TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COVID-19 E SUA AÇÃO NO ORGANISMO HUMANO

Por:   •  12/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

1 INTRODUCÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÕES        12

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

A covid-19 é o agente etiológico da SARS-12, doença que pode levar a síndrome respiratória aguda grave, causando efeitos deletérios a vários sistemas do corpo humano.

As manifestações respiratórias associadas à covid-19 são o principal motivo de preocupação por parte das equipes de saúde pelo risco de vida associado. Entretanto, vários outros tipos de manifestações clínicas têm sido relatados nas pessoas infectadas. Sabe-se que o novo Corona vírus (SARS-Cov-2) possui como ponto focal a infecção das células pulmonares, sendo assim, para pulmões, rins e intestinos, esses órgãos possui maior risco de uma grave infecção.

Desde o surgimento desse vírus no país, os órgãos públicos de cada município, estão atuando na luta diária de cada paciente, para que a sua propagação seja contida, evitando assim que a contaminação seja cada vez maior.

  1. DESENVOLVIMENTO

Estudos[a] começaram a surgir sobre os exercícios físicos ajudarem na prevenção e recuperação da Covid quando afeta o sistema muscular. As pessoas que são acometidas pela COVID-19 acabam afetando esse sistema porque ocorre a perda de massa e da função muscular, o que acaba ocorrendo limitações diárias, que impedem as atividades do dia-dia.

O exercício aeróbico principalmente irá atuar resgatando a funcionalidade da enzima ECA2 para atuar no balanceamento do SRA, quando a ECA2 é ativada, há prevenção dos efeitos deletérios nas células e organismos. Já que essa enzima é responsável por clivar angiotensina e ang-1-7, que possui efeito anti-fibrótico, anti-hipertrófico, vaso dilatador e anti-oxidante. Esses efeitos irão ocorrer de forma sistêmica, incluindo o sistema muscular e os sintomas.

A COVID-19 pode apresentar vários sintomas desde os mais leves como de uma gripe comum, podendo ser assintomáticos, ou como levar a complicações mais graves.

O Sarcolema, constitui a fibra muscular estriada, que também é constituída pelo citoplasma indiferenciado (sarcoplasma), pelas miofibrilas e pelos núcleos subsarcolêmicos. O sarcolema é de importância fundamental para a contração muscular, ele constitui a membrana que separa o meio interno, rico em íons potássio, e o meio externo, rico em íons sódios.

Além da contração muscular que ocorre pelo influxo nervoso, temos outros dois elementos que concorrem:  a substância contátil e a energia para a contração. A substância contátil do musculo é representada pela actomiosina e a energia para a contração é fornecida pelo ATP (ácido adenosintrifosfórico). Na fibra muscular relaxada não encontramos a actomiosina e sim a actina e miosina, separados um do outro dando a falsa impressão de estriação transversal vista nos exames histopatológicos dos músculos.

O tecido muscular é fundamentalmente aeróbico, é na fase aeróbica da glicólise, conhecido como ciclo de KREBS, que se produz a maior quantidade de combustível necessário para a contração muscular. O músculo possui uma reserva de oxigênio representada pela mioglobina, porque quando o trabalho muscular é muito intenso a quantidade de oxigênio utilizada pelo músculo é maior do que a quantidade de oxigênio utilizada pelo músculo via sanguínea que se pode receber.

A maioria dos estudos concordam que o exercício aeróbico é o mais indicado tanto para a prevenção quanto para a recuperação após a alta hospitalar.

Dados científicos apontam que entre as sequelas, estão complicações neurológicas pós covid-19, como perda de memória recente e dificuldade de concentração são observadas em diversos casos e podem durar por meses após a infecção.

        O covid-19 tem sido associado, recentemente, à problemas de ordem neuromotora, em virtude de sua rápida disseminação para o sistema muscular, como um de seus sintomas.         As doenças neuromusculares como o próprio nome diz são aquelas que afetam o sistema nervoso e o muscular. Como o sistema respiratório normalmente é afetado num indivíduo acometido pela covid-19 tanto o músculo diafragma como os intercostais também podem sofrer afecção, apresentando, assim, sequelas nos principais músculos envolvidos no mecanismo de expiração e inspiração.

           Pacientes que desenvolvem a doença grave também podem apresentar sintomas neuromusculares, como fraqueza muscular. À medida que os casos de covid-19 começam a crescer no mundo, especialistas apontam para a existência de sintomas bastante incomuns, como é o caso de alguns sinais neurológicos observados em pacientes.

          O que se sabe é que o vírus pode infectar também células fora do trato respiratório, e que a própria resposta inflamatória nas vias aéreas também pode levar à inflamação sistêmica que pode afetar quase todos os sistemas orgânicos, incluindo o sistema musculoesquelético. As doenças neuromusculares como o próprio nome diz são aquelas que afetam o sistema nervoso e o muscular. Como o sistema respiratório normalmente é afetado num indivíduo acometido pela covid-19 tanto o músculo diafragma como os intercostais também podem sofrer afecção, apresentando, assim, sequelas nos principais músculos envolvidos no mecanismo de expiração e inspiração.

           Pacientes que desenvolvem a doença grave também podem apresentar sintomas neuromusculares, como fraqueza muscular. À medida que os casos de covid-19 começam a crescer no mundo, especialistas apontam para a existência de sintomas bastante incomuns, como é o caso de alguns sinais neurológicos observados em pacientes.

          O que se sabe é que o vírus pode infectar também células fora do trato respiratório, e que a própria resposta inflamatória nas vias aéreas também pode levar à inflamação sistêmica que pode afetar quase todos os sistemas orgânicos, incluindo o sistema musculoesquelético. Principais sequelas ligadas às doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondilites e lúpus eritematoso sistêmico.                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com