TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faça você mesmo: elaborando um projeto sobre esportes não convencionais

Tese: Faça você mesmo: elaborando um projeto sobre esportes não convencionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  Tese  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISICA

DISCIPLINA DE: ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS

PROFESSOR (A) RESPONSÁVEL:

TITULO DO PROJETO: “Faça você mesmo: elaborando um projeto sobre esportes não convencionais”

ALUNO: ROBERTO JUNIOR BATISTA RA: 1070425

POLO

BURITIS-RO 2013

Esportes populares em outros países

Raquetebol: Popular na Bolívia.

O Raquetebol foi criado em 1968 por Bob Kendler, um professor de tênis e squash. Chegou ao Brasil em 1985 com a primeira quadra no clube A Hebraica, em São Paulo.

O raquetebol é praticado em uma quadra fechada de 13,2m X 6,6 metros de altura. Os jogadores ficam de frente para a parede, alternando saques com uma raquete encordoada amarrada ao pulso para não escapar da mão. Usam também óculos de acrílico para se proteger de boladas. Podem-se utilizar as paredes laterais e o teto como pontos de impacto da bola de borracha. Seu objetivo é evitar que ela repique duas vezes no chão. Vence quem fechar primeiro dois sets de 15 pontos. As partidas podem ser individuais, em duplas ou trios.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Raquetebol) pesquisado dia 04/09/2012 as 21:10 hs.

Esse jogo é interessante pois pode ser adaptado para se usar nas escolar, por exemplo, usar uma parede alta que tiver no lacal, usando uma bola de leite pequena, e talvez umas raquetes improvisadas fetas de plastico reforçado, um pouco maior que as de ping pong, que naturalmente as escolas ja possuem, enfim basta realizar algumas adaptações pois o importate é não excluir os alunos dessa prática nova e muito interessante.

Esportes não veiculados pela mídia

Futevôlei

O futevôlei ou futevólei é uma modalidade de esporte originada nas praias do Rio de Janeiro por volta de 1960. Esse esporte já cresceu fora do Brasil e encontra-se na Europa, na Ásia e Estados Unidos.

É um esporte com bola, numa quadra de volei (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura.

É jogado em sistemas de duplas masculinas, femininas,ou mistas e também pode ser jogado com quatro jogadores(4 X 4). Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos como no futebol.

Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas — tal como no vôlei ou vôlei de praia.

O jogo é disputado, como no vôlei, em disputa de sets (de 18 pontos sem vantagem) em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária, é desviada para fora das quadras pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão.

O Futevólei é uma modalidade desportiva em expansão meteórica, de enorme espectacularidade técnica. É um desporto que pode ser observado durante horas e constantemente sermos impressionados com movimentos técnicos de extrema beleza. Existe quem defina Futevólei como "Arte dos pés à cabeça".

Esta modalidade atinge o seu auge de espectacularidade quando praticada por duplas, exigindo uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos. A variante de quadras pode ser praticada por uma faixa etária bastante alargada.

O Futevólei é praticado de uma forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc.. A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevólei e a Federação Europeia de Futevólei.

A massificação da prática a nível mundial poderá levar o Futevólei, a médio prazo, a ser considerado modalidade Olímpica, havendo já esforços nesse sentido por intermédio das Federações Internacionais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Futev%C3%B4lei acesso em 15/09/2012 as 23:27 hs

Tal Esporte é de facilima vibilização na escola, pois se trata da junção das duas paixões nacionais em termos de esporte, juntam futebol e voleibol mesmo que praticado na areia, por esemplo, uma boa adaptação é diminuir a altura da rede e jogar em quarteto para que todos tenham maior participação no jogo que com certeza vai cair facinho no gosta dos alunos.

Esportes não vivenciados pelos alunos

Remo

O remo é um desporto aquático organizado a partir de meados do século XIX e desde muito cedo integrado no programa oficial dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos. É um desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a meta, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade, mas por vezes também no mar. Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco. Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.

O remo é um desporto muito completo, quer do ponto de vista dos atletas envolvidos (todos os grandes grupos musculares), quer do ponto de vista da demanda fisiológica que supõe. Na verdade, trata-se de um desporto de resistência-força, ou seja, um desporto que exige níveis muito elevados de força muscular e de resistência. Assim os remadores são, usualmente, muito fortes e bem musculados e possuem uma elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar a grande quantidade de massa muscular utilizada no seu desporto.

Para a eficiência durante a prática do remo é muito importante que os atletas estejam muito bem introsados e todos remem no mesmo ritmo para que o barco não tome direções indesejáveis.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Remo pesquisa do dia 04/09/12 as 23h06min hs.

Esportes Radicais ou de aventura.

Canoagem

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque). Desde a Pré-História, os homens utilizam essas pequenas embarcações para o transporte e locomoção. Há relatos da antiguidade que demonstram que os homens usavam estas embarcações também para competições. No ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades dos Jogos Olímpicos (nas modalidades slalom e velocidade).

Principais modalidades de canoagem

Canoagem de velocidade

É a mais popular sendo é disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (caiaques ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis.

Canoagem Slalom

É praticada em percursos de 250 e 300 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas, com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992.

Canoagem Oceânica

Praticada com embarcações especiais para o mar, o objetivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano. Apresenta um elevado grau de dificuldade.

Canoagem Maratona

Nesta modalidade os percursos são elevados (de 15 km para cima). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.

Caiaque-Pólo

Competição envolvendo duas equipes em que os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo. É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objetivo é marcar o maior número de gols.

Freestyle

Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.

Curiosidade:

A canoagem slalom estreou nas Olimpíadas de Munique (1972). Depois, ficou de fora nos seis Jogos Olímpicos seguintes, retornando em 1992 (Olimpíadas de Barcelona). Já a canoagem sprint faz parte dos jogos olímpicos desde as Olimpíadas de Berlim (1936).

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/canoagem.htm acessado dia 15/09/2012 às 11h 02 min.

A canoagem exige do atleta um controle sobre a canoa muito grande e por esse motivo o atleta deve desenvolver uma boa técnica para poder controlar seu esforço para não cansar antes da hora e também para poder manter o barco no rio e no percurso correto. Para a escola esse esporte é interessante, pois trata de uma disputa do homem contra a força da natureza, seja a correnteza de um rio ou as surpresas do oceano, enfim, ensina que na maioria dos esportes o que vence não é somente a força bruta, porém a força aliada a uma preparação e desenvolvimento de técnicas.

...

Baixar como  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »