TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE ESPORTE

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

\\\aPROJETO SOCIAL

DE

JIU-JITSU

 AQUINO’S WARRIORS BJJ

[pic 3]

                                         

                                              ÍNDICE

  1. – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
  1. – JUSTIFICATIVA
  1. – A IMPORTÂNCIA DO PROJETO
  1. – OBJETIVO
  1. – METAS
  1. – METODOLOGIA
  1. – O JIU-JITSU

                

  1. – COMO SERÁ O PROJETO

  1. – QUE FUTURO QUEREMOS PARA NOSSAS CRIANÇAS

  1. – ESTRUTURA DO PROJETO
  1. – INÍCIO DO PROJETO
  1. – CUSTO DO PROJETO
  1. – SEDE ADMINISTRATIVA DO  PROJETO

Gera preocupação o fato das crianças e jovens carentes da Ceilândia-DF, com acesso limitado a atividades desportivas e culturais, ficarem ociosos no período em que não estão na comunidade escolar. Buscando preencher essas lacunas em suas vidas, essas crianças e jovens, na maioria das vezes, por falta de orientação e ocupação, acabam entrando na marginalidade com furtos, roubos e uso de entorpecentes, no intuito de preencher o vazio que sentem por falta de objetivo e movimentação em suas vidas.

Nesse sentido, oferecemos orientações contra essas problemáticas, tendo como proposta de trabalho a ocupação dessas crianças e jovens através da prática desportiva, de modelos positivos de desenvolvimento humano.

INVESTIR NO CIDADÃO DO FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE  –  O JIU-JITSU.

O JIU-JITSU que também é uma filosofia de vida,  tem como princípios básicos a disciplina e a hierarquia no tatame, um esporte que pode ser praticado por todos, em todas as faixas etárias, principalmente por crianças e jovens que apresentam distúrbios de comportamentos, tanto na escola como no convívio familiar. A prática desportiva combate a agressividade. Além disso, desenvolve a conscientização da corporeidade em relação ao meio, espaço, tempo, ritmo e velocidade, bem como o desenvolvimento de habilidades psicomotoras.

Enfim, além destes predicados, a prática desportiva do JIU-JITSU deve também resultar na formação de um  profissional de jiu-jitsu.

O desporto é reconhecidamente uma das mais harmônicas e saudáveis atividades de integração criada pelo homem. No contexto educacional, ele se mostra extremamente benéfico na formação do indivíduo.

Várias escolas no ensino privado e público já aderiram a introdução de práticas desportivas como atividades opcionais, despertando o interesse das crianças e jovens pela vida escolar e concomitantemente promovendo a saúde.

O JIU-JITSU é uma das mais completas práticas desportivas por envolver no seu aprendizado os princípios, filosofia, gimínicos, lúdicos e técnicos com o propósito de atender as diferentes faixas etárias, desde o JIU-JITSU recreativo ao JIU-JITSU de competição.

O JIU-JITSU não é apenas uma luta de arte marcial em que o objetivo é meramente lutar. Do início ao fim das aulas, os alunos são envolvidos na riqueza de uma filosofia que transforma a disciplina e o equilíbrio mental em forma de viver e respeitar o semelhante.

Daí a importância de inserimos esta modalidade de forma recreativa e técnica na sociedade com as crianças e jovens em fase de desenvolvimento, facilitando o aprendizado e explorando as suas potencialidades.

A AVALIAÇÃO:

  • O Aluno terá avaliação física, que será acompanhada pelo professor;
  • Acompanhamento na conduta e aproveitamento escolar, incluindo monitoramento das notas escolares;
  • Averiguação        do        convívio        familiar,        através        de        reunião        e questionário aplicativo;
  • Atribuição de conceito pela assiduidade e pontualidade;
  • Observações        no        desempenho        técnico        específico        da modalidade;
  • Participação e resultados nos Campeonatos Oficiais de JIU-JITSU.

  1. – OBJETIVO GERAL:

Possibilitar às crianças, jovens e adultos carentes o acesso ao conhecimento e aprendizado da modalidade desportiva – JIU-JITSU -, através da nova proposta “INVESTIR NO CIDADÃO DO FUTURO ATRAVÉS DO ESPORTE”, buscando uma melhoria na qualidade de vida.

  1. – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver atividades para o aprendizado na iniciação do JIU-JITSU de forma recreativa e técnica;
  • Desenvolver a concentração e o equilíbrio psicomotor;
  • Despertar o interesse pela atividade física;
  • Promover a sociabilidade e integração;
  • Desenvolver o espírito de liderança, solidariedade e cidadania;
  • Estimular o interesse pela escola e convívio familiar;
  • Aprender a competir, visando sempre a vitória pessoal.

Propiciar ao atleta uma atividade desportiva (campeonatos), a fim de que possa contribuir para sua integração ao ambiente familiar e social.

Incrementar o interesse pela prática desportiva, de modo que o atleta dê continuidade em todas as etapas de seu desenvolvimento até atingir uma formação profissional técnico qualificado.

Desenvolver o espírito cooperativista, a fim de atingir a cidadania plena na sociedade em que vive.

Participar em atividades esportivas (campeonatos), municipais, estaduais, nacionais e internarcionais, promovidos pelas Federações de JIU-JITSU.

A prática do JIU-JITSU obedece a uma metodologia de educação integral. É uma fonte de riqueza inesgotável do ser humano alcançar a sua filosofia de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (674.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com