TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo Projeto Esportivo Adolescentes

Por:   •  11/1/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Rua Padre Felipe 900- Centro – Esteio'

3473.0414

culturaesteio@gmail.com

PROJETO ESPORTIVO

                                             NºCPEE 22

TÍTULO DO PROJETO: Cidadão de Peso – Levantamento de Peso Olímpico

Cidadão de Peso -  2018/2                  

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 18/9/2018 a 15/12/2018

PRODUTOR ESPORTIVO:

Lucas Marques da Silva

1.IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

TÍTULO

Projeto Cidadão de Peso – LPO 2018/2

SEGMENTO ESPORTIVO Nº

7- Levantamento de Peso

1. Corrida

5. Montanhismo

2. Futsal

6. Futebol de Campo

3. Futebol de Mesa

7.Outros

4. Bocha

Período de Realização

18/9/2018 a15 /12/2018

Município

Esteio

Local de realização

Body Life Academia – Rua dos Ferroviários 668 – Centro de Eteio

2.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTOR E PROPONENTE

CPEE Nº

Pessoa Jurídica

Razão Social

CNPJ

Endereço

Cidade

CEP

Telefone

Celular

Email

Pessoa Física e/ou dados do representante legal da Pessoa Jurídica

Nome

CPF

Endereço

Cidade

CEP

Telefone

E-mail

.

3. DADOS BANCÁRIOS

Banco:

Agência:

Nº Conta:

4.EQUIPE PRINCIPAL DO PROJETO.

NOME

FUNÇÃO

David Cezimbra

Professor e Responsável Técnico do projeto

Lucas Marques da Silva

Estagiário nas aulas

Guilherme Borges de Matos

Estagiário

Juliana Fontoura

Nutricionista

Gerson Siegmund

Psicólogo

5.JUSTIFICATIVA

O levantamento de peso é uma modalidade de enorme tradição dentro dos Jogos Olímpicos, serve como exercício de preparação geral para as demais modalidades (como atletismo, lutas, natação, etc.) além de proporcionar melhoras significativas na saúde de seus praticantes, como redução da gordura corporal, aumento da massa magra, força e condicionamento. Nos últimos cinco anos foi o esporte que mais cresceu no Brasil e no mundo. No Rio Grande do Sul contamos atualmente com ------- de academias e ------ atletas filiados junto a Felp-Rs  (Federação Gaúcha de Levantamento de Peso). Na cidade de Esteio temos seis espaços que ensinam esta modalidade, totalizando aproximadamente 1000 praticantes. Para se ter uma idéia da popularidade do esporte em nossa cidade, o Campeonato Gaúcho de LPO 2017 e 2018  foram realizados em Esteio. Nos anos de 2015,2016 e 2017, atletas consagrados do esporte mundial e nacional, o campeão olímpico koklov (Russia) e Fernando Reis (Brasil), atual campeão Sul Americano, ministraram cursos da modalidade no RS e na cidade de Esteio. Os melhores atletas Brasileiros de Crossfit (modalidade que tem como base o LPO) Guilherme Domingues e Lucas da Rosa são naturais de Esteio.

Embora o esporte apresente este crescimento nos mais distintos locais e em nossa cidade, e sua pratica contribua para melhora significativa da saúde de seus praticantes, a sua prática se torna de difícil acesso para cidadãos de baixa renda devido o alto custo da mensalidade para praticar esta modalidade.

Muitos foram os avanços de inclusão social e melhora da saúde de nossas crianças e adolescentes através do esporte no Brasil, mas é inegável reconhecer que as políticas públicas ainda não alcançam a solução para estes problemas.

  Em estudo de Bergmann et al(8), foi verificado que aproximadamente 24% dos meninos e      17% das meninas gaúchas tem sobrepeso ou obesidade, o que preocupa se levarmos em    consideração que crianças e adolescentes obesos tem grande chance de permanecerem nessa situação quando adultos (9).

Diante do quadro apresentado, torna-se evidente que a pratica de exercícios físicos além de ser um elemento de integração e inclusão social é uma medida terapêutica de suma relevância, considerada como tratamento de primeira escolha. Em estudo de revisão de Zenzen & Kridli (14), avaliando a eficácia dos programas de educação física oferecidos a crianças e adolescentes em idade escolar no controle da obesidade, através da analise de mais de 16 estudos, os autores concluíram através da analise dos estudos que a escola não consegue de forma efetiva alterar o processo de instalamento da obesidade.  

É necessário inovar no esporte de nossa cidade de maneira eficaz. Assim, um projeto esportivo pioneiro, estruturado, com metodologia científica e com grande abrangência de participação, sem discriminação de sexo, peso, altura ou habilidade, como o Cidadão de Peso, subsidiado em parte pela prefeitura, torna se uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes de baixa renda, matriculados nas escolas públicas da cidade de Esteio, a praticarem um esporte, com inúmeros benefícios a saúde, que até então, devido o alto custo, se torna praticante impossível para esse público, democratizando o acesso ao esporte.

Seria a oportunidade do jovem no turno inverso da escola, aprender a ter domínio de uma técnica esportiva, a interagir com seu próprio corpo e limites, assim como interagir com outros jovens e crianças e melhorar sua saúde.

 

6.OBJETIVO GERAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (307.9 Kb)   docx (75.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com