TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Diretor no Processo de Inclusão Escolar

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

O Papel do Diretor no Processo de Inclusão Escolar

2016


O Papel do Diretor no Processo de Inclusão Escolar [pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Orientanda- Andrea Alexandra da Silva Cunha [1]

Orientadora-   Elza Soares Santos[2]

RESUMO

Este trabalho aborda a importância do Gestor da Escola na Inclusão Escolar efetiva. Este trabalho visa esclarecer a importância da inclusão e estratégias para que ela seja efetiva e benéfica para sociedade. Os objetivos relacionados a esta pesquisa bibliográfica, incorpora o sistema escolar com sua gestão focada no papel inclusivo hoje ocupado pelas escolas, operando através de padrões que constituem uma função social à base do conhecimento repassando informações que constroem a socialização diante dos instrumentos que viabilizam o processo de cidadania, mudando e flexibilizando os padrões internos da escola para garantir a formação educacional de pessoas com necessidades especiais. Diante de tantas informações é de suma importância conhecer a organização escolar e o processo de aprendizado para os mesmos. O presente estudo primou por pesquisa bibliográfica, leitura e analise de várias obras de  autores as quais servirão para explicar algumas hipóteses relacionadas ao papel do gestor na inclusão escolar.

PALAVRAS-CHAVE

Gestor, Inclusão Escolar, Gestão.

ABSTRACT

This paper addresses the importance of the School Manager in Effective School Inclusion. This paper aims to clarify the importance of inclusion and strategies to make it effective and beneficial to society. The objectives related to this bibliographic research incorporate the school system with its management focused on the inclusive role of schools, operating through patterns that constitute a social function based on knowledge, passing on information that builds socialization before the instruments that make the process viable Of citizenship, changing and making flexible the internal standards of the school to guarantee the educational formation of people with special needs. Faced with so much information it is extremely important to know the school organization and the learning process for them. The present study was based on bibliographical research, reading and analysis of several works by authors, which will serve to explain some hypotheses related to the role of the manager in school inclusion.

KEY WORDS

Manager, School Inclusion, Management.

  1. INTRODUÇÃO

        A sociedade cria uma geração que não tem limites, sendo estes por fatos relacionais, geográficos e culturais, mas que ao mesmo tempo, buscam o desenvolvimento de pessoas como cidadãos, com bastante rigidez às exigências de ordem moral e cultural.

Frente ás mudanças sociais, a escola assume o papel gerenciador das diversas informações, assumindo o desafio de transformar as ideias e informações em conhecimentos e saberes. A instituição escolar como todas as outras, é um sistema que opera através de padrões que estabelecem e constituem sua função social, que está relacionada à construção de conhecimento, bem como, repasse de informações, socialização e instrumentalização para exercícios de cidadania, sendo capaz de mudar e flexibilizar seus padrões internos para garantir seu espaço social.

 Nesse contexto as formas de realizar a inclusão têm ocorrido das mais diversas formas e o Gestor Escolar é um profissional muito importante neste processo devido a liderança que exerce, sendo necessário que o mesmo busque uma atuação baseada na diversidade, pois todos que compõem este ambiente estarão seguindo e analisando suas ações.

É importante salientar que o novo causa receios, e o Gestor deve estar atento, encorajando todos os envolvidos para uma busca de novas práticas.

O Ministério de Educação e Cultura (MEC 2004) nos chama a atenção quanto ao suporte necessário aos educadores e gestores em prol de uma escola inclusiva.

É Importante que o docente tenha um apoio efetivo do diretor, pois, quando se torna necessário que ele busque alternativas por si mesmo, o processo se torna mais cansativo e pode ser penalizado, ou seja, as decisões e atitudes podem ser precipitadas e ao invés de contribuir para o desenvolvimento pode prejudica-lo, dando assim a importância de um grande apoio por parte de toda equipe pedagógica da instituição.

A Inclusão escolar de pessoas com necessidades especiais assume a cada ano, importância maior, dentro da perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em processo de renovação e de busca incessante de conhecimento. Neste contexto faz-se necessário a discussão do assunto na busca de melhor entende-lo. A inclusão de alunos depende de toda equipe escolar gestores, professores, equipe pedagógica e alunos, mas o gestor tem um papel muito importante, pois através de suas atitudes é que a equipe se espelhará e faz acontecer à inclusão e integração dos indivíduos com necessidade especiais.

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema Inclusão escolar e o papel do gestor escolar nesse processo.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1- Analisando a Historia da Educação para os Alunos com Necessidades Especiais.

Segundo Mazzotta (2003) até o século XVIII as noções a respeito da inclusão de pessoas com necessidades especiais eram basicamente ligadas ao misticismo e ocultismo, não havendo bases cientificas para o desenvolvimento de nações realísticas.

Com o passar dos tempos às ciências da natureza desenvolvem-se, a medicina ganha status científico, passando a fornecer explicações de todos os fatos que eram, até então determinados pela Igreja como verdades inquestionáveis. Fortaleceram-se as teses que explicavam as origens das deficiências em causas naturais, e não mais por fatores espirituais. A primeira explicação científica à condição de deficiência foi determinada com base na herança genética, como origem dos distúrbios físicos e intelectuais. Passou-se a acreditar que é uma condição inata, determinada geneticamente como traços inerentes aos sujeitos, descartando-se a possibilidade da mudança dessa condição. (FERNANDEZ, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (600.3 Kb)   docx (454.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com