Primeiros movimentos:

Em pequenos grupos (3, 4, 5 integrantes) os alunos passam a bola e se movimentam por todo o espaço, evitando esbarrar nos colegas. Durante a execução dos passes, devem experimentar diferentes formas de realizar a ação e os deslocamentos, variar: as distâncias dos passes, mudar o tipo de passe, utilizar o passe com as duas mãos ou do tipo manchete, podendo ate mesmo realizar de forma não técnica.

1. Jogo inicial:  

Nome do jogo: Jogo dos toques

Objetivo: Permitir a vivência do gesto técnico do toque.

Materiais utilizados: Bolas de voleibol ou iniciação, elástico e giz.

Descrição: O professor deverá esticar um elástico atravessando a quadra longitudinalmente que será utilizada como rede. Deve-se desenhar, com giz, miniquadras de aproximadamente 3x9 m com um elástico dividindo-a ao meio. O jogo será na estrutura funcional de 1x1, podendo, na primeira ação, segurar a bola e, logo em seguida, lançá-la para cima e realizar três toques consecutivos. Neste jogo, será obrigatório rebater a bola para a quadra adversária no terceiro toque, permitindo que o aluno tenha maior contado com a bola e experiencie as situações que mais ocorrem no jogo de voleibol. Quem perder o ponto deverá sair da quadra para jogar com outro aluno em outra miniquadra.

2. Consciência tática:

Pergunta: Qual a maior dificuldade na hora de realizar o passe?

Resposta: Posicionar o corpo para receber a bola e quanto de força para passar a bola

3. Tarefas:

Nome do jogo/tarefa: Vôlei câmbio

Objetivo: Trabalha o passe dentro do jogo adaptado

Materiais utilizados: Bolas de voleibol ou iniciação, elástico e giz.

Descrição: Separe as equipes de 4 integrantes em um espaço reduzido. Nessa adaptação do voleibol, segurar a bola representa a possibilidade concreta de jogá-lo, facilitando a participação dos alunos, visto que nesta faixa etária é, ainda, difícil executar um passe com precisão. permitir que se agarre a bola somente na recepção e no primeiro passe, introduzindo-se as rebatidas em seguida; ou utilizar uma bola maior e mais leve, a fim de facilitar as rebatidas.

4. Jogo final:

Nome do jogo: Vôlei adaptado

Objetivo: Experiência com o jogo 

Materiais utilizados: Bolas de voleibol ou iniciação, elástico e giz.

Descrição: Dividir os alunos em equipes de seis para a realização do jogo com regras adaptadas. As equipes podem deixar que a bola toque apenas uma vez no chão, sendo ponto quando a bola toca duas vezes no chão. Também é permitido que o aluno possa segurar a bola no momento da recepção para assim realizar o passe.

Roda final

Conversar sobre as dificuldades encontradas na execução do passe e uma reflexão do que fazer para melhorar através da troca de experiências entre os alunos durante a aula. Além de estimular a interação entre todos.

Apresente as referências bibliográficas dos livros/sites/artigos utilizados para realização desta atividade, conforme as normas ABNT.

RESENDE, R.; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá: UniCesumar, 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (182.1 Kb)   docx (230.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com