TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

Por:   •  7/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.514 Palavras (23 Páginas)  •  3.778 Visualizações

Página 1 de 23

PLANO DE INTERVENÇÃO DE ESTÁGIO

         MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES

                                                             Acadêmico:

Jardel Carlos Rohling da Silva

                                                                                                   Tutor Externo: Prof. Anderson Patzlaff  

RESUMO

A busca por exercícios e atividades físicas tem sido cada vez maior e as academias de musculação tem se destacado, conquistando cada vez mais adeptos, devido aos benefícios dessa prática, desde que seja acompanhada por profissional capacitado e com regularidade. Esse trabalho é uma revisão bibliográfica que tem como objetivo listar as práticas que devem ser adotadas pelo instrutor na elaboração do plano de treinamento dos novos adeptos, bem como os pontos importantes a se considerar na musculação para iniciantes. Podemos concluir que existe uma concordância entre os autores consultados no que diz respeito ao treinamento de iniciantes. A iniciação do praticante na musculação requer cautela, estudo e principalmente respeito aos aspectos individuais, necessidades, limitações e objetivos do praticante.

Palavras-chave: Musculação. Musculação para iniciantes. Treinamento de força.

1 INTRODUÇÃO

Podemos observar a crescente procura por atividades físicas e em especial por academias de musculação. A musculação já é praticada há muito tempo e podemos encontrar em qualquer academia pessoas que treinam há muitos anos, sejam elas atletas, ex-atletas ou ainda pessoas que tem se beneficiado do treinamento muscular em suas atividades cotidianas, melhorando a força, a postura, a saúde e a qualidade de vida no geral.

Dentro desse contexto, há uma grande demanda de pessoas que nunca praticaram a musculação que buscam dar início a essa atividade. Os iniciantes necessitam de uma atenção especial, haja visto que muitas vezes ainda não tem o controle corporal, a postura ou o gestual ideal para a prática dos exercícios.

Assim, o objetivo deste trabalho é listar, através de pesquisa bibliográfica, as práticas que devem ser adotadas pelo instrutor para a elaboração do programa de treinamento para iniciantes na musculação. Faremos uma breve descrição da musculação, onde abordaremos um pouco da sua história, conceitos básicos e métodos de treinamento. Em seguida levantaremos os pontos importantes a se considerar na musculação para iniciantes: adaptações, princípios do treinamento, variáveis do treinamento.                                              

O estágio foi realizado na academia Movimentos localizada na Alameda Aristiliano Ramos nº. 839, bairro: Jardim América, em Rio do Sul/SC, seu horário de funcionamento da é de segunda a segunda, sendo que de segundas-feiras as quintas-feiras o atendimento é das 06:00 horas ás 23:00 horas, as sextas-feiras o atendimento é das 06:00 horas ás 22:00 horas, aos sábados o atendimento é dás 08:00 horas ás 12:00 horas e aos domingos o atendimento é de 1 hora e o horário depende do professor que estará trabalhando pois eles fazem escalas de revezamento. Atualmente contam com 621 alunos matriculados, as atividades oferecidas são musculação, danças, funcional, jump, abdominal e glúteo. Os alunos que frequentam está academia são de todas as faixas etárias e gêneros, eles contam com 8 colaboradores para melhor atendê-los.  Conta com uma estrutura em formato de ginásio toda de material com janelas em blindex e está em ótimo estado de conservação, a limpeza tanto externa como interna é impecável, possuem uma recepção e diversas salas para aulas distintas com todos os equipamentos em ótimo estado e de qualidade, contam com acesso a pessoas com necessidades especiais e um amplo estacionamento. Na academia possui venda de suplementos ou algumas peças de roupas para treino isso junto com a recepção.

2 MUSCULAÇÃO

Os músculos fazem a ligação da estrutura óssea com o sistema nervoso e representam cerca de 50% do peso corporal. Auxiliam nos movimentos e na estabilidade do esqueleto e são distribuídos em três tipos: esquelético, cardíaco e liso.

Os músculos possuem várias capacidades, como a de realizar tensão contrátil, contrair-se, e para tanto, têm a capacidade de serem estirados, alongados, possuem extensibilidade, juntamente com outra característica bem inerente que é a elasticidade, a qual possibilita que os músculos voltem ao seu comprimento inicial de repouso após um movimento (FIELD, 2001, apud LIBERALI, VIEIRA, 2016, p 12).

 Os músculos são agrupados de acordo com suas funções:

Os músculos, durante a ação cinesiológica do movimento, são separados em grupos com funções distintas e agem como em uma força tarefa, em que cada grupo exerce sua função. Para tanto foram estabelecidos nomes a essas classes musculares, são eles: os músculos agonistas, os músculos antagonistas, os músculos estabilizadores, os músculos neutralizadores e os músculos sinergistas. (NEUMANN, 2011, apud LIBERALI, VIEIRA, 2016, p. 121).

O músculo ou grupo muscular agonista é aquele cuja contração é principal responsável pelo movimento ou pela manutenção de uma postura. Antagonista é o músculo ou grupo muscular é aquele que permanece relaxado, em oposição à contração do agonista; ele apenas se alonga ou encurta permitindo o movimento. Os músculos sinergistas se contraem junto com o agonista, auxiliando no movimento. Os músculos estabilizadores se contraem para proteger uma articulação em um movimento, estabilizando o movimento. Os neutralizadores se contraem para equilibrar ações musculares e evitar movimentos indesejados.

As ações cinesiológicas dos músculos nos movimentos geram forças musculares, as quais são classificadas em alguns tipos: contração isométrica, contração isotônica, contração concêntrica, contração excêntrica e contração isocinética. (NEUMANN, 2011, apud LIBERALLI, VIEIRA, 2016, p. 122).

Na contração isométrica há atuação de músculos agonistas que neutralizam a força um do outro, mantendo assim um equilíbrio estático da força. Está presente em exercícios como a prancha, por exemplo. Já a contração isotônica é dinâmica: o músculo se tensiona ao encurtar e ao alongar. A contração concêntrica ocorre quando o músculo se encurta e a contração excêntrica quando o músculo se alonga, resistindo a ação de uma força. Na contração isocinética o movimento da articulação é mantido em uma velocidade constante e o encurtamento e alongamento muscular é constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com