TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  3/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.762 Palavras (16 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ANDERSON BARCELONA TORRES

BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM HIPERTENSÃO

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Formosa-GO

2019

ANDERSON BARCELONA TORRES

[pic 3]

BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM HIPERTENSÃO

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto de Ensino apresentado à Unopar, como requisito parcial à conclusão do Curso de Educação Física.

Orientadores: Prof (a). ELZA GOMES DOURADO e Prof EDUARDO APARECIDO FERNANDES.

Formosa-GO

2019

TORRES, Anderson Barcelona. Benefícios da educação física escolar para alunos do ensino médio com hipertensão. 2019. 15p. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Formosa, 2019.

RESUMO

O tema “Benefícios da educação física escolar para alunos do ensino médio com hipertensão” tem como problema: Quais os benefícios da prática de atividades físicas realizadas nas escolas com alunos hipertensos no Ensino Médio? Diante desse problema, propõe-se para este estudo uma análise sobre os aspectos teóricos a cerca das atividades físicas e a sua importância para a hipertensão e a realização de uma proposta de atividades para os alunos. Reconhece-se atualmente que o número de crianças/jovens e adultos brasileiros com hipertensão cresceu assustadoramente em relação há algumas décadas. Hoje a preocupação está em estudar as causas que levam à hipertensão na infância e as conseqüências que esta traz na vida adulta, evidenciando desde os problemas psicológicos até os físicos. Diante desta perspectiva optou-se pelo estudo teórico sobre a hipertensão e os benefícios da atividade física. Através dos estudos realizados, conclui-se que as práticas de atividades físicas ajudam a prevenir a hipertensão, assim como a controlá-la.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Ensino Médio. Hipertensão. Saúde.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        7

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        8

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        8

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        9

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

6        REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, muitos têm sido os casos de hipertensão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, em dados divulgados relacionam que a prevalência da hipertensão possui variação 2% a 13% em crianças e adolescentes, compreendendo que a doença é definida pela persistência da alteração pressão diastólica em pessoas com idade menor a 60 anos.

A preocupação atual está em estudar as causas que levam à hipertensão na infância e as conseqüências que esta traz, evidenciando desde os problemas psicológicos até os físicos. O motivo deste empenho é buscar uma maneira de diminuir os efeitos negativos da hipertensão, possibilitando que os indivíduos vivam de forma mais amena e saudável.

Tem como problema da pesquisa: Quais os benefícios da prática de atividades físicas realizadas nas escolas com alunos de 15 a 17 anos hipertensos no Ensino Médio? Diante desse contexto é necessário compreender a importância da realização de atividades físicas na prevenção à hipertensão em adolescentes e jovens, haja vista que este é um tema que vem sendo amplamente discutido no Brasil e no mundo em função dos riscos que oferece. Assim, será possível observar que esta relação é fonte de conhecimento de formas para estar produzindo material que auxilie em novas pesquisas e também na conscientização da população para os riscos que se correm quando o assunto é hipertensão e todos os problemas dela decorrentes.

                Considera-se que, a hipertensão é um problema de saúde de grande preocupação no momento recente. Um dos contribuintes para a hipertensão em adolescentes é o sobrepeso, a má alimentação e o sedentarismo. A estes cabe ressaltar que a prática de atividades pode ser uma ação de combate e controle, e para que isso ocorra de forma eficaz. Esse trabalho pode ser iniciado nas escolas por meio da prática de atividades físicas consoantes as diversas atividades na Educação Física.

                Tomar um estilo de vida saudável é fundamental para minimizar os fatores de risco que levam a morte. Assim sendo, a participação ativa de uma atividade física adequada promove não só melhorias das capacidades físicas, mas também das capacidades psicológicas e sociais proporcionando uma melhor qualidade de vida.

                A prática de atividades físicas, de forma sistemática e orientada, produz melhorias em vários órgãos e funções corporais, tais como a melhoria da aptidão cardíaca e pulmonar, da força e da massa muscular, regressão da aterosclerose, prevenção da doença coronária, tratamento das doenças cardíacas, prevenção do derrame, prevenção e tratamento da hipertensão arterial.

                A prática de atividades físicas pode ser um fator importante na redução da pressão arterial. Reduzindo também a gordura corporal, que muitas vezes se relaciona, também, com níveis elevados de pressão arterial. Neste contexto, diversos são os fatores que são beneficiados pela prática de atividades físicas no controle da hipertensão no âmbito escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (248.1 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com